Ir para o conteúdo Engenharia Civil Ir para o menu Engenharia Civil Ir para a busca no site Engenharia Civil Ir para o rodapé Engenharia Civil
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

VISITAS NA CASA POPULAR EFICIENTE DA UFSM NO 1º SEMESTRE DE 2022



O protótipo da Casa Popular Eficiente, localizada no Centro de Eventos da UFSM, é um exemplo de moradia que contempla o uso de tijolo de solo cimento, telhas tetra-pak, painéis OSB, impermeabilizantes e tintas ecológicas, etc. Inaugurada em 2013, a moradia também conta com o aproveitamento do vento, da vegetação, do sol, das águas da chuva até o aquecimento solar da água para o banho. 

Regularmente, são realizadas visitas para conhecer a Casa Popular Eficiente. Destacamos algumas das visitas realizadas no 1º semestre de 2022: 

No mês de maio, estudantes de diferentes semestres de Arquitetura e Urbanismo da URI de Santo Ângelo acompanhados pelas professoras Maíra Oliveira Pires, Roberta Doleys Soares e Thaís Faccin Brum, realizaram uma viagem de estudos a Santa Maria/RS. Na oportunidade, dentre os locais visitados, esteve a Casa Popular Eficiente.

De acordo com a professora Roberta, “a visita na Casa Popular Eficiente da UFSM possibilitou aos acadêmicos a visualização de estratégias sustentáveis e de conforto térmico, como também a verificação de materiais como o tijolo de solo cimento e as telhas Tetra Pak. Esse estudo in loco, permitiu aprimorar conhecimentos, favoreceu-se a técnica e a prática, fatores essenciais para o desenvolvimento acadêmico e profissional”.

Figura 1 – Visita de acadêmicos e professores da URI de Santo Ângelo à Casa Popular Eficiente.

( https://san.uri.br/sites/site_novo/?noticias=arquitetura-e-urbanismo-fez-viagem-de-estudos-a-santa-maria )

Em junho, os novos membros do Grupo de Estudo e Pesquisa em Tecnologias Sustentáveis (GEPETECS) e também acadêmicos do curso de Engenharia Civil aproveitaram para conhecer um pouco mais sobre as diversos aspectos sustentáveis presentes na casa.

Em meados de julho, acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da UFSM acompanhados pelas professoras Évelyn Paniz Possebon e Isis Portolan dos Santos também estiveram visitando a Casa Popular Eficiente para conhecer o protótipo que conta com soluções sustentáveis. Ainda neste mesmo mês, os professores Edson Luiz Bortoluzzi da Silva, Hugo Gomes Blois Filho e Siomara Ribeiro Müller também visitaram a Casa Popular Eficiente, juntamente com alunos da Arquitetura e Urbanismo da UFSM.

C:\Users\Micleli Lenz\Downloads\WhatsApp Image 2022-10-10 at 18.46.10.jpeg
Figura 2 – Visita de estudantes de Arquitetura e Urbanismo e professores da UFSM.

E para finalizar as visitas do 1º semestre de 2022, a professora Carina Petsch juntamente com seus alunos da turma da disciplina de Metodologias de Ensino de Geografia Física, do PPGGEO UFSM, também estiveram visitando as dependências da CPE.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-434-2065

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes