Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

ESTÁGIO

Informações de Estágio Supervisionado

É importante destacar que há uma distinção quanto ao Estágio OBRIGATÓRIO (curricular/supervisionado) e o NÃO-OBRIGATÓRIO (extracurricular).

O estágio NÃO-OBRIGATÓRIO ou EXTRACURRICULAR poderá ser inserido no currículo do aluno como uma Atividade Complementar de Graduação, desde que satisfeitos os requisitos exigidos nas Normas de ACG.

 

As orientações e documentações tratadas neste momento se referem ao Estágio OBRIGATÓRIO/SUPERVISIONADO (disciplina final do curso).

 

  1. Na Engenharia de Telecomunicações, a disciplina referente ao Estágio Supervisionado está registrada sob o código ENG1018 – ESTÁGIO.
  2. Em data informada pela Coordenação/Secretaria do curso, geralmente próxima ao final de cada semestre letivo, os alunos aptos a realizarem o estágio obrigatório devem apresentar à Secretaria do curso a DECLARAÇÃO-PROFESSOR ORIENTADOR DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, uma vez que a informação quanto ao orientador é necessária para a oferta da disciplina de estágio.
  3. De acordo com o Calendário Acadêmico em vigência, o aluno apto ao estágio obrigatório efetuará a matrícula via Portal na disciplina ENG1018 – ESTÁGIO, respeitando a indicação do docente em conformidade a seu orientador. 

ATENÇÃO! O aluno que não efetua a matrícula via WEB, dentro do prazo estipulado pelo Calendário Acadêmico da UFSM pode perder o vínculo institucional por falta de matrícula.

A título de pré-requisito para matrícula em Estágio Supervisionado, é necessário que o aluno tenha todas as disciplinas obrigatórias vencidas (inclusive DCG’s)!

Formulários para Matrícula 

  • DECLARAÇÃO: No ato da matrícula em Estágio Supervisionado, o aluno deve, obrigatoriamente, entregar na Secretaria do Curso de Engenharia de Telecomunicações a Declaração de Aceitação, devidamente preenchida e assinada, por parte do Professor Orientador de Estágio. Clique aqui para fazer o download – DECLARAÇÃO-PROFESSOR ORIENTADOR DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
  • FICHA DE INSCRIÇÃO – PLANO DE ESTÁGIO: O aluno deve entregar na Secretaria do Curso de Engenharia de Telecomunicações, devidamente preenchida, a Ficha de Inscrição-Plano de Estágio preferencialmente no ato da matrícula ou, o mais tardar, se o Professor Orientador concordar, até uma semana após o início do estágio(basta a assinatura do estagiário). Clique aqui para fazer o download – FICHA-INSCRIÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO.  Obs.: imprima frente-e-verso
  • TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO: O aluno deve entregar na Coordenação ou enviar pelo Correio, 3 vias do Termo de Compromisso Obrigatório, em no máximo até 15 dias após ter iniciado o Estágio, preenchido e assinado pelo representante da Empresa e pelo aluno estagiário. Após o Coordenador de Estágio assinar, será reenviado 2 vias à Empresa. Caso a Empresa não forneça seguro contra acidentes pessoais para o aluno Estagiário, este deve entrar em contato com a Coordenação através do e-mail telecom@ufsm.br e solicitar o nº da apólice do seguro da UFSM, pois deve constar no termo. Clique aqui para fazer o download – TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Ficha de Avaliação de Estágio pelo Supervisor

  •  Ficha de Avaliação (arquivo msword, 325 KB)
  •  Avaliação Banca Estagio.pdf