Ir para o conteúdo Engenharia Civil Ir para o menu Engenharia Civil Ir para a busca no site Engenharia Civil Ir para o rodapé Engenharia Civil
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

[ORIENTAÇÃO PARA MATRÍCULA EXTRACURRICULAR]



1) ORIENTAÇÃO PARA OS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL QUE DESEJAM SOLICITAR MATRÍCULA EM DISCIPLINAS DE OUTROS CURSOS EM 2021/2

>>> OBS: Se você é de outro curso e deseja realizar a matrícula no curso de engenharia civil, vá para o item 2 desta notícia!!! <<<

Lembramos que, tendo em vista que 2021/2 será novamente de forma remota, via REDE, será possível solicitar matrícula extracurricular em cursos fora do Campus de Santa Maria.

IMPORTANTE: A liberdade de poder efetuar a matrícula em quaisquer disciplinas de outros cursos não garante que a disciplina será aproveitada como disciplina complementar de graduação (DCG) no curso de origem do aluno.

De acordo com Instrução Normativa 001/2021 PROGRAD, a matrícula extracurricular será via Portal do Aluno.

Os alunos do Curso de Engenharia Civil poderão solicitar matrícula extracurricular através do Portal do Aluno, de 04 a 08/10, conforme calendário acadêmico UFSM.

ATENÇÃO! Alguns cursos não utilizarão o Portal do Aluno para solicitar matrícula extracurricular, é de responsabilidade do aluno verificar no site do Curso e entrar em contato.

Alguns cursos exigem pré-requisitos para matrícula nas disciplinas. O aluno deverá conferir diretamente no curso de interesse.

  • ATENÇÃO! Se a solicitação for negada por falta de pré-requisito e o aluno possui, mas com outro código, enviar, o mais breve possível, e-mail para engcivil@ufsm.br com as seguintes informações:
    • Nome completo do aluno
    • Matrícula do aluno
    • E-mail para contato
    • Nome do Curso de interesse
    • E-mail do Curso de interesse
    • Nome e código da disciplina de interesse
    • Nome e código da disciplina pré-requisito
    • Nome e código da disciplina semelhante
    • Histórico escolar

De acordo com o artigo 6° da Instrução Normativa 001/2021 PROGRAD

  • Art. 6º Para a classificação dos acadêmicos inscritos nas disciplinas do Sistema de Matrículas Extracurriculares serão considerados, de acordo com a prática administrativa da UFSM:

  1. Índice de Desempenho Acadêmico;
  2. Prioridade para cursos de mesma unidade universitária;
  3. Percentual de integralização da carga horária no curso de origem – pontuando o acadêmico (a) que tiver mais de 80% do curso integralizado.

Tutorial para realizar solicitação de matrícula extracurricular, clique aqui.

Listagem atualizada dos cursos que utilizarão, ou não, o Portal do Aluno para matrículas extracurriculares, disponibilizada pela PROGRAD, clique aqui.

 

2) MATRÍCULA EXTRACURRICULAR 2021/2 DE ALUNOS DE OUTROS CURSOS NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL:

O Curso de Engenharia Civil adotará a solicitação de matrícula extracurricular via portal do aluno, conforme Instrução Normativa 001/2021 PROGRAD. Dessa forma, o período de matrícula extracurricular será de 04 a 08/10, conforme calendário acadêmico da UFSM.

O processamento será automático através do sistema, todos os dias.

De acordo com o artigo 6° da Instrução Normativa 001/2021 PROGRAD:

  • Art. 6º Para a classificação dos acadêmicos inscritos nas disciplinas do Sistema de Matrículas Extracurriculares serão considerados, de acordo com a prática administrativa da UFSM:
    1. Índice de Desempenho Acadêmico;
    2. Prioridade para cursos de mesma unidade universitária;
    3. Percentual de integralização da carga horária no curso de origem – pontuando o acadêmico (a) que tiver mais de 80% do curso integralizado.

Tutorial para realizar solicitação de matrícula extracurricular, clique aqui.

As disciplinas dos departamentos de: DEPG, DECC, DESA e DTRP manterão a necessidade de pré-requisitos. Se você possui os pré-requisitos, encaminhe e-mail com o título: MATRÍCULA EXTRACURRICULAR e no corpo do texto coloque seu nome, matrícula, código da disciplina, nome da disciplina e turma em que deseja se matricular. Também encaminhe o histórico escolar. Solicitações sem todas as informações serão desconsideradas.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-434-1910

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes