Ir para o conteúdo Engenharia Elétrica Ir para o menu Engenharia Elétrica Ir para a busca no site Engenharia Elétrica Ir para o rodapé Engenharia Elétrica
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estágios

Informações de Estágio Supervisionado

  • Supervisor é o profissional com base na instituição de estágio que supervisionará o aluno estagiário.
  • A avaliação do desempenho do estagiário e o respectivo relatório do estágio têm peso 7.
  • A avaliação da apresentação pública do relatório do estágio tem peso 3.
  • Até 10 dias antes do início dos exames, a Coordenação de Estágios apresentará os locais, as datas e os horários das respectivas apresentações públicas de estágio.

 

OBSERVAÇÃO: (MUITO IMPORTANTE)

  1. A matrícula do Estágio Supervisionado será realizada na Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica e não será aceita pela WEB; para isso, os alunos devem entregar na Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica, até o último dia de aula do semestre anterior da realização do estágio (o dia exato está especificado no calendário acadêmico da UFSM vigente a cada ano)  a aceitação do Professor Orientador – DECLARAÇÃO DO PROFESSOR ORIENTADOR DE ESTÁGIO, devidamente assinada. OBS: O aluno que não efetua a matrícula via WEB, dentro do prazo estipulado pelo calendário acadêmico da UFSM ou aquele que não entregar as Declarações que possibilitam a matrícula pela Coordenação em TCC e Estágio, será excluído (a) da condição de aluno da UFSM no semestre seguinte, por falta de matrícula.
  2. Recomendamos que o aluno procure o Professor Orientador com a maior brevidade possível, com o objetivo de evitar transtornos, devido ao período de férias dos professores, que geralmente acontece após a última semana de aula.
  3. Pré-requisitos necessários para matrícula em Estágio Supervisionado:
    • ter todas as disciplinas obrigatórias vencidas, tanto para o currículo de 2005 como para o de 2014;
    • ter no mínimo 420 horas de DCG’s vencidas, se considerado o currículo de 2005;
    • ter todas as DCG’s vencidas, se considerado o currículo de 2014.
  4. Qualquer esclarecimento que se fizer necessário, o aluno deve procurar o Coordenador de Estágio.

Lei de estágios: Lei 11788/2008. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11788.htm

Exemplos de Termos de Compromissos 

Formulário para Matrícula 

  • DECLARAÇÃO: No ato da matrícula em Estágio Supervisionado, o aluno deve, obrigatoriamente, entregar na Secretaria do Curso de Engenharia Elétrica a Declaração de Aceitação, devidamente preenchida e assinada, por parte do Professor Orientador de Estágio. Clique aqui para fazer o download – DECLARAÇÃO-PROFESSOR ORIENTADOR DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
  • FICHA DE INSCRIÇÃO – PLANO DE ESTÁGIO: O aluno deve entregar na Secretaria do Curso de Engenharia Elétrica, devidamente preenchida, a Ficha de Inscrição-Plano de Estágio preferencialmente no ato da matrícula ou, o mais tardar, se o Professor Orientador concordar, até uma semana após o início do estágio(basta a assinatura do estagiário). Clique aqui para fazer o download – FICHA-INSCRIÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO.  Obs.: imprima frente-e-verso
  • TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO: O aluno deve entregar na Coordenação ou enviar pelo Correio, 3 vias do Termo de Compromisso Obrigatório, em no máximo até 15 dias após ter iniciado o Estágio, preenchido e assinado pelo representante da Empresa e pelo aluno estagiário. Após o Coordenador de Estágio assinar, será reenviado 2 vias à Empresa. Acesse aqui o Termo de Compromisso obrigatório já com o número da apólice de seguro.

Ficha de Avaliação de Estágio pelo Supervisor

Normas de Estágio

Prorrogação de Estágio

  • Modelo de Aditivo (Prorrogação) ao Termo de Compromisso de Estágio (aqui)

Rescisão de termo de compromisso de estágio

  •  Modelo de Rescisão de Termo de Compromisso de Estágio (aqui)

Estágio no Exterior

  • Considerando a possibilidade de realização de estágio no exterior por alunos(as) de graduação da UFSM, vimos a necessidade de orientar os(a) estudantes em relação as exigências segue em anexo no Memorando Circular n. 002/2019 – SAI
 

 

 

Homologação de Termos de Estágio pelo PEN-SIE 


  • A contar do segundo semestre de 2020 a tramitação para homologação de Termos de Estágio será exclusivamente pelo PÈN-SIE, para que isso seja possível é necessário que o estudante obedeça as seguintes etapas:
 
  1. O aluno, inicialmente deverá realizar o processo de requerimento de assinatura eletrônica, para isso deve acessar o link aqui .
  2. – O Aluno deve encaminhar para a empresa escolhida para realizar o Estágio, o link para Cadastro de Usuários Externos, disponível aqui.
  3. Posterior essa etapa, já com assinatura eletrônica, o estagiário deve seguir o que está discriminado  no Tutorial Homologação de Termos de Estágio.

Realizado todos essas etapas o aluno poderá acessar o Portal de Documentos e o seu Termo de Comprimo estará disponível com todas as assinaturas eletrônicas necessárias.

– Em caso de dúvidas sobre o PEN-SIE, contatar a equipe do DAG pelo e-mail pen@ufsm.br.


Procedimento após a apresentação de estágio

  • Depois de realizada a apresentação do estágio à banca examinadora, composta por no mínimo três integrantes, o acadêmicos deve realizar os seguintes passos para quitar com as obrigações junto à secretaria do curso de Engenharia Elétrica:

    1º) Logo após a apresentação o aluno deve entregar a Ficha de Avaliação de Estágio Supervisionado e a Ficha de Defesa Pública do Relatório de Estágio. As fichas para impressão estão disponíveis no site – menu estágios.

    2º) No prazo de 10 (dez) dias, após a data de apresentação do Estágio, o aluno deve encaminhar para a secretaria para o e-mail coord.eng.eletrica@ufsm.br uma cópia do relatório de estágio que deve estar em PDF e desbloqueado.

    Atenção: Cópia somente digital, não é necessária a cópia física do relatório de estágio.