Ir para o conteúdo Filosofia Ir para o menu Filosofia Ir para a busca no site Filosofia Ir para o rodapé Filosofia
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aula Inaugural dos Cursos de Filosofia da UFSM acontecerá na próxima sexta-feira, dia 14, em modalidade online e será aberta ao público acadêmico



 

AULA INAUGURAL DOS CURSOS DE FILOSOFIA – UFSM

1º SEMESTRE LETIVO DE 2021

As Coordenações dos Cursos de Filosofia da UFSM, conjuntamente com o Diretório Acadêmico da Filosofia – DAFil, gostariam de convidar a comunidade acadêmica para participar e prestigiar a Aula Inaugural dos Cursos de Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria, que contará com a participação da Profª. Drª. Katarina Ribeiro Peixoto, da UERJ – Rio de Janeiro.

O evento ocorrerá no dia 14 de maio, sexta-feira, às 14h, através de videoconferência pelo Google Meet, e terá dois momentos: no primeiro haverá a recepção dos(as) novos(as) alunos(as) dos Cursos e repasse de informações aos(às) estudantes por parte das Coordenações. No segundo momento teremos uma palestra com temática relacionada à Filosofia Feminista.

Aos participantes que solicitarem, será disponibilizado certificado de participação com cômputo de horas de ACG.

Ressaltamos que todo o evento ocorrerá online, pela plataforma Google Meet, e será gravado para disponibilização no canal do DAFil – UFSM no YouTube.

A Aula Inaugural será um evento aberto a estudantes de outras instituições de ensino, e, por esse motivo, disponibilizamos abaixo um formulário de inscrição para os participantes que não estudam nos Cursos de Filosofia da UFSM

Para participar basta acessar o link abaixo alguns minutos antes do início previsto das atividades.

 

  • LINK DA AULA INAUGURAL:

 
  • FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA ESTUDANTES EXTERNOS AOS CURSOS DE FILOSOFIA DA UFSM:
 
 
 
 

SOBRE O EVENTO:

 

A palestrante convidada é a Professora Doutora Katarina Ribeiro Peixoto – UERJ, que trará uma conversa sobre “Cânone Filosófico e Feminismo: apontamentos sobre mapas, naves espaciais e o juízo final.

A Profª. Drª. Katarina Peixoto é pesquisadora em Filosofia do Início da Modernidade, e vinculada ao Departamento de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Concluiu o mestrado e doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é graduada em Direito pela UFPE. Pesquisa o reformismo lógico do Século XVII (Descartes, Arnauld, Port-Royal, Locke) e se dedica, também, à recuperação do legado filosófico de mulheres filósofas que foram silenciadas pela historiografia dos últimos dois séculos. Dentre as filósofas a que se dedica, estão Elisabeth da Bohemia e Émilie Du Châtelet. Trabalha também com as discussões de método acarretadas pela ampliação e reescritura do cânone e pela prática filosófica na história. Nas linhas de pesquisa em que atua, publicou artigos sobre a Lógica de Port-Royal na Revista Logique & Análise e na Encyclopedia of Early Modern Philosophy and Sciences. Coorganizou, com o Professor Doutor Pedro Pricladnitzky, a I Conferência Internacional Mulheres na Filosofia Moderna, que se realizou na UERJ, em junho de 2019. É coeditora de um dos volumes da Coleção Women in The History of Philosophy and Sciences, da Springer, o “Women in the History of Philosophy and Science: Latin American Perspectives”. Colabora com dois projetos internacionais, voltados à recuperação de mulheres na história da filosofia: o Extending New Narratives in the History of Philosophy (https://www.newnarrativesinphilosophy.net/index.html) e o New Voices on Women in the History of Philosophy, na Universidade de Paderborn (https://historyofwomenphilosophers.org/projects/new-voices-on-women-in-the-history-of-philosophy). Tem trabalhos em andamento nas três linhas de pesquisa.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-464-419

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes