Ir para o conteúdo Engenharia Florestal Ir para o menu Engenharia Florestal Ir para a busca no site Engenharia Florestal Ir para o rodapé Engenharia Florestal
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estágio supervisionado e extracurricular

Orientações sobre o processo de formalização e tramitação dos estágios, conforme a Instrução Normativa PROGRAD/UFSM 001/2022.

Os seguintes requisitos são necessários para realização do estágio (obrigatório e extracurricular):

I – Matrícula regular do(a) estudante em curso de graduação;

II – Celebração prévia de termo de compromisso entre o(a) estudante e demais partes envolvidas;

III – Orientação por um(a) professor(a) da instituição de ensino;

IV – Supervisão/preceptoria por um(a) profissional da parte concedente (Os supervisores deverão estar inter-relacionados com a área de desenvolvimento das atividades do estágio);

V- Compatibilidade entre as atividades previstas no plano de atividades de estágio e a área de formação do curso ao qual o(a) estudante está vinculado(a).

Para o acadêmico ter acesso à disciplina de Estágio Supervisionado obrigatório, deverá ter cursado no mínimo 2820 horas, entre as disciplinas dos núcleos básico e profissional do curso de Engenharia Florestal (consultar Normas de Estágio).

O documento obrigatório para a formalização do estágio é o termo de compromisso de estágio*, contendo a informação sobre a seguradora, número da apólice contratada em favor do estudante e demais informações. Para o estágio obrigatório a UFSM assume o seguro, para o extracurrilar a instituição concedente ou o próprio aluno custeiam o seguro com cobertura contra acidentes pessoais. No caso de estágios não vinculados a convênios ou mediados por agências de integração, a parte concedente deverá assinar uma declaração atestando a adequação das instalações para o desenvolvimento das atividades de estágio.

Recomenda-se que o termo de compromisso de estágio e outros eventuais documentos necessários sejam revisados pelo(a) orientador(a) em momento anterior à assinatura das partes.

Os termos de compromisso de estágio de estudantes da UFSM serão assinados pelos(as) professores(as) orientadores(as) como representantes da instituição de ensino.

Recomenda-se que a formalização dos processos de estágios seja realizada preferencialmente via PEN-SIE, conforme os tutoriais disponíveis na página de estágios da UFSM (https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/code/estagios/orientacoes-gerais-para-o-fluxo-da-documentacao-pelo-pen-sie/).

Fica o(a) estudante responsável pela certificação de que a parte concedente já possui cadastro no PEN-SIE para assinatura eletrônica do termo de compromisso de estágio e/ou encaminhamento do tutorial para cadastro (https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/416/2021/04/Manual-usuario-externo.pdf), em momento anterior à abertura do processo.

Após a assinatura da documentação pelos responsáveis, o processo deverá ser tramitado para a Coordenação do Curso, para fins de acompanhamento e gestão.

Em caso de dúvidas entrar em contato com a comissão (estagioflorestal@ufsm.br) ou com a coordenação do curso (engenhariaflorestal@ufsm.br)  via e-mail.

*Estágios extracurriculares FATEC (não obrigatório) têm Termo de Compromisso próprio, regularmente utilizado na UFSM, não demandando o Termo de Compromisso da UFSM.

NORMAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL

Documentos necessários para iniciar o Estágio Supervisionado:
Documentos necessários para avaliação e apresentação do Estágio Supervisionado:

MODELO DO BANNER PARA APRESENTAÇÃO DO ESTÁGIO

MODELO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO