Ir para o conteúdo Engenharia Civil Ir para o menu Engenharia Civil Ir para a busca no site Engenharia Civil Ir para o rodapé Engenharia Civil
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

ORIENTAÇÃO MATRÍCULAS 2021.2 – PRINCIPAIS DÚVIDAS




DATAS SIGNIFICATIVAS 2021.2
 INFORMAÇÃOPRAZOS
Matrícula Web – via Portal do Aluno 13 a 17/09
Trancamento Total – exclusivamente via Portal do Aluno 13/09 a 13/11
Ajuste de Matrícula Web – via Portal do Aluno 21 a 23/09
Ajuste de Matrícula Presencial (Coordenação) – será feito por e-mail, conforme ranqueamento 27 a 30/09
Matrícula Extracurricular – via Portal do Aluno 04 a 08/10
Matrícula Extracurricular (para Cursos que não autorizaram via Portal do Aluno) – enviar e-mail para Coordenação Origem (engcivil@ufsm.br) 04 a 08/10
Matrícula Extracurricular (para Cursos que não autorizaram via Portal do Aluno) – avaliação e envio para as Coordenações Destino 14 e 15/10
Matrícula Extracurricular (para Cursos que não autorizaram via Portal do Aluno) – matrícula no SIE pelas Coordenações Destino 18 e 19/10
Início das aulas 13/10
Fim das aulas 19/02 


LEMBRE-SE: O contato direto da coordenação dá-se única e exclusivamente por e-mail – (engcivil@ufsm.br). SEMPRE envie seu número de matrícula, essa é a sua identificação!

Principais dúvidas questionadas:


1) Cargas mínimas e máximas: Em 2021/2 também não haverá exigência de carga horária mínima nem máxima;

2) Pré-requisitos: Haverá cobrança dos pré-requisitos neste semestre das disciplinas dos seguintes departamentos: DESA/DTRP/DECC/DEPG. Para solicitar a quebra, favor enviar o formulário de quebra até 27/09;

3) Trancamentos e SOD: O prazo pra Trancamento e SOD é dia 13/11/2021, conforme calendário acadêmico. Alunos com BSE que não desejam cursar o semestre devem solicitar SOD!!

4) Matrícula Disciplinas do 1º Semestre: A disciplinas do primeiro semestre são prioridades dos calouros. A matrícula dos ingressantes é feita pelo DERCA. As vagas remanescentes podem ser solicitadas a partir de 27/09 até 30/09. Para solicitar a vaga em disciplinas do primeiro semestre:

  • No assunto deve ser colocado: [Solicitação de disciplina do 1º semestre];
  • No corpo do texto deve ser informando: nome do aluno, número de matrícula, código da disciplina e turma;
  • Solicitações incompletas serão desconsideradas.

As vagas restantes nas disciplinas do 1º período serão preenchidas por ordem de ranqueamento e serão efetivadas após a matrícula dos calouros pelo DERCA.

5) Instrução Calouros: Para acesso às aulas, via Moodle ou demais plataformas, os alunos deverão aguardar o início das atividades, dia 13/10. As salas são criadas pelos professores e, geralmente, isso é feito na primeira semana de aula. Caso os alunos não tenham acesso, devem entrar em contato com o Curso, após o início das aulas. Sendo assim, sugerimos que os alunos realizem a solicitação de e-mail institucional para ter acesso às plataformas.
>>> Orientações para solicitação de e-mail institucional <<<

Após criação do e-mail, os alunos devem atualizar o contato no Portal do Aluno.

Lembramos a todos que o contato oficial do Curso com os alunos é via e-mail cadastrado no Portal.

6) Dispensa de disciplinas: Caso você tenha cursado alguma disciplina obrigatória em outro curso, você deve solicitar dispensa, no Portal do Aluno, tão logo a disciplina seja finalizada (verifique primeiro se já não foi dispensado automaticamente);

Após, a solicitação chegará na Caixa de Entrada da Coordenadora que promoverá a análise, em conjunto com os professores que ministram a disciplina no semestre;

A solicitação deverá ser feita o mais breve possível para que o sistema não avalie como mais uma disciplina pendente.

Disciplinas de outros cursos, mas com o mesmo código, não necessitam de dispensa.

Salientamos que não é possível solicitar dispensa na disciplina se ela não foi finalizada, mesmo que você já saiba que foi aprovado.

Dispensa de DCGs em outros Cursos devem ser solicitadas ao final do 9º semestre, em Tópicos para Engenharia Civil;

>>> Tutorial para dispensa <<<

7) Horários de Disciplinas/disciplinas em outros cursos: Os horários de 2021.2 estão disponíveis neste link. Atente-se que ao selecionar uma disciplina, no canto direito há a possibilidade de acessar “ver turmas em todos os cursos”. Através desta opção você conseguirá visualizar quais cursos apresentam a disciplina COM O MESMO CÓDIGO.


8) Alunos em estágio/incompleto/sem disciplinas a cursar: Alunos do 10º semestre que prorrogarão estágio não terão disciplinas disponíveis para matrículas. Estes alunos deverão contatar a Secretaria do Curso para ficar em SOD (Sem Oferta de Disciplina) que só pode ser feito pelo sistema, pela secretaria.

9) Período de “AJUSTES PRESENCIAIS”: Da mesma forma que em 2021/1, devido à pandemia de Covid-19 e a suspensão das atividades presenciais da UFSM, não haverá ajuste presencial na secretaria do Curso.

>>> De 27 a 28/09 os ajustes serão feitos por e-mail <<<

O aluno deverá enviar e-mail para engcivil@ufsm.br com assunto: AJUSTE DE MATRÍCULA e com as seguintes informações:

  1. Nome completo do aluno
  2. Número de matrícula
  3. Nome da disciplina
  4. Código da disciplina (informar se será excluída ou inserida)
  5. Número da turma

ATENÇÃO! E-mail com informações incompletas ou erradas será ignorado.

As solicitações serão atendidas conforme ordem de chegada do e-mail, de segunda a sexta-feira, das 08h30min às 18h.

10) MATRÍCULAS EXTRACURRICULARES: De acordo com o calendário acadêmico, as matrículas em disciplinas de outros cursos ocorrerão de 04 a 08/10 e será feito, através do Portal do Aluno, da mesma forma que em 2021/1. Mais próximo a data encaminharemos informações sobre. Da mesma forma que em 2021/1, tendo em vista que o semestre será pelo REDE, será possível solicitar matrícula em disciplinas fora do Campus de Santa Maria.

11) TCC: Os alunos do 10º semestre que desejam matricular-se em TCC deverão enviar por e-mail (engcivil@ufsm.br), a Declaração de Professor Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso;

Alunos que já estavam cursando TCC no primeiro e segundo semestre de 2020/2021, e necessitam de prorrogação de prazo, deverão solicitar aos seus orientadores que os coloquem em situação incompleta e não necessitam realizar nova matrícula.

12) ESTÁGIO: Só é permitido matrícula em estágio se o aluno já tiver cumprido:

§ 1º – Núcleo de Disciplinas Básicas: ter concluído no mínimo 95% das disciplinas;

§ 2º – Núcleo de Disciplinas Profissionalizantes: ter concluído 100% das disciplinas;

§ 3º – Núcleo de Disciplinas Específicas: ter concluído 75% das disciplinas.

Casos diferenciados deverão ser encaminhados, por e-mail (engcivil@ufsm.br), para análise.

O aluno que estiver apto a matricular-se em estágio deverá encaminhar à Coordenação do Curso, por e-mail, a “Declaração de Professor Orientador de Estágio Supervisionado Obrigatório“, devidamente preenchida e assinada pelo (a) provável Profº(ª) Orientador (a).

Após o período de matrículas será matriculado para a turma do orientador de estágio.

O aluno que estava matriculado em estágio, no primeiro e segundo semestre de 2020/21, e necessitar estender o estágio no segundo semestre, deverá solicitar ao seu orientador que coloque em situação incompleta, não sendo necessário realizar nova matrícula.

Caso não haja disciplinas pendentes, para não perder o vínculo, o aluno ficará em SOD (sem oferta de disciplina), essa situação é feita pela secretaria do Curso.
ATENÇÃO: Devido a troca de coordenação, os alunos que iniciarão o estágio obrigatório devem solicitar o novo termo por e-mail, para que possamos instruir da melhor forma possível.

13) ACG – PROVÁVEIS FORMANDOS: A solicitação de registro de ACGs deve ser feita através do Portal do Aluno, o mais breve possível. Maiores informações se encontram neste link;

14) FORMATURA: Devido à pandemia de Covid-19, ainda não há informações a respeito da realização da solenidade de formatura.

As formaturas de Gabinete estão ocorrendo quinzenalmente, às 10h30min, de forma remota, caso tenham interesse, devem entrar em contato com a secretaria do curso, por e-mail, para verificar a agenda disponível.

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes