Ir para o conteúdo Engenharia Elétrica Ir para o menu Engenharia Elétrica Ir para a busca no site Engenharia Elétrica Ir para o rodapé Engenharia Elétrica
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Empreendedorismo

Muitos egressos do curso de Engenharia Elétrica iniciaram e consolidaram suas próprias empresas.  O curso de Engenharia Elétrica do CT conta com disciplinas que estimulam o empreendedorismo: “Introdução à Engenharia Elétrica”, “Organização e Administração de Empresas” e “Atitude Empreendedora para Controle e Automação”.  Além disso, alunos do curso podem participar de empresas juniores e dos editais de seleção das incubadoras da Universidade. 

Empresas Juniores

O Centro de Tecnologia conta com 7 empresas Juniores.

Mais informações: https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/ct/empresas-juniores/

 

Agência de Inovação e Transferência Tecnológica (AGITTEC)

A AGITTEC é uma unidade da UFSM cuja missão é promover o empreendedorismo e a transformação do conhecimento científico e tecnológico em desenvolvimento sustentável e a sua proteção. A AGITTEC administra as duas incubadoras da UFSM: a Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM) e a incubadora Pulsar.

 

Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM)

A ITSM foi fundada em 1999 com a missão de apoiar novos empreendedores e transformar ideias em negócios, contribuindo para a formação de uma mentalidade empresarial inovadora na região central do Rio Grande do Sul. O prédio da ITSM encontra-se junto ao pórtico de entrada da UFSM, tendo uma área de 1000 m², divididos em 20 módulos.  O prédio destina-se a abrigar empresas com projetos em regime de pré-incubação (principalmente projetos originados de pesquisas  desenvolvidas na Universidade) e de incubação (empresas que já possuem produtos ou serviços desenvolvidos e prontos para serem colocados no mercado). Mais de 30 empresas já graduaram na ITSM.

 

Pulsar Incubadora

A Pulsar tem como objetivo estimular e operacionalizar a visão empreendedora da comunidade da UFSM, por meio dos Programas de pré-incubação, incubação além de outros diversos eventos organizados com seus parceiros. O prédio da Pulsar está localizado no Centro de Eventos da UFSM, contendo 15 módulos, área de convivência compartilhada, área de coworking e eventos para até 100 pessoas, 4 salas para reuniões com internet, projetor e teleconferências, e 1 sala de treinamentos. Muito além da disponibilização de um espaço físico, a Pulsar pode oferecer suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor e a sua empresa, facilitando dessa maneira o processo de inovação tecnológica nos pequenos negócios e também novas formas de networking, ampliando o grau de sucesso comercial dos empreendimentos incubados.