Ir para o conteúdo Engenharia Aeroespacial Ir para o menu Engenharia Aeroespacial Ir para a busca no site Engenharia Aeroespacial Ir para o rodapé Engenharia Aeroespacial
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estágio Supervisionado Obrigatório (Curricular)

Estágio Supervisionado Obrigatório (Curricular)

ETAPAS PARA INÍCIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO:

1) Matrícula na disciplina DEM1078-Estágio Supervisionado:

O acadêmico só poderá matricular-se na disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório se já tiver concluído todas as disciplinas do Curso(ou pré-requisitos). Casos diferenciados devem ser solicitados através do e-mail do curso destinado ao coordenador do curso que os levará ao Colegiado na primeira semana de aula do semestre, para análise. O Estágio Supervisionado Obrigatório deve possuir carga horária mínima de 285 horas.

A matrícula será realizada exclusivamente na Secretaria Integrada dos Cursos, durante o segundo período de ajuste de matrícula(ajuste presencial), conforme previsto no Calendário Acadêmico da Instituição. Durante este período deve ser entregue a Declaração de Professor Orientador do Estágio Obrigatório via e-mail do curso. Após recebimento do documento a secretaria procederá com o lançamento da disciplina em nome do orientador e a matrícula do aluno.

Aqueles(as) que porventura forem realizar Estágio em outra cidade, poderão entregar a Declaração de Professor Orientador do Estágio Obrigatório antes do período sugerido na Secretaria do Curso, que providenciará a matrícula no momento oportuno.

O estágio não deve iniciar antes da tramitação dos documentos indicados na etapa 3 (Tramitação via PEN-SIE).

2) Tramitação de documentos via PEN-SIE:

  • Termo de Compromisso de Estágio (ver anexos abaixo) (A responsabilidade pela assinatura do termo é do professor Orientador de estágio)
  • Plano de Atividades (ver anexos abaixo)
  • Declaração de Adequação das Instalações (ver anexos abaixo)
  • Apólice de Seguro. (clique aqui)

Os 3 documentos acima (ver anexos abaixo) devem ser tramitados conforme as orientações a seguir para assinatura da empresa, do aluno e da Orientador de Estágio:

– A empresa pode assinar os documentos pelo PEN-SIE, caso a mesma ainda não tenha cadastro no sistema, deve encaminhar o pedido conforme o Cadastro de Usuários Externos, clique aqui.

– O aluno deve habilitar sua assinatura eletrônica, clique aqui para tutorial.

– Uma vez com sua assinatura eletrônica habilitada, poderá assinar documentos conforme o seguinte tutorial, clique aqui.

– Os documentos devem ser inseridos no PEN-SIE no formato PDF.

– Para iniciar a tramitação, o aluno acessa o Portal de Documentos e executa as etapas de 3 a 9 descritas no tutorial a seguir, clique aqui.

– Na etapa 10 do tutorial do link no item anterior, o aluno deve encaminhar para Empresa assinar caso a mesma utilize o PEN-SIE. Se o documento já está assinado, deve ser tramitado para a Coordenação do curso. No caso de necessidade de correção a Coordenação tramitará de volta ao aluno para ajustes.

– A Apólice de Seguro de aluno de graduação que deve constar é a da UFSM, clique aqui (A apólice da empresa, caso exista, pode ser colocada juntamente com a da UFSM). Conforme a legislação vigente, a apólice de seguro no estágio só será ofertada pela Instituição de Ensino (UFSM) para estágios obrigatórios.

ETAPAS PARA CONCLUSÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO:

  1. Agendar com orientador e coordenador de estágios (ou docente substituto se necessário) a data da Defesa do Estágio. A participação do supervisor da empresa é opcional.
  2. Entregar ao orientador e coordenador do curso o Parecer do Supervisor de Estágio Obrigatório e o  Relatório Final de Estágio Obrigatório (anexos);
  3. O aluno deve solicitar no PEN-SIE o desarquivamento do processo original de homologação de estágio no PEN-SIE(tutorial para desarquivamento). Após, inserir o Relatório Final de Estágio Obrigatória e tramitar ao orientador.
  4. O orientador deverá tramitar pelo PEN-SIE a Ficha de Avaliação de Estágio Obrigatório (anexos) e tramitar ao coordenador de estágios (ou docente substituto) para assinatura.
  5. O coordenador de estágios arquiva o processo.

3) OPCIONAL – Convênio de Estágio (a Coordenação do Curso não participa nessa etapa):

– Documento firmado entre a UFSM e a Empresa Concedente de estágio. – Quem assina o documento é o Vice-Reitor e o Representante da Empresa.

  • Verificar se há convênio, clique aqui. (clicar em “convênios em vigência“)
  • Modelo de convênio, clique aqui.
  • Orientações a respeito de convênios de estágio (clique aqui):
  • Maiores informações: Pró-Reitoria de Planejamento, Coordenadoria de Projetos e Convênios (COPROC):

ANEXOS:

Documentos de estágio:

Outros documentos:

Normas que regem estágios:

Instituições que possuem convênio com a Universidade Federal de Santa Maria para realização de estágios curriculares.