Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Calouros: informações básicas

INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA CALOUROS:

Cursos de Filosofia – UFSM

1. 1ª Via da Carteira da Biblioteca e do Restaurante Universitário: preencher o formulário via Portal da UFSM – aba Alunos – clicar em Biblioteca e acessar o formulário digital. Depois dirigir-se à Biblioteca Central para retirar a carteira levando uma foto 3×4, carteira de identidade e comprovante de matrícula. O prazo para retirada é de 05 dias úteis após a solicitação. O estudante também pode achar o link do formulário a ser preenchido no Site do Departamento de Filosofia (http://w3.ufsm.br/filosofia/) do lado direito da página, em “links – ufsm”. Além disso, o requerimento poderá ser feito pessoalmente pelo aluno no subsolo da Biblioteca Central – Campus. A solicitação da carteira é de fundamental importância porque garante ao estudante não só os benefícios do RU e Biblioteca, mas também a senha para acessar o PORTAL DO ALUNO no site da UFSM, onde se pode obter todas as informações e documentos necessários para a vida acadêmica.

2. Carteira para Transporte: dirigir-se à sede da ATU na Av. Rio Branco, nº. 419 (Centro) ou ao Posto da ATU, que fica ao lado do posto de gasolina, na entrada da UFSM, levando cópia do comprovante de matrícula, identidade, CPF e comprovante de endereço. Caso o comprovante de endereço esteja em nome de outra pessoa (pai, mãe, tio, amigos, etc.), levar uma declaração de moradia assinada pelo titular do comprovante residencial e cópia da identidade do declarante. O horário de atendimento do Posto no Campus é das 08h30min às 15h30min.

3. Matrícula via WEB: a cada semestre O ALUNO deve atentar-se para os prazos de realização da matrícula via WEB, pois esse ato garante a manutenção do vínculo com a Instituição. Aquele que perder o prazo, automaticamente perderá o semestre posterior ao qual deveria ter se matriculado, além de estar sujeito a perder o vínculo com a UFSM por completo. Frisa-se que o ato de matrícula é efetuado exclusivamente via Internet, no Portal do Aluno e não pessoalmente na Secretaria do Curso.

4. Guia do Estudante: leitura obrigatória por parte dos estudantes, pois contém informações relevantes sobre a vida acadêmica, resoluções que normatizam procedimentos, assim como trata dos direitos e deveres dos alunos. Disponível em versão digital na página da UFSM, no link Alunos, podendo ainda ser requisitado impresso na PROGRAD (Pró-Reitoria de Graduação), no Prédio da Reitoria – Campus.

5. Grades Curriculares: o curso de Filosofia – Bacharelado tem duração de nove semestres, enquanto o Curso de Licenciatura tem oito. Aconselha-se fortemente ao aluno seguir a ordem seqüencial das disciplinas a cada semestre, evitando a prorrogação do Curso por falta de atendimento de pré-requisitos. As grades curriculares completas estão disponíveis no Site do Departamento de Filosofia, ao clicar nos ícones “Bacharelado” ou “Licenciatura”.

6. Trancamento Total e Parcial e Processo de Jubilamento: é permitido ao aluno fazer até quatro trancamentos totais de semestres letivos, sendo que a solicitação deve ser renovada a cada semestre. Os trancamentos parciais podem ser solicitados após a realização da matrícula, e acontecem quando o aluno solicita a exclusão de uma ou mais disciplinas em que já esteja matriculado, observando sempre os prazos estabelecidos no calendário acadêmico e a carga horária mínima de 180 horas/semestre a ser cursada. O aluno pode fazer até sete trancamentos parciais. O prazo máximo de permanência nos Cursos é de 13 semestres para o Bacharelado e de 12 para a Licenciatura, sendo que após estes prazos pode ser encaminhado o processo de jubilamento (perda do vínculo com a Instituição).

7. Página WEB do Departamento: recomenda-se ter como hábito o acesso à esta página, pois as informações relevantes serão sempre disponibilizadas por este meio. Também se encontra disponível aqui o PPP – Projeto Político-Pedagógico dos Cursos, com o elenco das disciplinas e os pré-requisitos exigidos.

8. Endereço de e-mail Institucional: a maioria dos Cursos oferecidos pela UFSM já contam com endereço de e-mail institucional próprio do Curso, ao qual podem ser remetidos quaisquer dúvidas ou sugestões, bem como usado como forma direta de comunicação entre o aluno e seu respectivo Curso.

O endereço de e-mail do Curso de Filosofia – Bacharelado é bachareladofilosofia@ufsm.br.

O endereço do Curso de Filosofia – Licenciatura é licenciaturafilosofia@ufsm.br .

9. Portal do Aluno: ferramenta acadêmica que está disponível no site da UFSM (www.ufsm.br). Nele encontram-se disponíveis documentos como comprovante de matrícula, histórico escolar simplificado, atestados, certificados, quadro de horários, notas e demais documentos necessários para a vida estudantil. Como referido, será também através desse Portal que o acadêmico irá renovar semestralmente seu vínculo com a Instituição de Ensino através do processo de Matrícula. É muito importante que o aluno mantenha sempre atualizados os seus dados cadastrais no Portal do Aluno.

10. Estrutura do Departamento de Filosofia: a estrutura de recursos humanos é composta por 20 Professores efetivos, 4 servidores Técnico-Administrativos e 2 Bolsistas. A estrutura física é composta por 1 laboratório de informática – LABOFIL, 1 laboratório de ensino de filosofia – LEAF, 7 salas de aula, 1 sala do Diretório Acadêmico, 4 Secretarias (Departamento, Pós-Graduação, Licenciatura e Bacharelado), 2 salas de reunião, 1 anfiteatro, 1 gabinete de estudos, cozinha, banheiros e gabinetes individuais para cada Professor.

11. Estrutura da UFSM, Órgãos Universitários e Pró-Reitorias a suas siglas: a Universidade Federal de Santa Maria, fundada em 1960, é uma autarquia federal dotada de autonomia econômica e administrativa, sendo vinculada, como o são todas as Instituições de Ensino Superior, ao Ministério da Educação. Divide-se em dez unidades universitárias, dentre elas o CCSH – Centro de Ciências Sociais e Humanas, ao qual pertence o Departamento de Filosofia. O Departamento de Filosofia reúne três Cursos (Programas de Ensino) distintos entre si. No nível de graduação existem os Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, com três Secretarias – uma do próprio Departamento (Sala 2311-C), uma do Curso de Filosofia – Licenciatura (Sala 2311) e uma do Curso de Filosofia – Bacharelado (Sala 2312). No nível de Pós-Graduação existe o Programa de Pós-Graduação em Filosofia, reunindo Mestrado e Doutorado, com uma Secretaria própria (Sala 2308). Os Cursos de Licenciatura, Bacharelado e Programa de Pós-Graduação representam unidades autônomas dentro do Departamento, sendo que este é responsável pela gestão administrativa, contábil e de recursos humanos de suas unidades.

Na UFSM existem ainda, dentre outros, Órgãos Executivos (DERCA, COPERVES, DIPAT, Procuradoria Jurídica, etc.), Órgãos Suplementares (Biblioteca, Restaurante Universitário, Museu, Planetário, Rádio e TV Campus, CPD – Centro de Processamento de Dados, etc.) e Pró-Reitorias (PROGEP, PRAE, PROGRAD, etc.). No Site da UFSM o interessado poderá informar-se acerca das atribuições e competências de cada Órgão ou Pró-Reitoria.

 

Segue lista dos Órgãos Universitários e Pró-Reitorias com suas respectivas siglas que exercerão maior influência nas vidas acadêmicas dos alunos de graduação:

  • COPERVES – Comissão Permanente de Vestibular;
  • DERCA – Departamento de Registro e Controle Acadêmico (órgão em que toda a vida estudantil é processada, arquivada e onde são expedidos os Diplomas);
  • Biblioteca Central;
  • CPD – Centro de Processamento de Dados;
  • RU – Restaurante Universitário;
  • PRAE – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (concede Bolsas, vagas na União Universitária e presta assistência em geral aos estudantes);
  • PRE – Pró-Reitoria de Extensão (investe nos Programas de Extensão oferecidos aos alunos de todos os níveis de aprendizado);
  • PROGRAD – Pró-Reitoria de Graduação (por ela passam todos os assuntos estudantis em nível de graduação).

 

Unidades Universitárias:

    • CCSH – Centro de Ciências Sociais e Humanas;
    • CCS – Centro de Ciências da Saúde;
    • CCNE – Centro de Ciências Naturais e Exatas;
    • CT – Centro de Tecnologia;
    • CE – Centro de Educação;
    • CEFD – Centro de Educação Física e Desportos;
    • CAL – Centro de Artes e Letras;
    • CCR – Centro de Ciências Rurais;
    • CESNORS – Centro de Educação Superior Norte – RS;
    • UDESSM – Unidade Descentralizada de Educação Superior de Silveira Martins/RS.

*Material elaborado pelos Secretários Niklas B. Hamm e Ana Lúcia Pivetta.

Santa Maria, 10 de março de 2014.