Ir para o conteúdo Engenharia Civil Ir para o menu Engenharia Civil Ir para a busca no site Engenharia Civil Ir para o rodapé Engenharia Civil
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Protótipo de casa sustentável é inaugurado na UFSM



O projeto, primeiramente apresentado na Profitecs de 2013, tem como objetivo o benefício ambiental aliado a um custo mínimo. Em 2011, a pesquisa evoluiu nas fases de projeto e, no ano seguinte, teve início a construção do protótipo da casa popular eficiente. Visando sempre o conceito de sustentabilidade, a casa possui: tijolos de solo cimento, telhas tetra-pak, painéis OSB, piso de PVC reciclado, esquadrias de madeira feitas com ‘eucalyptus grandis’, impermeabilizantes e tintas ecológicas. As soluções sustentáveis que a casa apresenta são aproveitadas de cinco recursos ambientais disponíveis na natureza como sol, vento, solo, vegetação e água da chuva. Dessa forma, contribui para uma moradia de baixo custo, sustentável e com objetivo social.

O protótipo vem sendo construído desde o início de 2012, tendo como meta após a inauguração avaliar os aproveitamentos de recursos por meio de ensaios dos materiais nos laboratórios do Centro de Tecnologia, bem como a eficiência térmica e energética do aquecedor solar da água para o banho, o aproveitamento do sol para geração de energia elétrica a partir de placas fotovoltaicas, o aproveitamento das águas da chuva para o vaso sanitário e outros fins. A pesquisa visa também a transferência para a comunidade de Santa Maria e região, da tecnologia construtiva em alvenaria estrutural com tijolos de solo cimento.

 Fonte: Juliana Gelatti – Diário de Santa Maria

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-434-1709

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes