Ir para o conteúdo Engenharia Elétrica Ir para o menu Engenharia Elétrica Ir para a busca no site Engenharia Elétrica Ir para o rodapé Engenharia Elétrica
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Orientações para formandos

RESOLUÇÃO N. 024/10 Normatiza as cerimônias de formaturas na Universidade Federal de Santa Maria e revoga a Resolução N. 002/2010

E N T R E G A R na Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica, até o último dia de aula do semestre anterior a realização do Estágio (antes dos exames), conforme calendário acadêmico vigente, o item 1, abaixo especificado e

O B S E R V A R, também, os demais prazos estipulados.

 

Estes prazos devem ser cumpridos rigorosamente, caso contrário, o aluno não poderá se formar.

1- A matrícula em TCC e Estágio não são via WEB. Os alunos devem entregar na Coordenação, até o último dia de aula do semestre anterior a realização do Estágio (antes dos exames), conforme data do calendário acadêmico da UFSM vigente, as Declarações de Professor Orientador de Estágio e Orientador de TCC, devidamente assinadas.

 

OBS: Caso o aluno deseje matricular-se em outras disciplinas, estas serão via WEB, nas datas estipuladas pelo calendário acadêmico da UFSM.

 

2 -. No caso do Estágio, os alunos devem entregar também a Ficha de Inscrição de Estágio e o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório em no máximo, até 15 dias após ter iniciado o Estágio. Já a Ficha de Avaliação de Estágio deve ser levada para o Estágio e depois o aluno deve entregar ao Coordenador de Estágio, com a avaliação do Supervisor, até 7 dias antes da data  da apresentação do Estágio.

 

OBS.: Recomendamos que o aluno procure os Professores Orientadores (TCC e Estágio) em tempo hábil, para evitar possíveis transtornos, devido ao período de férias dos professores, que normalmente acontece após a última semana de aula. Quaisquer esclarecimentos procurem os Coordenadores de TCC e de Estágio.

 

– O Coordenador de Estágio é o Professor Natanael Rodrigues Gomes. (  natanael@lacesm.ufsm.br).

Clique aqui para download da Declaração, Fichas e Termo de Compromisso:

DECLARAÇÃO DE PROFESSOR ORIENTADOR DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

FICHA DE INSCRIÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

FICHA DE AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

 

– O Coordenador de TCC é o Professor Luiz Carlos de Souza Marques (  marques.lcsm@gmail.com)

Clique aqui para download da Declaração DECLARAÇÃO DE PROFESSOR ORIENTADOR DE TCC

 

 

3 – Fechamento da carga-horária de DCG’s;

Fechar a carga horária de DCG’s conforme os seguintes critérios:

a) DCG > ou = a 660h;

b) No mínimo 70% (462h) em Engenharia Elétrica;

c) Deve ter DCG’s em no mínimo 2 sub-áreas em Engenharia Elétrica;

d) Na sub-área principal deve ter no mínimo 320h;

e) Na Sub-área 1(não principal) deve ter no mínimo uma disciplina.

OBS.: O aluno deve demonstrar o fechamento da carga-horária de DCG’s usando a planilha abaixo:

Planilha de DCG’s

Planilha de DCG’s Exemplo

DCG’s do Curso

Equivalência das Disciplinas do Currículo Anterior (1992 – 2004)

 

4 – Fazer a solicitação de registro e cômputo de ACG’s: entregar a planilha das atividades devidamente preenchida com os devidos comprovantes e de acordo com as normas estabelecidas pelo Colegiado do Curso:

Planilha de ACGs (solicitar na secretaria do curso)

Normas das ACGs

Modelo de Declaração do Orientador do Projeto

 

OBS.:

a) Se for utilizar alguma DCG que estiver sobrando dos totais acima explicados, ou qualquer disciplina do currículo anterior que não foi usada para dispensar disciplina da parte fixa do currículo, faça a solicitação em Estudos Dirigidos em Engenharia Elétrica e anexe seu histórico como comprovante (na planilha, liste os códigos das disciplinas na coluna observações);

b) Somente as DCG’s do currículo antigo, cursadas no curso de Engenharia Elétrica até o 2º semestre de 2004, podem ser computadas como ACG’s. Após esta data serão computadas como disciplinas extracurriculares, salvo no caso  de  se enquadrarem em algum dos tópicos existentes nas Normas das ACG’s.

c) As disciplinas EPG114, EPG205, FSC202 e MTM144 poderão ser computadas como ACG’s desde que tenham sido cursadas na UFSM até o 2º semestre de 2004.

 

5 – Entregar ainda os seguintes documentos na Coordenação do Curso:

— Xerox do Título de Eleitor

— Xerox da Carteira de Identidade (não serve a de motorista)

— Xerox do Documento Militar

— Certidão de Casamento.

_ CPF (quando não constar em outro documento).

Estes documentos são pedidos pelo DERCA para emissão do Diploma(baixar circular)

6 – Para receber a carteira de registro provisório do CREA, o formando deve: Comparecer na Inspetoria de Santa Maria na Av. Borges de Medeiros, 1830 para o preenchimento do requerimento RP e a entrega da documentação necessária. Para Maiores informações,clique aqui para download do oficio circular 002/2012 do CREA.

 

7 – Informar a secretária do CCEE o nome, endereço e telefone do representante da comissão de formatura.

 

8 – Qualquer dúvida pergunte na Coordenação do Curso ou encaminhe um e-mail para eng.eletrica.ufsm@gmail.com ou ligue para (55) 3220-9488.

 

Anexos