Ir para o conteúdo Engenharia Mecânica Ir para o menu Engenharia Mecânica Ir para a busca no site Engenharia Mecânica Ir para o rodapé Engenharia Mecânica
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

ORIENTAÇÕES – 2021/1



ORIENTAÇÃO PARA OS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA – CAMPUS SANTA MARIA

Notícia alterada com base no novo calendário acadêmico, aprovado pelo CEPE no dia 07/04/2021.

A notícia será atualizada sempre que houver novas informações. É responsabilidade do aluno ficar acompanhando.

Da mesma foram que em 2020/2, a orientação da Coordenação do Curso de Engenharia Mecânica é que os alunos solicitem novamente matrícula em 2021/1 nas disciplinas que ficaram pendentes em 2020/1, para que seja feito o melhor andamento do curso (para os alunos matriculados em TCC e Estágio, verificar item mais abaixo).

Salientamos que, os alunos continuarão com o direito de recuperar as atividades de 2020/1 durante o semestre suplementar, conforme Resolução 024/2020, alterada pela Resolução 042/2021.

2021/1 – aulas remotas, pelo REDE

  • Da mesma forma que 2020/2, o primeiro semestre de 2021 será todo de forma remota, através do REDE.

  • Em 2021/1 também não haverá exigência de carga horária mínima nem máxima, sendo assim, pedimos atenção aos alunos para que sejam solicitadas disciplinas de forma que haja bom aproveitamento.

  • Além disso a Resolução permite que o aluno possa optar em não participar do semestre de forma remota, escolhendo retornar as atividades no retorno das atividades presenciais, ainda sem data definida.

  • Dessa forma, os alunos sem benefício socioeconômico ou sem bolsa de projeto deverão solicitar trancamento total do semestre, exclusivamente através do Portal do Aluno.

  • Os alunos com benefício socioeconômico ou que recebem bolsa de projetos deverão informar à secretaria, através do e-mail mecanica@ufsm.br, que optam em não participar do semestre. Estes alunos serão colocados em SOD (Sem Oferta de Disciplina), essa situação é feita exclusivamente pela Secretaria do Curso.

  • O prazo pra Trancamento e SOD é dia 11/06/2021, conforme calendário acadêmico.

DISCIPLINAS PENDENTES

  • O sistema do Curso de Engenharia Mecânica é seriado, ou seja, se o aluno tiver mais de 2 disciplinas pendentes, não conseguirá matrícula no semestre seguinte. (ex. o aluno está atualmente no 6º semestre, mas tem disciplinas pendentes do 3º e 4º semestre – o sistema não realizará matrícula em disciplinas do 7º, apenas nas disciplinas pendentes.).

  • No entanto, a Resolução 024/2020 permite cursar disciplinas sem ter os pré-requisitos, no nosso caso, tendo pendências.

  • Salientamos, porém, que a orientação da Coordenação do Curso é que seja solicitada matrícula em disciplinas pendentes, para o bom andamento do Curso, pois a construção do Currículo é feita baseada em uma progressão regular.

  • Salientamos, ainda, que com a mudança de currículo, muitas disciplinas do currículo de 2005 não serão mais ofertadas e, dessa forma, mesmo que o aluno não seja afetado pela reforma, deverá fazer a disciplina equivalente do novo currículo. Para verificar as equivalências, você pode acessar este link.

  • Excepcionalmente em 2021/1, as disciplinas do 8° semestre do currículo de 2005 serão ofertadas novamente. Dessa forma, os alunos do currículo de 2005 que ainda possuem elas como pendências, devem dar prioridade a elas na solicitação de matrícula. Os alunos do currículo 2019 poderão cursá-las como DCGs.

  • Informamos, também, que a Coordenação fará, constantemente, análise da matrícula dos alunos, a fim de evitar problemas no decorrer do semestre e poderá retirar disciplinas se avaliar que o aluno não possui condições de cursá-las.

  • O Coordenador do Curso, prof. Leandro, estará disponível para orientar aos alunos sobre as disciplinas a serem cursadas, a partir do dia 23/03. Os alunos deverão contatar diretamente por e-mail.

DISCIPLINAS POR RESOLUÇÃO

  • Por decisão da Coordenação do Curso de Engenharia Mecânica e do Departamento de Engenharia Mecânica, neste semestre de 2021/1, não haverá turma por Resolução 32/2015, também conhecida como Resolução 05/95.

QUADRO DE HORÁRIOS

  • Os horários para o primeiro semestre de 2021 já estão disponíveis neste link.

  • Atentem que algumas disciplinas sofreram alteração de horário em relação ao semestre anterior e que as disciplinas do 8° semestre estão em nova configuração.

DISCIPLINAS COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO (DCG)

  • Além das disciplinas ofertadas pelo Curso como DCGs, os alunos que estão finalizando o Curso (a partir do 8° semestre) poderão solicitar matrícula como aluno especial em disciplinas da pós-graduação. Para isso, deverão conferir o Edital de Aluno Especial, que será lançado no dia 15/03.

  • Os alunos que tiverem interesse em DCGs do Curso de Aeroespacial, devem enviar e-mail à secretaria do Curso de Engenharia Mecânica, informando o código da disciplina, número da turma e seu número de matrícula.

DISPENSA/APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS

  • Caso você tenha cursado alguma disciplina obrigatória em outro curso você deve solicitar dispensa, no Portal do Aluno, tão logo a disciplina seja finalizada (verifique primeiro se já não foi dispensado automaticamente).

  • Após, a solicitação chegará na Caixa de Entrada do prof. Leandro que avaliará e lançará a dispensa.

  • A solicitação deverá ser feita o mais breve possível para que o sistema não avalie como mais uma disciplina pendente.

  • Disciplinas de outros cursos, mas com o mesmo código, não necessitam de dispensa.

  • Salientamos que não é possível solicitar dispensa na disciplina se ela não foi finalizada, mesmo que você já saiba que foi aprovado.

  • Dispensa de DCGs em outros Cursos devem ser solicitadas ao final do 9º semestre, em Tópicos para Engenharia Mecânica (caso precise cursar alguma disciplina no 10º semestre, aguardar ser aprovado na disciplina), conforme orientações neste link.

  • Para conferir como fazer a solicitação de dispensa, há um tutorial neste link.

PROCESSAMENTO DE MATRÍCULA

  • O processamento de matrícula é feito automaticamente pelo sistema, conforme calendário acadêmico.

  • Lembramos que para a prioridade de processamento (acesso a vaga da disciplina) é considerado:

    • alunos com mais de 80% do curso vencido tem prioridade (prováveis formandos),

    • valor da ordem de matrícula (ranking),

    • período ideal do aluno ser o mesmo período ideal da disciplina.

PERÍODO SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA E AJUSTE 

  • O período de solicitação de matrícula web é de 16 a 31/03.

  • De acordo com o novo calendário acadêmico, o período de ajustes web se dará de 05/04 a 13/05, com processamento no dia 14/05. No entanto, a fim de otimizar a organização dos alunos, durante este período, a Coordenação estará recebendo e-mail dos alunos para fazer os ajustes necessários. Mesmo que você tenha solicitado ajuste via Portal do Aluno, deve enviar a solicitação por e-mail.

  • Dessa forma, o aluno deverá enviar e-mail para mecanica@ufsm.br com assunto: AJUSTE DE MATRÍCULA e com as seguintes informações:

    • Nome completo do aluno
    • Número de matrícula
    • Código da disciplina (indicar se deve ser excluída ou inserida)
    • Número da turma
    • ATENÇÃO! Não será realizada matrícula de disciplinas do primeiro semestre.
    • ATENÇÃO! E-mails com informações incompletas ou erradas serão ignorados.
  • As solicitações serão atendidas conforme ordem de chegada do e-mail, de segunda a sexta-feira, das 08h30min às 18h.
  • A coordenação avaliará as solicitações e efetuará a matrícula.
  • O Coordenador do Curso, prof. Leandro, estará disponível para orientar aos alunos sobre as disciplinas a serem cursadas, a partir do dia 23/03. Os alunos deverão contatar diretamente por e-mail.

DISCIPLINAS DO PRIMEIRO SEMESTRE

  • As disciplinas do primeiro semestre são prioritárias para os calouros. E, por isso, são invisíveis para os demais alunos, não podendo ser solicitadas via Portal do Aluno.

  • Caso você tenha disciplinas pendentes do primeiro semestre, será disponibilizado um formulário online, por e-mail, para solicitação de matrícula.

  • O formulário será enviado, exclusivamente por e-mail, no dia 14/05 e será encerrado no dia 18/05 pela manhã.

  • A matrícula nas disciplinas será realizada à tarde, de acordo com o ranking e conforme saldo de vagas.

  • No período de 18 a 25/05 o formulário será reaberto às 19h e fechado na manhã do dia seguinte. A matrícula será à tarde, conforme orientações anteriores.

NÃO CONSEGUI MATRÍCULA EM NENHUMA DISCIPLINA, E AGORA?

  • Caso você não consiga matrícula em nenhuma disciplina, não se preocupe. Você pode realizar a matrícula no período de ajustes presenciais, no início do semestre.

  • Não faça solicitação de matrícula em qualquer disciplina, ou em DCG, para “garantir vínculo”. Você estará retirando a vaga de quem realmente deseja cursar a disciplina.

  • A Coordenação avaliará as matrículas dos alunos e retirará disciplinas se avaliar que o aluno não possui condições de cursá-las.

  • Você só perde o vínculo se não realizar nenhuma matrícula até o final do período de solicitação de trancamento!

  • Alunos do 10º semestre que prorrogarão estágio não terão disciplinas disponíveis para matrículas. Estes alunos deverão contatar a Secretaria do Curso para ficar em SOD (Sem Oferta de Disciplina) que só pode ser feito pelo sistema, na secretaria.

AJUSTES PRESENCIAIS

  • Da mesma forma que em 2020/2, devido à pandemia de Covid-19 e a suspensão das atividades presenciais da UFSM, não haverá ajuste presencial na secretaria do Curso.

  • De 18 a 25/05 os ajustes serão feitos por e-mail:

    • O aluno deverá enviar e-mail para mecanica@ufsm.br com assunto: AJUSTE DE MATRÍCULA e com as seguintes informações

      • Nome completo do aluno

      • Número de matrículas

      • Código da disciplina (a ser excluída ou inserida)

      • Número da turma

      • ATENÇÃO! Não será realizada matrícula de disciplinas do primeiro semestre. A solicitação para estas disciplinas será exclusivamente via formulário.
      • ATENÇÃO! E-mail com informações incompletas ou erradas será ignorado.

    • As solicitações serão atendidas conforme ordem de chegada do e-mail, de segunda a sexta-feira, das 08h30min às 18h.

    • A coordenação avaliará as solicitações e efetuará a matrícula.

    • O Coordenador do Curso, prof. Leandro, estará disponível para orientar aos alunos sobre as disciplinas a serem cursadas, a partir do dia 23/03. Os alunos deverão contatar diretamente por e-mail.

DISCIPLINAS SEM VAGAS

  • Caso alguma disciplina não possua vaga, será disponibilizado um formulário online no dia 14/05 para solicitação de vaga.

  • O formulário será encerrado no dia 19/05.

  • Será consultado o professor e o departamento responsáveis pela disciplina para verificar a possibilidade de aumento de vagas, e se autorizado, a matrícula será efetivada no dia25/05. O professor Leandro fará a análise da lista de espera e autorizará, ou não, a matrícula.

MATRÍCULAS EXTRACURRICULARES

  • De acordo com o calendário acadêmico, as matrículas em disciplinas de outros cursos ocorrerão do dia 26/05 até o dia 02/06 e será feito, através do Portal do Aluno, da mesma forma que em 2020/2.

  • Mais próximo a data encaminharemos informações sobre.

  • Caso desejem analisar as disciplinas ofertadas em outros cursos, podem acessar este link. Ao digitar o nome ou código da disciplina, será informado o horário e o curso em que ela é ofertada. Atente ao fato de selecionar o Campus em que a disciplina é ofertada.

  • Da mesma forma que em 2020/2, tendo em vista que o semestre será pelo REDE, será possível solicitar matrícula em disciplinas fora do Campus de Santa Maria.

TRANCAMENTO TOTAL

  • O período de solicitação de trancamento total é de 16/03 a 11/06 e deve ser feito, exclusivamente, pelo Portal do Aluno.

  • Lembramos que, de acordo com a Resolução 024/2020, os trancamentos totais de 2020/1, 2020/2 e 2021/1 não serão contabilizados para cômputo de limite de trancamentos que, conforme Projeto Pedagógico do Curso, são cinco.

TRANCAMENTO PARCIAL

  • As solicitações de trancamento parcial (disciplinas) deverão ser feitas pela Secretaria do Curso até o dia 11/065, após o período de ajuste de matrículas.

  • As solicitações deverão ser feitas através do e-mail (mecanica@ufsm.br).

  • Lembramos que, caso o aluno solicite Trancamento Parcial em uma disciplina, perderá o direito de cursá-la, posteriormente, por Resolução 032/2015, caso reprove por nota em um outro semestre.

  • Lembramos que, de acordo com a Resolução 024/2020, trancamentos parciais de 2020/1, 2020/2 e 2021/1 também não serão contabilizados para cômputo de limite de trancamentos parciais.

  • Atenção! O sistema não permite trancamento parcial para alunos matriculados em uma única disciplina. Dessa forma, o aluno deverá optar pelo trancamento total, e realizar a solicitação, exclusivamente via Portal do Aluno.

TCC

  • Os alunos do Currículo 2019, que iniciarão o 8° semestre, deverão solicitar matrícula na disciplina DEM1146 – TCC1, na turma do professor orientador de interesse.

  • Os alunos do Currículo 2005, que estão no 9° semestre, deverão solicitar matrícula na disciplina DEM1046 – TCC, na turma do professor orientador de interesse.

  • Os alunos que já estão matriculados em TCC (DEM1046) em 2020/1 e 2020/2 não deverão solicitar matrícula novamente!

  • Enviaremos orientações dos procedimentos, após processamento de matrícula, por e-mail.

ESTÁGIO (ENG514)

  • Só é permitido matrícula em estágio se o aluno já tiver cumprido TODAS as disciplinas obrigatórias, ou seja, estiver no 10º semestre.

  • Casos diferenciados deverão ser encaminhados, por e-mail (mecanica@ufsm.br), para análise.

  • Os alunos que estão matriculados na disciplina de Estágio em 2020/1 e 2020/2 não deverão solicitar novamente matrícula!

  • O aluno que estiver apto a matricular-se em estágio deverá realizar matrícula na turma 14 (professor Leandro).

  • Após o período de matrículas será remanejado para a turma do orientador de estágio.

  • O aluno deverá encaminhar, o mais breve possível, Termo de Compromisso de Estágio e Plano de Atividades conforme orientações constantes neste link. Devido a pandemia de Covid-19 e a suspensão das atividades presenciais, é exigido também a assinatura do Termo de Adesão.

  • Caso não haja disciplinas pendentes, para não perder o vínculo, o aluno ficará em SOD (sem oferta de disciplina), essa situação é feita pela secretaria do Curso após todos os períodos de ajustes.

ACG – PROVÁVEIS FORMANDOS

  • A solicitação de registro de ACGs deve ser feita através do Portal do Aluno, o mais breve possível.

  • Maiores informações se encontram neste link.

FORMATURA

  • As formaturas de Gabinete estão ocorrendo quinzenalmente, às 10h30min, de forma remota, caso tenham interesse, devem entrar em contato com a secretaria do curso, por e-mail, para verificar a agenda disponível.
  • Ainda não há informações a respeito de formatura solene, tendo em vista a pandemia de Covid-19.

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes