Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Indicadores

Em 2017 o Curso de Graduação em Engenharia de Produção (CGEP) definiu um conjunto de 12 indicadores para monitoramento do seu desempenho ao longo do tempo, conforme Ata 01/2017 de Colegiado do Curso. Esses indicadores foram estruturados nas dimensões atratividade, processo de formação, gestão e resultados do curso e estão a seguir apresentados.

ATRATIVIDADE DO CGEP

Nota Média de corte no SISU: Calculado pela média aritmética das notas mínimas de todosos ingressantes nas cinco dimensões que compõem o SISU(Linguagem, Ciências Humanas, Ciências Naturais, Matemática e Redação). 

Percentual de preenchimento das vagas: Calculado pela divisão do número total de alunos ingressantes no ano pelo número de vagas ofertadas pelo curso no referido ano.

Percentual de Evasão: Calculado pela divisão do número de alunos evadidos no semestre pelo número de alunos matriculados no semestre.

PROCESSO DE FORMAÇÃO NO CGEP

Tempo de Integralização: Calculado pela média do tempo de integralização para todos os alunos formados em um determinado ano.

Nota média dos alunos nas disciplinas oferecidas: Calculado pela média das médias das notas de todos os alunos do curso.

Porcentagem de Aprovação nas Disciplinas:

Calculado pela seguinte fórmula: Aprovação (%) = ( 1 – (número de reprovações no semestre / número de matrículas nas disciplinas do curso) )

Porcentagem de alunos matriculados:

Calculado pela divisão do número de alunos matriculados no semestre pelo número total de vagas ofertadas pelo curso

GESTÃO DO CGEP

Recursos Financeiros Disponíveis:

Calculado pela soma de todas os valores disponíveis de todas as fontes de arrecadação oficiais, atualmente recursos referentes ao IDR e à CPA.

Porcentagem de Aprovação da Atuação do Coordenador:

Os dados são coletados diretamente do questionário de avaliação institucional da UFSM(relatório SIE 1.1.1.1.1.), conduzida bi-anualmente pela CPA, por curso.

RESULTADOS DO CGEP

Nota CPC do curso no ENADE não arredondada por triênio:

Os dados são coletados no site do INEP (http://portal.inep.gov.br/conceito-preliminar-de-curso-cpc-)

Porcentagem de alunos concluintes:

Calculado pela divisão do número total de alunos formados no ano pelo número de alunos que, supostamente, se formariam no ano, levando em consideração o período de ingresso

Para acessar o Relatório de Curso de Engenharia de Produção com os resultados do ENADE/2014, criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.