Ir para o conteúdo Fonoaudiologia Ir para o menu Fonoaudiologia Ir para a busca no site Fonoaudiologia Ir para o rodapé Fonoaudiologia
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Padrao de Qualidade nos Exames de Videofluoroscopia no HUSM



Semanalmente são realizadas videofluoroscopias da deglutição no Serviço de Radiologia do HUSM.  Este exame é o padrão ouro na avaliacao da deglutição e diagnóstico da Disfagia Orofaringea e vem sendo realizado desde 2011 numa parceria entre o Laboratório de Disfagia e o  HUSM. 
Nas ultimas semanas fez-se  o o Teste do Metronomo o qual aplicamos ao equipamento de videofluoroscopia do HUSM. Tal teste visava avaliar e conferir a qualidade da imagem produzida durante os exames, a fim de garantir os padrões internacionais de 30 frames por segundo.
Esse teste foi protocolado Dra. Catriona Steele do Swallowing Rehabilitation Research Lab (Canada)  e vem sendo aplicado em diferentes locais onde as pesquisas se realizam. 
Prof. Diego e equipe da Radiologia (Dr. Paulo Jesus, Fisico Guilherme Weiss e tecnico em radiologia Mateus Trindade) – nossos habituais parcerios, conduziram o teste na ultima semana seguindo o protocolo prescrito pelo laboratorio  de Toronto. Nossos resultados comprovaram a excelência da qualidade das imagens que conseguimos captar de acordo com os elevados padrões internacionais para esse exame. Assim, tanto nossos exames clinicos quanto as atividades de ensino e pesquisa, na area da Disfagia da UFSM (HUSM) acontecem em acordo a esses padrões garantindo excelência nas práticas clinicas para o adequado diagnóstico da disfagia e nas atividades de ensino e pesquisa.


Prof.a. Dra. Renata Mancopes
Fonoaudióloga
Depto. de Fonoaudiologia – UFSM
Santa Maria – RS
renata.mancopes@gmail.com 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-440-275

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes