Ir para o conteúdo Fonoaudiologia Ir para o menu Fonoaudiologia Ir para a busca no site Fonoaudiologia Ir para o rodapé Fonoaudiologia
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Apresentação das áreas da Fonoaudiologia e dos laboratórios do curso



Os alunos do primeiro semestre do Curso de Fonoaudiologia estão tendo a oportunidade de conhecer mais de perto cada área da Fonoaudiologia e os trabalhos dos Laboratórios específicos do Curso. As primeiras apresentações foram das áreas de Voz e Disfagia.

 A  Fisioterapeuta e mestranda Fernanda Bresolin e a fonoaudióloga Doutoranda do LABVOZ apresentaram a abrangência da área de Voz e os trabalhos realizados no laboratório, os quais são orientados pela Profa. Dra. Carla Cielo.

No dia da apresentação do LABVOZ os alunos puderam experimentar alguns exercícios respiratórios e vocais, entendendo melhor como se dá parte do trabalho que farão com seus futuros pacientes.

O Fonoaudiólogo e Doutorando Diego Bilheri apresentou a área da Disfagia e o trabalho realizado no âmbito hospitalar. Nesse dia os alunos conheceram alguns dos instrumentos utilizados nessa área de atuação como estetoscópio, oxímetro, espessantes alimentares e exercitadores respiratórios.

A Profa. Dra. Elenir Fedosse, justamente com as fonoaudiólogas residentes da Atenção Básica, apresentou o trabalho na área de Saúde Coletiva.

A área de linguagem foi apresentada pela Profa. Dra. Marcia Keske Soares e Profa. Dra. Carolina Mezzomo. As pós-graduandas apresentaram equipamentos usados na pesquisa do LabFala e também o trabalho com Cinoterapia na pesquisa na área de Linguagem.

Confira alguns depoimentos sobre as atividades

As apresentações das áreas de atuação da fonoaudiologia estão sendo de muito bom proveito, pois me mostraram como realmente é o trabalho incluindo nas áreas que não conhecia, também expondo o modo como é feito alguns exames, e como é a atuação no laboratório e no hospital, também trazendo a informação das pesquisas realizadas e a importância do trabalho multiprofissional.
Dara da Silva Oliveira
Estudante
Estou admirada com as apresentações e em como nos faz relacionar as ações, nas diversas oportunidades que estamos tendo de observar práticas e nas disciplinas que estudamos. Eu estou entendendo a importância das disciplinas básicas e de como terei que me empenhar mais,cada palestra traz um crescimento e ensina como podemos encaminhar a nossa graduação e também como a senhora e os profissionais passam para nós questões de postura e comprometimento,realidade do sistema que iremos trabalhar e a importância da ação que temos com os outros profissionais que atuam conosco. Estou feliz e ansiosa para as próximas aulas.
Luciana Pimentel Bengochêa
Estudante
As apresentações das áreas de atuação em fonoaudiologia, estão sendo de suma importância, pois, expande os conhecimentos que temos sobre o curso. Não fazia ideia dos inúmeros espaços que poderia trabalhar, é visto que, em nossa sociedade o curso é pouco conhecido, com tudo, acabamos por conhecer o básico, confesso que fiquei surpreendida e cada vez mais apaixonada. Os profissionais que prestaram um pouco de seu tempo para contribuir com nosso conhecimento nas áreas, são realizados e transparecem amor pelo que fazem, isso torna as coisas mais claras, acredito que o restante faltante para ser visto contribuirá com os mesmos aspectos e desencadeará novas e possíveis paixões.
Aline Pereira
Estudante
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-440-749

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes