Ir para o conteúdo Jornalismo Ir para o menu Jornalismo Ir para a busca no site Jornalismo Ir para o rodapé Jornalismo
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Novo Calendário Acadêmico- orientações sobre Matrículas 2021-1



Prezados alunos, o Início das aulas será no dia 18 de maio, para todos os cursos da UFSM.

São basicamente estes os aspectos que devem ser considerados:

a) Matrículas em disciplinas do curso (curriculares);

b) Matrículas em disciplinas de outros cursos (extracurriculares) e;

c) Trancamentos (totais e parciais).

  1. Matrícula Curricular (disciplinas do curso): três períodos em que o aluno deve ficar atento.

1º – Solicitação de matrícula Web, 16 a 31 de março – pelo portal do aluno, o discente solicita as disciplinas que deseja cursar e são oferecidas pelo curso para o seu respectivo semestre. As solicitações serão processadas pelo sistema (CPD) no dia 1º de abril. O sistema dá o retorno ao aluno sobre a situação após o processamento, ficar atento se precisa refazer ou se foram aceitas todas disciplinas solicitadas.

2º – Ajuste de matrícula Web. 05 de abril a 13 de maio – pelo portal do aluno, o discente pode solicitar matrícula em disciplinas que não conseguiu se matricular no primeiro período e fazer ajustes tais como exclusão, inclusão de matrícula em disciplinas específicas.

3º – Assim que começam as aulas, o aluno pode fazer um segundo ajuste de matrícula pelo portal do aluno (18 a 25 de maio). Durante as solicitações de ajustes o CPD fará processamentos diariamente destas solicitações, portanto se vc solicitou alguma alteração é necessário confirmar no dia seguinte, mediante emissão do *comprovante de matricula gerado pelo portal do aluno. *Este é o documento que confirma sua matrícula. A solicitação não garante.

  • Matrículas em disciplinas de outros cursos (extracurriculares)

 – Sobre matrículas em disciplinas do curso de Jornalismo em Frederico Westphalen: Sim, poderão ser feitas por alunos do curso de Santa Maria diretamente por meio do Portal do Aluno dentro do prazo de matrícula extracurricular, ou seja, de 26 de maio a 02 de junho. Sobre a equivalência de disciplinas, as obrigatórias só poderão ser equivalentes a disciplinas obrigatórias. Vocês poderão fazer qualquer disciplina do curso de FW e as mesmas poderão ser validadas como DCG’S, depois de cursadas.  A coordenação do curso de Santa Maria analisará a equivalência das disciplinas cursadas em Frederico somente depois do aluno cursar a disciplina e apresentar a nota final à secretaria da coordenação.

c) Trancamentos (totais e parciais).

 – Sobre Trancamentos: O aluno terá do dia 16 de março até o dia 11 de junho o para realizar trancamento do curso (total)  ou de disciplinas específicas (parcial). Caso o aluno não tenha intenção de cursar disciplinas pelo REDE é aconselhado o trancamento total. Caso o aluno, passado o tempo de ajuste de matrícula, entenda que não quer mais cursar a disciplina que está matriculado é aconselhado o trancamento parcial. Alunos que possuem BSE / PRAE e não forem cursar disciplinas devem enviar email a coordenação informando e solicitando a matrícula em SOD – Sem Oferta Disciplina, para não perderem o benefício.

OUTRO AVISO IMPORTANTE:

Matrículas em TAC 1 e TAC 2

Solicitação de matricula em TAC 1 e 2 do Curso de Jornalismo para o primeiro semestre de 2021.

Os alunos do Curso de Jornalismo que irão se matricular nas disciplinas de TAC1 Ou TAC2 neste primeiro semestre de 2021 devem responder esse questionário. Estas disciplinas não estarão disponíveis para solicitação no portal do aluno.

As disciplinas serão incluídas pela secretaria do curso durante a primeira semana de aula do semestre mediante conferencia dos pré-requisitos e disponibilidade dos professores orientadores e seus encargos. O curso criou um formulário que deve ser preenchido pelos alunos que se matriculam em TAC 1 e TAC 2.  O formulário está junto à mensagem da Oferta, no grupo do Facebook, desde 09 de março. Mas mando aqui, para vocês preencherem.

https://docs.google.com/forms/d/1woUmLfRCKwS4dWKMTiypCdXgiBl-HPKPGWpXbI12_kc/edit?fbclid=IwAR3aByUkgtr3W2sAtLVPqcstmQFadpxvKhhoxA1ZWVCIgiWypwGDr4AXTJQ#responses

Atenciosamente,

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-466-582

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes