Ir para o conteúdo Engenharia de Computação Ir para o menu Engenharia de Computação Ir para a busca no site Engenharia de Computação Ir para o rodapé Engenharia de Computação
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Alunos da Engenharia de Computação vencem competição nacional



Alunos da Engenharia de Computação vencem competição nacional

Os alunos Fabricio Bottega, Josias Orlando e Matheus Dal Mago, do 9º semestre de Engenharia de Computação da UFSM, venceram a Telit Cup Brasil 2015. .

A competição é realizada pela multinacional italiana Telit, reconhecida internacionalmente no ramo de Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), que tem como objetivo conectar itens usados no cotidiano à rede mundial de computadores, desde eletrodomésticos e meios de transporte a roupas.

O projeto submetido pelo grupo de alunos, sob orientação do professor Carlos Henrique Barrichello, se chama “SysClean – Sistema Inteligente de Coleta de Resíduos”, que objetiva desenvolver um sistema inteligente de coleta de lixo em grandes cidades, onde um conjunto de sensores instalados em contêineres de lixo se comunicam com a central ao detectar o volume de resíduos em cada um. As informações são enviadas para uma subestação local, que repassa para a central, onde é determinada a melhor rota para a coleta.

O sistema tem baixo custo de construção e manutenção, e utiliza de energia solar para se manter. Além disso, propicia economia à empresa coletora, pois é possível estabelecer rotas onde há mais acúmulo de lixo e onde não é necessária a coleta constante, reduzindo assim a mão de obra e de combustível.

Conforme o acadêmico Josias Orlando, desde o início foram percebidos os inúmeros benefícios ambientais, sociais e econômicos que seriam proporcionados pelo SysClean. “O desenvolvimento do projeto foi um tanto árduo devido ao fato de termos de fazê-lo durante o semestre letivo que passou. Porém, ficamos realizados quando o mesmo sagrou-se campeão mesmo tendo inúmeros projetos concorrentes que também eram muito bons”, afirma.

Central do projetoA Telit Cup Brasil busca promover o empreendedorismo nos universitários através da criação de soluções para redução de problemas e melhoria da qualidade de vida nas grandes cidades, em aspectos como segurança, mobilidade urbana e utilização de recursos naturais e energéticos de forma consciente.

Alunos vão apresentar o projeto em Las Vegas

O grupo foi premiado com uma viagem para Las Vegas em setembro(2016), com todas as despesas pagas, onde vão apresentar seu projeto na Devcon, um evento internacional que reúne mais de 400 presidentes de companhias, CEOs e investidores, e também da CTIA Super Mobility 2016, a maior conferência do mundo na área de telecomunicações.18326014

Matheus Dal Mago, um dos integrantes do grupo, afirmou que a competição foi uma forma de incentivo a dar continuidade ao projeto, ainda mais por ter sido avaliado e elogiado pelo presidente da Telit na América Latina.

“A oportunidade de apresentar o projeto em uma grande conferência em Las Vegas nos dá a oportunidade de criar um networking incrível, composto por diretores de grandes empresas da área de tecnologia. Esta viagem também nos dá a chance de aprimorar nosso aprendizado na área de Internet das Coisas, que é uma das maiores tendências na área de tecnologia”, completa.


Publicações Recentes