Ir para o conteúdo Jornalismo Ir para o menu Jornalismo Ir para a busca no site Jornalismo Ir para o rodapé Jornalismo
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Prograd lança Guia Acadêmico UFSM 2019



A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) está divulgando a edição 2019 do Guia Acadêmico da UFSM. Com layout provisório em PDF, a publicação oficial, de caráter normativo (de acordo com a Resolução N. 008/1999), é voltada às comunidades externa e interna da UFSM, contemplando estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos.

O Guia Acadêmico traz informações sobre o ensino nos diferentes níveis e modalidades ofertados pela UFSM, da educação básica à pós-graduação, passando pela educação técnica e graduação, tanto presencial como a distância.

A publicação também orienta sobre as diversas formas de ingresso na UFSM e sobre a organização institucional em colegiados, coordenações de cursos e departamentos didáticos.

O guia aborda vários aspectos da administração geral de ensino-aprendizagem, como ofertas, matrículas e ajustes em disciplinas, vínculo do aluno, trancamento parcial e total do semestre, frequência mínima e colação de grau. O documento orienta também sobre preenchimento dos diários de classe, cumprimento do programa das disciplinas, avaliações, revisões de nota, afastamento do aluno para tratamento de saúde, além dos regimes de exercícios domiciliares e de recuperação dos estudos.

A edição 2019 do Guia traz ainda os aspectos administrativos referentes ao ensino-aprendizagem na pós-graduação, como ingresso, passagem direta para o doutorado, plano de estudos, suficiência em língua estrangeira, bolsas e docência orientada.

Além de uma breve descrição das atribuições das Pró-Reitorias da UFSM que têm impacto na vida estudantil, o Guia Acadêmico lista programas e benefícios para os alunos, como moradia, bolsas de alimentação, transporte, monitorias, formação estudantil e auxílio a material pedagógico.

A publicação destaca também diversos serviços visando a integração biopsicossocial da comunidade da UFSM. Entre eles estão as iniciativas de acessibilidade para pessoas com necessidades educacionais especiais e os serviços de orientação pedagógica, vocacional e psicopedagógica para alunos com dificuldades de aprendizagem e organização dos estudos.

O Guia Acadêmico 2019 lista também as iniciativas que contemplam a diversidade na UFSM, envolvendo as populações pretas, pardas, indígenas, quilombolas, egressas de escola pública, refugiadas, migrantes em vulnerabilidade e LGBTQI+.

 

(Notícia publicada no site da PROGRAD, Pró-Reitoria de Graduação, disponível no link: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/2019/04/08/prograd-lanca-guia-academico-ufsm-2019/ )

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-466-310

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes