Ir para o conteúdo Física Ir para o menu Física Ir para a busca no site Física Ir para o rodapé Física
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor de física da Universidade de Bolonha vai ministrar dois seminários na UFSM



O professor Daniel Remondini, do Departamento de Física e Astronomia da Universidade de Bolonha (Itália) estará em Santa Maria na próxima semana para ministrar dois seminários, nos dias 7 e 8 de junho, promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Física da UFSM. Ambos acontecem às 10h na sala de videoconferência da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), localizada no prédio 13 do campus. Os temas dos seminários podem ser conferidos abaixo:

7 de junho – “A entropia de uma rede para a caracterização dos estados celulares perturbados”. Resumo – A mecânica estatística aplicada a redes complexas é uma ferramenta poderosa, permitindo claramente caracterizar ensembles de rede com base em suas características mais relevantes, como o grau ou a distribuição do peso. Após uma breve introdução, serão apresentados alguns exemplos de aplicação para sistemas biológicos perturbados (como o câncer e o envelhecimento fisiológico) em múltiplas escalas, que vão desde um genoma completo até as vias e genes individuais.

8 de junho – “Explorando a complexidade do DNA por análise estocástica”. Resumo – A estrutura do DNA é conhecida por incorporar as informações codificadas nos genes necessárias para construir todos os organismos vivos. Além disso, o que já foi chamado de “DNA lixo” contém, na realidade, informações muito relevantes para o processamento da transcrição de genes (por exemplo, regiões promotoras, enhancers e miRNAs). Foram estudadas recentemente sequências de DNA de genomas completos (de vírus até mamíferos), com uma abordagem baseada em cadeias de Markov, para observar algumas características, incluindo distribuições da distância de dinucleotídeos que podem ser associados a processos estruturais agindo sobre o DNA, tais como a metilação GC.

http://site.ufsm.br/noticias/exibir/professor-de-fisica-da-universidade-de-bolonha-vai

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-450-381

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes