Ir para o conteúdo Engenharia Elétrica Ir para o menu Engenharia Elétrica Ir para a busca no site Engenharia Elétrica Ir para o rodapé Engenharia Elétrica
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Dispensa/aproveitamento de Disciplinas

Resolução 025/2017, que regulamenta os processos de dispensa de disciplinas de graduação, dispensa de disciplinas por autodidatismo e registro de Atividades Complementares de Graduação (ACG).

As solicitações de dispensa deverão ser feitas diretamente no Portal do Aluno.

Tutorial de solicitação de dispensa on-line: clique aqui.

Tutorial de correção de solicitação de dispensa on-line: clique aqui.

Atenção!

Para disciplinas obrigatórias cursadas em outros Cursos, e não que possuam o mesmo código de disciplinas do Curso de Engenharia Elétrica, deve ser solicitado dispensa na disciplina do Curso de Engenharia Elétrica logo após aprovação, para não ficar com pendências.

Disciplinas Complementares de Graduação (DCG) que não forem cursadas na Engenharia Elétrica a dispensa poderá ser realizada a qualquer tempo;  A dispensa/aproveitamento deverá ocorrer nas disciplinas discriminadas abaixo que mais se adequem/enquadrem com a disciplina cursada pelo acadêmico: 

DCG2294 – Tópicos Especiais de Controle
DCG2293 – Tópicos Especiais Eletrônica de Potências
DCG2056 – Tópicos Especiais em Algoritmos e Estrutura de Dados
DCG2292 – Tópicos Especiais em Automação
DCG2059 – Tópicos Especiais em Cálculo Para Engenharia
DCG2061 – Tópicos Especiais em Circuitos e Dispositivos Eletrônicos
DCG2055 – Tópicos Especiais em Circuitos e Sistemas Digitais
DCG2058 – Tópicos Especiais em Circuitos e Sistemas Elétricos
DCG2062 – Tópicos Especiais em Engenharia de Produção
DCG2057 – Tópicos Especiais em Fontes Renováveis de Energia
DCG2060 – Tópicos Especiais em Propagação de Ondas
DCG2074 – Tópicos Especiais em Sistemas de Comunicações
DCG2295 – Tópicos Especiais Energia e Sistemas de Potências
DCG2296 – Tópicos Especiais Sistemas Computacionais
DCG2072 – Tópicos Especiais em Redes de Comunicação

FIQUE ATENTO!

Só pode ser solicitado dispensa de disciplinas aprovadas em que o professor encerrou a disciplina no sistema.

IMPORTANTE LEIA COM ATENÇÃO

O DERCA informa aos alunos e cursos de graduação que já está disponível no Portal do Aluno a funcionalidade que permite solicitar o aproveitamento de cargas horárias de DCG (Disciplinas Complementares de Graduação) de Tópicos.

As disciplinas de Tópicos são àquelas que possuem carga horária flexível, ou seja, são utilizadas para aproveitamentos de cargas horárias de disciplinas nas quais os cursos consideram pertinentes ao currículo, porém não possuem equivalentes na forma de outras disciplinas. 

Os “Tópicos”, diferentemente das outras disciplinas, podem ser solicitados mais de uma vez, somando-se as cargas horárias.

procedimento de solicitação é o mesmo da dispensa de disciplinas on-line no Portal do Aluno.

Quaisquer dúvidas solicita-se aos alunos de graduação que entrem em contato com as secretarias de cursos.

 

 

Dispensa de disciplinas por prova de autodidatismo

Os alunos de graduação podem solicitar a dispensa de disciplinas por autodidatismo através de avaliação por banca, atendendo as seguintes restrições:

– o aluno não pode ter cursado disciplina igual ou semelhante na UFSM;

– o aluno deve iniciar o processo até o prazo de trancamento de matrícula do semestre corrente, definido no calendário acadêmico da UFSM.

Como solicitar?

1) O aluno interessado deve entrar no Portal de Documentos da UFSM e abrir um processo do tipo Processo de dispensa de disciplina de graduação por autodidatismo“.  Inserir os documentos solicitados e assinar.

2) Tramitar o processo para a unidade “Engenharia Elétrica” (coordenação, código do curso 303). O processo será avaliado em uma reunião do colegiado do curso.

3) Havendo o deferimento do pedido de autodidatismo pelo colegiado, a secretaria do curso despacha o processo para o Departamento responsável pela disciplina.

4) O Departamento irá nomear a Banca Examinadora, por Ordem de Serviço, formada por três professores, com amplo conhecimento na disciplina requerida. 

5) Definida a banca, será elaborada uma avaliação a ser aplicada ao acadêmicos, em data determinada pelos componentes da banca.

6) Realizada avaliação, é considerado aprovado, o acadêmico que obtiver aproveitamento igual ou superior a sete (70%) na avaliação aplicada pela Banca Examinadora.

7) O resultado da prova será encaminhado à coordenação do curso por Processo Eletrônico, que envia o resultado para COPA/PROGRAD para dispensar a disciplina do aluno.

Mais informações: Capítulo II da Resolução 025/2017 da UFSM.