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Matricula

PERÍODO DE MATRÍCULAS

Primeiro semestre de 2018:

Matrícula web: 19 a 23/02

Ajuste de matrícula (exclusivamente no Portal do Aluno): 27 e 28/02

Ajuste de matrícula presencial (junto a Coordenação do Curso): 05 a 03/03

Matrícula em disciplinas extracurriculares (junto a Coordenação do Curso onde a disciplina está sendo ofertada): 12 e 13/03

Segundo semestre de 2018:

Matrícula web: 27 a 30/07

Ajuste de matrícula (exclusivamente no Portal do Aluno): 01 e 02/07

Ajuste de matrícula presencial (junto a Coordenação do Curso): 06 a 10/08

Matrícula em disciplinas extracurriculares (junto a Coordenação do Curso onde a disciplina está sendo ofertada): 13 e 14/08

AJUSTE DE MATRÍCULAS

Atenção: a matrícula na disciplina dependerá da existência da vaga.

Segundo semestre de 2018:

1º Período: 30 e 31/07 (Exclusivamente no Portal do Aluno)

2º Período: 06 a 10/08 (Junto a Coordenação do Curso), conforme cronograma abaixo:

 

O acadêmico deverá comparecer pessoalmente, no dia e horário determinado pelo cronograma.

O atendimento será feito por ordem de chegada.

Não serão excluídas disciplinas já matriculadas.

Não será analisado quadro de horários e disciplinas possíveis de matrícula, o aluno deverá chegar com os códigos das disciplinas em que gostaria de se matricular e as possíveis alterações (caso a disciplina pretendida não tenha mais vagas).

Não será feito matrícula em semestres além do estabelecido (ex., alunos do quinto semestre querendo fazer disciplinas do sexto).

Casos diferenciados deverão ter autorização assinada pelo Coordenador do Curso.

DISCIPLINA EXTRACURRICULAR

Conforme Resolução 015/99, a matrícula em disciplina extracurricular dependerá de autorização expressa, concedida pela Coordenação do Curso, ao qual o aluno estiver regularmente matriculado.

O número de disciplinas extracurriculares não pode ser superior a 10 (dez) num mesmo curso.

Formulário de solicitação – o formulário de solicitação deverá ser assinado pelo Coordenador do Curso de origem

Período de solicitação primeiro semestre de 2018 (junto a Coordenação do Curso onde a disciplina está sendo ofertada): 12 e 13/03

Período de solicitação segundo semestre de 2018 (junto a Coordenação do Curso onde a disciplina está sendo ofertada): 13 e 14/08

Solicitação de cancelamento de matrícula e vínculo pelo aluno – DERCA

Dúvidas sobre cancelamento, clique aqui.

Solicitação de cancelamento de curso, clique aqui.

Resolução 033/2015 (Regulamenta o processo de acompanhamento pedagógico e cancelamento de matrícula e vínculo com a Universidade Federal de Santa Maria, e revoga a Resolução N. 009/98.), clique aqui.

RESOLUÇÃO 032/2015

Dispõe sobre o regime especial de avaliação para recuperação em disciplinas com reprovação não decorrente de freqüência insuficiente em cursos de graduação modalidade presencial e distância. Revoga a resolução 005/95.

Pré-requisitos para cursar a disciplina em resolução:

Primeira vez que cursa a disciplina;

Reprovação por nota e não por frequência;

Só poderá cursar no semestre seguinte à reprovação.

Caso o aluno reprove na disciplina realizada por resolução ou não solicite resolução no semestre seguinte, deverá cursar novamente a disciplina com a respectiva frequência regimental (75%).

Caso o aluno perceba que se encaixa na situação de cursar a disciplina em resolução e esta não foi ofertada, deverá comunicar a Coordenação do Curso o mais breve possível.

As solicitações de matrícula em disciplinas em resolução seguem o calendário para solicitação de matrícula.

DISPENSA DE DISCIPLINAS

Resolução 025/2017, que regulamenta os processos de dispensa de disciplinas de graduação, dispensa de disciplinas por autodidatismo e registro de Atividades Complementares de Graduação (ACG).

Atenção!

Para disciplinas obrigatórias cursadas em outros Cursos, e não possuam o mesmo código de disciplinas do Curso de Eng. Mecânica, (ex.: Química Geral, Curso de Engenharia de Controle e Automação – QMC1031) deve ser solicitado dispensa na disciplina do Curso de Engenharia Mecânica logo após aprovação, para não ficar com pendências.

Disciplinas Complementares de Graduação (DCG) que não forem cursadas na Engenharia Mecânica deverão ser solicitadas dispensa, ao final do 9º semestre, na disciplina DCG2054 – Tópicos em Engenharia Mecânica. É permitido solicitar dispensa apenas uma vez, por isso, solicitar dispensa em Tópicos após cursar todas as DCGs.

Só pode ser solicitado dispensa de disciplinas aprovadas em que o professor encerrou a disciplina no sistema.

Anexos