Ir para o conteúdo Engenharia de Produção Ir para o menu Engenharia de Produção Ir para a busca no site Engenharia de Produção Ir para o rodapé Engenharia de Produção
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estágio Obrigatório

A disciplina de estágio supervisionado DPS1108 será oferecida todos os semestres. 
Para verificar quem pode se matricular e como deve proceder ler com atenção a Norma para o Estágio (PPC 2016)

No início do estágio você precisa entregar o Termo de Compromisso e o Plano de Trabalho, além de, por motivos da pandemia de COVID-19, ser necessário entregar o Termo de Adesão. Os três documentos são encontrados abaixo: 

 
Durante o estágio você vai precisar dos seguintes documentos:
 
Modelo de Ata       
 
Documentos auxiliares:
 
O envio dos documentos à coordenação do curso deve ocorrer por meio do PEN-SIE.
 
  1. O aluno, inicialmente deverá realizar o processo de requerimento de assinatura eletrônica, para isso deve acessar o link aqui .
  2. O Aluno deve encaminhar para a empresa escolhida para realizar o Estágio, o link para Cadastro de Usuários Externos, disponível aqui.
  3. Posterior essa etapa, já com assinatura eletrônica, o estagiário deve seguir o que está discriminado  no Tutorial Homologação de Termos de Estágio.
  4. Realizado todos essas etapas o aluno poderá acessar o Portal de Documentos e o seu Termo de Comprimo estará disponível com todas as assinaturas eletrônicas necessárias.

Os documentos de Estágio que não possuem assinatura podem ser enviados diretamente por e-mail para producao@ufsm.br e mario.santos.evangelista@gmail.com.

– Em caso de dúvidas sobre o PEN-SIE, contatar a equipe do DAG pelo e-mail pen@ufsm.br.

 
O fluxo que você deve seguir durante o estágio supervisionado é apresentado na figura abaixo: 
 

Observação: Os alunos em Estágio Curricular podem estar cobertos tanto por seguro de estágio oferecido pela própria empresa quanto por seguro oferecido pela UFSM. Caso o aluno opte pelo seguro da UFSM, basta preencher a cláusula sétima com o seguinte texto:

CLÁUSULA SÉTIMA – Na vigência do presente Termo, o ESTAGIÁRIO estará incluído na cobertura do seguro contra acidentes pessoais, contratado pela CONCEDENTE. Opcionalmente, o estagiário poderá fazer a contratação do seguro ou o mesmo ser contratado pela UFSM. O certificado individual de seguro tem Apólice nº 1.982.000.784 da União Seguradora.

Para acessar a tabela dos professores e áreas de orientação, clique AQUI

A relação de empresas nas quais os alunos do CGEP já realizaram estágio, pode ser acessada clicando AQUI.

O coordenador de estágio no curso é o professor Mário Luiz Santos Evangelista (mario.santos.evangelista@gmail.com).