Ir para o conteúdo Engenharia Aeroespacial Ir para o menu Engenharia Aeroespacial Ir para a busca no site Engenharia Aeroespacial Ir para o rodapé Engenharia Aeroespacial
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

DCG´s

Disciplinas Complementares de Graduação – DCG se referem à parte flexível do Currículo, destinada a complementar, aprofundar e atualizar os conhecimentos na área de interesse do aluno.

O Curso poderá formar um elenco de disciplinas já registradas no Cadastro Geral da UFSM ou criar disciplinas novas com objetivo específico de atender à demanda dos alunos.

Carga horária mínima de DCG: 270h

Procedimentos para DCGs:

Existem duas categorias de DCGs:

Para as DCGs do tipo 1, os alunos devem solicitá-las na coordenação do Curso de Engenharia Aeroespacial, no semestre anterior ao que se deseja cursar a mesma.

A solicitação deve ser feita no início do semestre (até o final do primeiro mês), para que se tenha tempo de procurar um professor interessado, bem como realizar o lançamento da mesma na oferta do semestre seguinte. O lançamento da disciplina dependerá, principalmente, da existência de professor interessado em ministrar a mesma, bem como da quantidade de alunos interessados. Atentar para o fato que DCGs também possuem pré requisitos.

A oferta também pode surgir pelo interesse do professor, sem necessidade de manifestação dos alunos.

Para as DCGs do tipo 2, os alunos devem verificar a sua oferta junto aos respectivos cursos. Neste caso, a matrícula é feita no período de ajustes, mediante existência de vagas, bem como aceitação pelo Coordenador do outro curso.

Solicitação de novas DCGs: Caso um aluno tenha interesse em uma disciplina de outro curso que ainda não faz parte da lista de DCGs da Engenharia Aeroespacial, o mesmo deve fazer uma solicitação ao Colegiado do Curso, o qual irá julgá-lo.

Disciplinas Cursadas em Outras Instituições ou Currículos Anteriores: Primeiro, a disciplina precisa ser aproveitada no âmbito do curso. É preciso indicar a disciplina equivalente, que pode pertencer à categoria 1 ou 2 acima, ou mesmo uma disciplina que ainda não consta na lista de DCGs.

Casos omissos: devem ser comunicados ao Colegiado do Curso

Anexos

    • 2 – DCGs da Engenharia Aeroespacial que são Disciplinas Ofertadas por Outros Cursos da UFSM
    • Legenda: Obr.: Indica que a disciplina é obrigatória no respectivo curso. sem.: Indica o semestre em que a disciplina é ministrada no respectivo curso. DCG: indica que a disciplina é DCG no respectivo curso. 2.1 – Engenharia Acústica