Aconteceu, na manhã desta segunda-feira (25/11), a V Mostra de Vivências Pedagógicas e Planejamento e Ordenamento Territorial Integrado (POTI) e o II Encontro de Socialização de Estágios, iniciativas promovidas pelo curso de Geografia que têm como objetivo a troca de experiências e a socialização de materiais produzidos pelos estudantes ao longo de suas atividades acadêmicas. Este ano, o evento foi registrado como uma das atrações satélites da Jornada Acadêmica Integrada (JAI), consolidando sua relevância dentro da programação acadêmica.
O evento reuniu estudantes, professores e o público em geral em um espaço de diálogo e aprendizado interdisciplinar. Durante a Mostra e o Encontro, foram apresentados trabalhos desenvolvidos nas disciplinas do curso de Vivências Pedagógicas, Planejamento e Ordenamento Territorial Integrado, Estágio Curricular de Ensino Fundamental e Estágio Curricular de Ensino Médio, com destaque para projetos de pesquisa, relatórios de campo e propostas de ensino inovadoras voltadas para a área de Geografia e de Planejamento Territorial.
A professora coordenadora dos cursos de Geografia, destacou a importância de iniciativas como esta para fortalecer a formação acadêmica e profissional dos estudantes. “Este espaço vai além da sala de aula. O evento em consolidação nos cursos de Geografia, permite que os estudantes e docentes compartilham experiências, trocam conhecimentos e exercitam o papel de protagonistas de suas formações”, afirmou.
Os participantes tiveram a oportunidade de explorar diversas temáticas, como cartografia, ensino de geografia, desafios do planejamento urbano, rural e ambiental e experiências práticas nos estágios obrigatórios. Além disso, o público externo pôde interagir com os trabalhos e compreender mais sobre as contribuições do curso de Geografia para o debate sobre território e sociedade.
O caráter integrador do evento e sua inserção na JAI também reforçam a busca por uma educação mais conectada com os desafios contemporâneos e por um diálogo constante entre academia e sociedade. A estudante Amanda, do Curso de Geografia Licenciatura, participante do evento, destacou: “Foi incrível ver como nossos trabalhos impactam não só o ambiente acadêmico, mas também têm potencial para transformar realidades”.
Além de valorizar o protagonismo estudantil, o evento reforçou a importância do diálogo entre o ensino, a pesquisa e a extensão, pilares que sustentam a formação universitária. Para os estudantes, “Participar desse evento nos faz perceber a relevância do que aprendemos e aplicamos”, afirmou Jheiny (formanda do curso de Geografia Licenciatura). Com o sucesso de mais uma edição, a Mostra POTI e o Encontro de Socialização de Estágios reafirmaram seu papel nas atividades do curso, propostas pelo NDE e previstas no PPC, deixando expectativas ainda mais altas para os próximos anos.
A lista de trabalhos compartilhados poder ser acessada em: https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/geografia/2024/11/21/programacao-dv-mostra-de-vivencias-pedagogicas-e-planejamento-territorial-integrado