Ir para o conteúdo Engenharia Mecânica Ir para o menu Engenharia Mecânica Ir para a busca no site Engenharia Mecânica Ir para o rodapé Engenharia Mecânica
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

2021/2 ORIENTAÇÕES MATRÍCULA



ORIENTAÇÃO PARA OS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA – CAMPUS SANTA MARIA

A notícia será atualizada sempre que houver novas informações. É responsabilidade do aluno ficar acompanhando.

Da mesma foram que em 2021/1, a orientação da Coordenação do Curso de Engenharia Mecânica é que os alunos solicitem novamente matrícula em 2021/2 nas disciplinas que ficaram pendentes em 2020/1, para que seja feito o melhor andamento do curso (para os alunos matriculados em TCC e Estágio, verificar item mais abaixo).

Salientamos que, os alunos continuarão com o direito de recuperar as atividades de 2020/1 durante o semestre suplementar, conforme Resolução 024/2020, alterada pela Resolução 042/2021.

ATENÇÃO! Ao entrar em contato por e-mail (mecanica@ufsm.br) informe sempre seu número de matrícula. Sem essa informação, não poderemos atender a demanda.

2021/2– aulas remotas, pelo REDE

  • Da mesma forma que 2020/1, o segundo semestre de 2021 será todo de forma remota, através do REDE.

  • Em 2021/2 também não haverá exigência de carga horária mínima nem máxima, sendo assim, pedimos atenção aos alunos para que sejam solicitadas disciplinas de forma que haja bom aproveitamento.

  • Além disso a Resolução permite que o aluno possa optar em não participar do semestre de forma remota, escolhendo retornar as atividades no retorno das atividades presenciais, ainda sem data definida.

  • Dessa forma, os alunos sem benefício socioeconômico ou sem bolsa de projeto deverão solicitar trancamento total do semestre, exclusivamente através do Portal do Aluno.

  • Os alunos com benefício socioeconômico ou que recebem bolsa de projetos deverão informar à secretaria, através do e-mail mecanica@ufsm.br, que optam em não participar do semestre. Estes alunos serão colocados em SOD (Sem Oferta de Disciplina), essa situação é feita exclusivamente pela Secretaria do Curso.

  • O prazo pra Trancamento e SOD é dia 13/11/2021, conforme calendário acadêmico.

E-MAIL INSTITUCIONAL 

  • Como as aulas em 2021/2 serão remotas, pelo sistema REDE, elas ocorrerão via Moodle ou Google Classroom. Sendo assim, sugerimos que os alunos realizem a solicitação de e-mail institucional para ter acesso às plataformas. Orientações para solicitação de e-mail institucional, clique aqui.
  • Após criação do e-mail, os alunos devem atualizar o contato no Portal do Aluno.
  • Lembramos a todos que o contato oficial do Curso com os alunos é via e-mail cadastrado no Portal.

ALUNOS INGRESSANTES (calouros/bixos)

  • O sistema matricula os alunos ingressantes automaticamente nas disciplinas do primeiro semestre. Não é necessário nenhuma ação até o início das aulas.
  • Caso você venha de outro Curso da UFSM, ou de outra Instituição de Ensino Superior, e já tenha disciplinas para aproveitar, pode solicitar dispensa no Portal do Aluno, tão logo tenha acesso. Há um tutorial de como fazer neste link. Estes alunos deverão informar à Coordenação, que indicará as disciplinas a serem matriculadas. A dispensa é necessária, mesmo se as disciplinas possuírem mesmo código, já que foram cursadas em matrícula diferentes.
  • Para acesso às aulas, via Moodle ou demais plataformas, os alunos deverão aguardar o início das aulas, dia 13/10. As salas são criadas pelos professores e, geralmente, isso é feito na primeira semana de aula. Caso os alunos não tenham acesso, devem entrar em contato com o Curso, após o início das aulas.
  • O Curso possui página no Facebook e Instagram (Engenharia Mecânica UFSM), nelas repassamos todas as informações/notícias de interesse dos alunos. Caso você deseje adicionar o curso, por favor, informe via mensagem que é aluno da Engenharia Mecânica. No entanto, reforçamos que o contato oficial do Curso é por e-mail (mecanica@ufsm.br)

DISCIPLINAS PENDENTES

  • O sistema do Curso de Engenharia Mecânica é seriado, ou seja, se o aluno tiver mais de 2 disciplinas pendentes, não conseguirá matrícula no semestre seguinte. (ex. o aluno está atualmente no 6º semestre, mas tem disciplinas pendentes do 3º e 4º semestre – o sistema não realizará matrícula em disciplinas do 7º, apenas nas disciplinas pendentes.).

  • No entanto, a Resolução 024/2020 permite cursar disciplinas sem ter os pré-requisitos, no nosso caso, tendo pendências.

  • Salientamos, porém, que a orientação da Coordenação do Curso é que seja solicitada matrícula em disciplinas pendentes, para o bom andamento do Curso, pois a construção do Currículo é feita baseada em uma progressão regular.

  • Salientamos, ainda, que com a mudança de currículo, as disciplinas do currículo de 2005 não são mais ofertadas (com exceção das disciplinas do 8° semestre, que estão ofertadas como DCG para os alunos do Currículo 2019).

  • Dessa forma, mesmo que o aluno não seja afetado pela reforma, deverá fazer a disciplina equivalente do novo currículo. Para verificar as equivalências, você pode acessar este link.

  • As disciplinas do 8° semestre, do currículo de 2005, estão ofertadas como DCG. Assim, os alunos do currículo de 2005 que ainda possuem elas como pendências, devem dar prioridade a elas na solicitação de matrícula. Os alunos do currículo 2019 poderão cursá-las como DCGs.

  • Informamos, também, que a Coordenação fará, constantemente, análise da matrícula dos alunos, a fim de evitar problemas no decorrer do semestre e poderá retirar disciplinas se avaliar que o aluno não possui condições de cursá-las.

  • O Coordenador Substituto do Curso, prof. Cesar Gabriel, estará disponível para orientar aos alunos sobre as disciplinas a serem cursadas, já que o prof. Leandro está em férias. Os alunos deverão contatar diretamente por e-mail (mecanica@ufsm.br).

DISCIPLINAS POR RESOLUÇÃO

  • Por decisão da Coordenação do Curso de Engenharia Mecânica,  em 2021/2, não haverá turma por Resolução 32/2015, também conhecida como Resolução 05/95.

QUADRO DE HORÁRIOS

  • Os horários para o primeiro semestre de 2021 já estão disponíveis neste link.

DISCIPLINAS COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO (DCG)

  • Além das disciplinas ofertadas pelo Curso como DCGs, os alunos que estão finalizando o Curso (a partir do 8° semestre) poderão solicitar matrícula como aluno especial em disciplinas da pós-graduação. Para isso, deverão conferir o Edital de Aluno Especial, neste link.

DISPENSA/APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS

  • Caso você tenha cursado alguma disciplina obrigatória em outro curso você deve solicitar dispensa, no Portal do Aluno, tão logo a disciplina seja finalizada (verifique primeiro se já não foi dispensado automaticamente).

  • Após, a solicitação chegará na Caixa de Entrada da Coordenação que avaliará e lançará a dispensa.

  • A solicitação deverá ser feita o mais breve possível para que o sistema não avalie como mais uma disciplina pendente.

  • Disciplinas de outros cursos, mas com o mesmo código, não necessitam de dispensa.

  • Salientamos que não é possível solicitar dispensa na disciplina se ela não foi finalizada, mesmo que você já saiba que foi aprovado.

  • Dispensa de DCGs em outros Cursos devem ser solicitadas ao final do 9º semestre, em Tópicos para Engenharia Mecânica (caso precise cursar alguma disciplina no 10º semestre, aguardar ser aprovado na disciplina), conforme orientações neste link.

  • Para conferir como fazer a solicitação de dispensa, há um tutorial neste link.

PROCESSAMENTO DE MATRÍCULA

  • O processamento de matrícula é feito automaticamente pelo sistema:

    • Primeiro processamento: 18/09 (sábado)
    • Segundo processamento: 24/09 (sexta-feira)
  • É de responsabilidade do aluno verificar se as disciplinas solicitadas foram matriculadas.

PERÍODO SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA E AJUSTE 

  • O período de solicitação de matrícula web é de 13 a 17/09.

  • De acordo com calendário acadêmico, o período de ajustes web se dará de 21 a 23/09.

DISCIPLINAS DO PRIMEIRO SEMESTRE

  • Como informado anteriormente, a matrícula é automática para os alunos ingressantes/calouros.
  • As disciplinas do primeiro semestre são prioritárias para os calouros. Dessa forma, ficarão invisíveis para os demais alunos, não podendo ser solicitadas via Portal do Aluno inicialmente.
  • Após o processamento de matrícula dos calouros, as disciplinas serão disponibilizadas para os demais alunos solicitarem via Portal do Aluno.
  • Os alunos que já solicitaram matrícula, via Portal do Aluno, para MTM1019, não serão prejudicados e devem aguardar o processamento da matrícula dos demais alunos, que ocorrerá depois do processamento da matrícula dos calouros.
  • ATENÇÃO! As disciplinas já estão disponíveis para solicitação via Portal do Aluno.

MATRÍCULA COM CHOQUE DE HORÁRIO

  • Mesmo com as aulas em REDE, e aulas assíncronas, o sistema não permite matrícula em disciplinas com choque de horário.

NÃO CONSEGUI MATRÍCULA EM NENHUMA DISCIPLINA, E AGORA?

  • Caso você não consiga matrícula em nenhuma disciplina, não se preocupe. Você pode realizar a matrícula no período de ajustes presenciais, no início do semestre.

  • Não faça solicitação de matrícula em qualquer disciplina, ou em DCG, para “garantir vínculo”. Você estará retirando a vaga de quem realmente deseja cursar a disciplina.

  • A Coordenação avaliará as matrículas dos alunos e retirará disciplinas se avaliar que o aluno não possui condições de cursá-las.

  • Você só perde o vínculo se não realizar nenhuma matrícula até o final do período de solicitação de trancamento!

  • Alunos do 10º semestre que prorrogarão estágio não terão disciplinas disponíveis para matrículas. Estes alunos deverão contatar a Secretaria do Curso para ficar em SOD (Sem Oferta de Disciplina) que só pode ser feito pelo sistema, na secretaria.

AJUSTES PRESENCIAIS

  • Da mesma forma que em 2021/1, devido à pandemia de Covid-19 e a suspensão das atividades presenciais da UFSM, não haverá ajuste presencial na secretaria do Curso.

  • De 27 a 28/09 os ajustes serão feitos por e-mail:

    • O aluno deverá enviar e-mail para mecanica@ufsm.br com assunto: AJUSTE DE MATRÍCULA e com as seguintes informações

      • Nome completo do aluno

      • Número de matrícula

      • Nome da disciplina
      • Código da disciplina (informar se será excluída ou inserida)

      • Número da turma

      • ATENÇÃO! E-mail com informações incompletas ou erradas será ignorado.

    • As solicitações serão atendidas conforme ordem de chegada do e-mail, de segunda a sexta-feira, das 08h30min às 18h.

    • Para as disciplinas em que não houver saldo de vagas, será construída uma planilha de fila de espera.
    • A coordenação avaliará as solicitações e efetuará a matrícula.

    • O Coordenador Substituto do Curso, prof. Cesar Gabriel, estará disponível para orientar aos alunos sobre as disciplinas a serem cursadas, já que o prof. Leandro está em férias. Os alunos deverão contatar diretamente por e-mail.

DISCIPLINAS SEM VAGAS

  • Caso alguma disciplina não possua vaga, o aluno deverá enviar e-mail para mecanica@ufsm.br com assunto: DISCIPLINA SEM VAGA e com as seguintes informações: 

    • Nome completo do aluno

    • Número de matrícula

    • Nome da disciplina

    • Código da disciplina

    • Número da turma

  • A solicitações serão inseridas em uma planilha, por ordem de chegada, a fim de construir uma fila de espera.

  • Será consultado o professor e o departamento, responsáveis pela disciplina, para verificar a possibilidade de aumento de vagas, e se autorizado, a matrícula será efetivada até o dia 08/10. O Coordenador fará a análise da lista de espera e autorizará, ou não, a matrícula.

MATRÍCULAS EXTRACURRICULARES

  • De acordo com o calendário acadêmico, as matrículas em disciplinas de outros cursos ocorrerão de 04 a 08/10 e será feito, através do Portal do Aluno, da mesma forma que em 2021/1.

  • Mais próximo a data encaminharemos informações sobre.

  • Caso desejem analisar as disciplinas ofertadas em outros cursos, podem acessar este link. Ao digitar o nome ou código da disciplina, será informado o horário e o curso em que ela é ofertada. Atente ao fato de selecionar o Campus em que a disciplina é ofertada.

  • Da mesma forma que em 2021/1, tendo em vista que o semestre será pelo REDE, será possível solicitar matrícula em disciplinas fora do Campus de Santa Maria.

TRANCAMENTO TOTAL

  • O período de solicitação de trancamento total é de 13/09 a 13/11 e deve ser feito, exclusivamente, pelo Portal do Aluno.

  • Lembramos que, de acordo com a Resolução 024/2020, os trancamentos totais realizados durante a pandemia de Covid-19, e o sistema REDE, não serão contabilizados para cômputo de limite de trancamentos que, conforme Projeto Pedagógico do Curso, são cinco.

TRANCAMENTO PARCIAL

  • As solicitações de trancamento parcial (disciplinas) deverão ser feitas pela Secretaria do Curso até o dia 13/11, após o período de ajuste de matrículas.

  • As solicitações deverão ser feitas através do e-mail (mecanica@ufsm.br).

  • Lembramos que, caso o aluno solicite Trancamento Parcial em uma disciplina, perderá o direito de cursá-la, posteriormente, por Resolução 032/2015, caso reprove por nota em um outro semestre.

  • Lembramos que, de acordo com a Resolução 024/2020, trancamentos parciais realizados durante a pandemia de Covid-19, e o sistema REDE, também não serão contabilizados para cômputo de limite de trancamentos parciais.

  • Atenção! O sistema não permite trancamento parcial para alunos matriculados em uma única disciplina. Dessa forma, o aluno deverá optar pelo trancamento total, e realizar a solicitação, exclusivamente via Portal do Aluno.

TCC

  • Os alunos que realizaram matrícula na disciplina DEM1146 – TCC1 em 2021/1, só poderão solicitar matrícula na disciplina DEM1147 – TCC2, em 2021/2, se aprovados na DEM1146. A Coordenação avaliará a matrícula dos alunos e, se não for cumprido esta exigência, o aluno será desmatriculado.
  • Os alunos do Currículo 2019, que iniciarão o 8° semestre, deverão solicitar matrícula na disciplina DEM1146 – TCC1, na turma do professor orientador de interesse.

  • Os alunos do Currículo 2005, que estão no 9° semestre, deverão solicitar matrícula na disciplina DEM1026 – TCC, na turma do professor orientador de interesse.

  • Os alunos que já estão matriculados em TCC (DEM1026) em 2020/1, 2020/2 ou 2021/1 não deverão solicitar matrícula novamente!

  • Os alunos que solicitarem matrícula em DEM1026 ou DEM1146 deverão enviar, via e-mail, anteprojeto do trabalho, conforme modelo no site. Para acessar o documento, clique aqui.

    • Enviar e-mail com assunto: ANTEPROJETO TCC
    • O prazo para envio do documento é 01/10. E deverá vir acompanhado de e-mail com de acordo do orientador.
    • Alunos que não enviarem o documento até a data estipulada, terão matrícula cancelada.
    • Anteprojetos sem o de acordo do orientador, terão matrícula cancelada.
    • O anteprojeto será avaliado em reunião do Colegiado e, se necessitar ajustes, o orientador será contatado.

ESTÁGIO (ENG514) – apenas para alunos do currículo 2005

  • Só é permitido matrícula em estágio se o aluno já tiver cumprido TODAS as disciplinas obrigatórias, ou seja, estiver no 10º semestre.

  • Casos diferenciados deverão ser encaminhados, por e-mail (mecanica@ufsm.br), para análise.

  • Os alunos que estão matriculados na disciplina de Estágio em 2020/1, 2020/2 ou 2021/1 não deverão solicitar novamente matrícula!

  • O aluno que estiver apto a matricular-se em estágio deverá realizar matrícula na turma 14 (professor Leandro).

  • Após o período de matrículas será remanejado para a turma do orientador de estágio.

  • ATENÇÃO! Alunos do Currículo 2019 que pretendem iniciar estágio obrigatório em 2021/2 devem entrar em contato, o mais breve possível, com a secretaria do curso pelo e-mail mecanica@ufsm.br
  • O aluno deverá encaminhar, o mais breve possível, Termo de Compromisso de Estágio e Plano de Atividades conforme orientações constantes neste link. Devido a pandemia de Covid-19 e a suspensão das atividades presenciais, é exigido também a assinatura do Termo de Adesão.

  • Caso não haja disciplinas pendentes, para não perder o vínculo, o aluno ficará em SOD (sem oferta de disciplina), essa situação é feita pela secretaria do Curso após todos os períodos de ajustes.

ACG – PROVÁVEIS FORMANDOS

  • A solicitação de registro de ACGs deve ser feita através do Portal do Aluno, o mais breve possível.

  • Maiores informações se encontram neste link.

FORMATURA

  • As formaturas de Gabinete estão ocorrendo quinzenalmente, às 10h30min, de forma remota, caso tenham interesse, devem entrar em contato com a secretaria do curso, por e-mail, para verificar a agenda disponível.
  • Ainda não há informações a respeito de formatura solene, tendo em vista a pandemia de Covid-19.

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes