Ir para o conteúdo Engenharia Civil Ir para o menu Engenharia Civil Ir para a busca no site Engenharia Civil Ir para o rodapé Engenharia Civil
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Orientação para matrículas 2021.1 – REDE



Da mesma foram que em 2020/2, a orientação da Coordenação do Curso de Engenharia Civil é que os alunos solicitem novamente matrícula em 2021/1 nas disciplinas que ficaram pendentes em 2020/1.

Observações importantes:

  • 2021/1 será todo de forma remota, através do REDE;
  • Não haverá carga horária mínima nem máxima;
  • Além disso, a Resolução permite que o aluno possa optar em não participar do semestre de forma remota, escolhendo retornar as atividades no retorno das atividades presenciais, ainda sem data definida;
  • Dessa forma, os alunos sem benefício socioeconômico ou sem bolsa de projeto que não pretendem efetuar a matrícula neste semestre, deverão solicitar trancamento total do semestre, exclusivamente através do Portal do Aluno;
  • Os alunos com benefício socioeconômico ou que recebem bolsa de projetos deverão informar à secretaria, através do e-mail engcivil@ufsm.br, que optam em não participar do semestre. Estes alunos serão colocados em SOD (Sem Oferta de Disciplina), essa situação é feita exclusivamente pela Secretaria do Curso;
  • O prazo pra Trancamento e SOD é dia 14/05/2021, conforme calendário acadêmico.

QUADRO DE HORÁRIOS

  1. Os horários para o primeiro semestre de 2021 já estão disponíveis neste link;
  2. Atentem que algumas disciplinas sofreram alteração de horário em relação ao semestre anterior. Algumas DCGs também não serão ofertadas.

DISPENSA/APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS

  • Caso você tenha cursado alguma disciplina obrigatória em outro curso você deve solicitar dispensa, no Portal do Aluno, tão logo a disciplina seja finalizada (verifique primeiro se já não foi dispensado automaticamente);
  • Após, a solicitação chegará na Caixa de Entrada da Coordenadora que promoverá a análise, em conjunto com os professores que ministram a disciplina no semestre;
  • A solicitação deverá ser feita o mais breve possível para que o sistema não avalie como mais uma disciplina pendente.
  • Disciplinas de outros cursos, mas com o mesmo código, não necessitam de dispensa.
  • Salientamos que não é possível solicitar dispensa na disciplina se ela não foi finalizada, mesmo que você já saiba que foi aprovado.
  • Dispensa de DCGs em outros Cursos devem ser solicitadas ao final do 9º semestre, em Tópicos para Engenharia Civil;
  • Tutorial para dispensa: https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/engenharia-civil/wp-content/uploads/sites/434/2018/12/Tutorial_Dispensa_-_Aluno.pdf

PROCESSAMENTO DE MATRÍCULA

  • O processamento de matrícula é feito automaticamente pelo sistema, conforme calendário acadêmico.
  • Lembramos que para a prioridade de processamento (acesso a vaga da disciplina) é considerado:
    • alunos com mais de 80% do curso vencido tem prioridade (prováveis formandos),
    • valor da ordem de matrícula (ranking),
    • período ideal do aluno ser o mesmo período ideal da disciplina.

PERÍODO DE AJUSTE WEB

  • O período de matrículas web é de 16 a 31/03.
  • No dia 01/04 haverá o processamento, ou seja, você poderá verificar se conseguiu, ou não, matrícula na disciplina solicitada.
  • Nos dias 05/04 e 06/04 será possível fazer os ajustes (solicitar novamente alguma disciplina, trocar de turma).
  • Salientamos que a ordem de prioridade se mantém.

DISCIPLINAS DO PRIMEIRO SEMESTRE

  • As disciplinas do primeiro semestre são prioridades para os calouros.
  • Dessa forma são invisíveis para os demais alunos.
  • Caso você tenha disciplinas pendentes do primeiro semestre, deverá encaminhar e-mail para a secretaria (engcivil@ufsm.br), exclusivamente no primeiro dia de aula (12/04), com as seguintes informações:
    • No assunto deve ser colocado: [Solicitação de disciplina do 1º semestre];
    • No corpo do texto deve ser informando: nome do aluno, número de matrícula, código da disciplina e turma;
    • Informações incompletas serão desconsideradas.
  • As vagas restantes nas disciplinas do 1º período serão preenchidas por ordem de ranqueamento e será criada lista de espera;

NÃO CONSEGUI MATRÍCULA EM NENHUMA DISCIPLINA, E AGORA?

  • Caso você não consiga matrícula em nenhuma disciplina, não se preocupe. Você pode realizar a matrícula no período de ajustes presenciais, no início do semestre.
  • Não faça solicitação de matrícula em qualquer disciplina, ou em DCG, para “garantir vínculo”. Você estará retirando a vaga de quem realmente deseja cursar a disciplina.
  • Você só perde o vínculo se não realizar nenhuma matrícula até o final do período de solicitação de trancamento!
  • Alunos do 10º semestre que prorrogarão estágio não terão disciplinas disponíveis para matrículas. Estes alunos deverão contatar a Secretaria do Curso para ficar em SOD (Sem Oferta de Disciplina) que só pode ser feito pelo sistema, na secretaria.

“AJUSTES PRESENCIAIS”

  • Da mesma forma que em 2020/2, devido à pandemia de Covid-19 e a suspensão das atividades presenciais da UFSM, não haverá ajuste presencial.
  • O ajuste de matrícula, no período de 12 a 18/04, será feito pelo Portal do Aluno, da mesma forma que a solicitação de matrícula dos períodos anteriores.
  • O processamento será diário.
  • De 19 a 23/04 os ajustes serão feitos por e-mail:
    • O aluno enviará as seguintes informações:
      • Nome completo do aluno
      • Número de matrícula
      • Código da disciplina (a ser excluída ou inserida)
      • Número da turma
      • ATENÇÃO! E-mail com informações incompletas ou erradas será ignorado.
    • A Coordenação avaliará as solicitações e efetuará a matrícula.

DISCIPLINAS QUE MANTIVERAM A EXIGÊNCIA DE PRÉ-REQUISITOS

  • Caso tenha interesse em realizar a matrícula em uma disciplina que manteve a exigência de pré-requisitos, será feita uma lista de espera e a análise da possível quebra, conforme semestres anteriores;
  • O aluno deverá enviar e-mail (engcivil@ufsm.br), a partir do dia 05/04 até o dia 06/04 e indicar que gostaria de fazer a matrícula, encaminhando o formulário de quebra de pré-requisitos, conforme informações: https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/engenharia-civil/quebra-de-pre-requisitos/
  • Será dada a preferência de matrícula aos prováveis formandos e ao ranqueamento do curso.

MATRÍCULAS EXTRACURRICULARES

  • De acordo com o calendário acadêmico, as matrículas em disciplinas de outros cursos ocorrerão dos dias 26 e 27/04 e será feito, também, através do Portal do Aluno.
  • Mais próximo a data encaminharemos informações sobre.
  • Caso desejem analisar as disciplinas ofertadas em outros cursos, podem acessar este link. Ao digitar o nome ou código da disciplina, será informado o horário e o curso em que ela é ofertada.
  • Da mesma forma que em 2020/2, tendo em vista que o semestre será pelo REDE, será possível solicitar matrícula em disciplinas fora do Campus de Santa Maria.

TRANCAMENTO TOTAL

  • O período de solicitação de trancamento total é de 16/03 a 14/05 e deve ser feito, exclusivamente, pelo Portal do Aluno.
  • Lembramos que, de acordo com a Resolução 024/2020, os trancamentos totais de 2020/1, 2020/2 e 2021/1 não serão contabilizados para cômputo de limite de trancamentos que, conforme Projeto Pedagógico do Curso, são cinco.

TRANCAMENTO PARCIAL

  • As solicitações de trancamento parcial (disciplinas) deverão ser feitas pela Secretaria do Curso até o dia 14/05, após o período de ajuste de matrículas.
  • As solicitações deverão ser feitas através do e-mail (mecanica@ufsm.br).
  • Lembramos que, caso o aluno solicite Trancamento Parcial em uma disciplina, perderá o direito de cursá-la, posteriormente, por Resolução 032/2015, caso reprove por nota em um outro semestre.
  • Lembramos que, de acordo com a Resolução 024/2020, trancamentos parciais de 2020/1, 2020/2 e 2021/1 também não serão contabilizados para cômputo de limite de trancamentos parciais.

TCC

  • Os alunos do 10º semestre que desejam matricular-se em TCC deverão enviar por e-mail (engcivil@ufsm.br), a Declaração de Professor Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Alunos que já estavam cursando TCC no primeiro e segundo semestre de 2020, e necessitam de prorrogação de prazo, deverão solicitar aos seus orientadores que os coloquem em situação incompleta e não necessitam realizar nova matrícula.

ESTÁGIO

  • Só é permitido matrícula em estágio se o aluno já tiver cumprido:

§ 1º – Núcleo de Disciplinas Básicas: ter concluído no mínimo 95% das disciplinas;
§ 2º – Núcleo de Disciplinas Profissionalizantes: ter concluído 100% das disciplinas;
§ 3º – Núcleo de Disciplinas Específicas: ter concluído 75% das disciplinas.

  • Casos diferenciados deverão ser encaminhados, por e-mail (engcivil@ufsm.br), para análise.
  • O aluno que estiver apto a matricular-se em estágio deverá encaminhar à Coordenação do Curso, por e-mail, a “Declaração de Professor Orientador de Estágio Supervisionado Obrigatório“, devidamente preenchida e assinada pelo (a) provável Profº(ª) Orientador (a).
  • Após o período de matrículas será matriculado para a turma do orientador de estágio.
  • O aluno que estava matriculado em estágio, no primeiro e segundo semestre de 2020, e necessitar estender o estágio no segundo semestre, deverá solicitar ao seu orientador que coloque em situação incompleta, não sendo necessário realizar nova matrícula.
  • Caso não haja disciplinas pendentes, para não perder o vínculo, o aluno ficará em SOD (sem oferta de disciplina), essa situação é feita pela secretaria do Curso.

ACG – PROVÁVEIS FORMANDOS

  • A solicitação de registro de ACGs deve ser feita através do Portal do Aluno, o mais breve possível;
  • Maiores informações se encontram neste link;
  • Caso o aluno não consiga realizar a solicitação via sistema, deverá encaminhar e-mail à coordenação que verificará possíveis erros e dará encaminhamento ao pedido.

FORMATURA

  • Devido a pandemia de Covid-19, ainda não há informações a respeito da realização da solenidade de formatura.
  • As formaturas de Gabinete estão ocorrendo quinzenalmente, às 10h30min, de forma remota, caso tenham interesse, devem entrar em contato com a secretaria do curso, por e-mail, para verificar a agenda disponível.

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes