Ir para o conteúdo Jornalismo Ir para o menu Jornalismo Ir para a busca no site Jornalismo Ir para o rodapé Jornalismo
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

ACGs

Considerando a necessidade de flexibilização curricular, que atende aos anseios dos alunos e concomitantemente os responsabiliza pela sua formação profissional, o Curso de Jornalismo abre a possibilidade de que os mesmos definam parte de sua formação profissional de acordo com seus interesses e habilidades, através de Atividades Complementares de Graduação (ACG).

Como Atividade Complementar de Graduação, o acadêmico deverá participar das atividades promovidas no ensino, na pesquisa e na extensão, possibilitando o contínuo aperfeiçoamento e atualização dos conteúdos curriculares. A principal característica da ACG deverá ser o estímulo para: 1) desenvolvimento de atividades orientadas nos laboratórios dos Cursos de Comunicação Social, como bolsistas ou como colaboradores; 2) participação em projetos de pesquisa, como bolsistas ou colaboradores; 3) participação em ações de extensão, como bolsistas ou colaboradores; 4) participação nos grupos de pesquisa e grupos de estudo orientados por professores do Departamento de Ciências da Comunicação; 5) participação no Programa de Educação Tutorial – PETCOM, como bolsistas ou voluntários; 6) participação em eventos científicos; 7) publicações. As Atividades Complementares de Graduação, definidas pelo Colegiado do Curso em Sessão Extraordinária nº 06/2013, no dia 10 de outubro de 2013,responderão por, no mínimo, 180 horas curriculares.

 

O Colegiado também definiu e aprovou as categorias de ACGs:

 

Programas de incentivo à formação acadêmica

a) Programa Especial de Treinamento (PET);

b) Monitoria;

c) Programa de iniciação científica;

d) Projetos de ensino e extensão.

 

Eventos e forma de participação

a) Cursos extracurriculares;

b) Congressos nacionais ou internacionais como participante;

c) Congressos nacionais e/ou internacionais como apresentador de trabalho;

d) Apresentação de trabalhos;

e) Como participante/ouvinte em jornadas acadêmicas, seminários, simpósios, congressos e outros eventos da área;

f) Como organizador de evento.

 

Publicações:

a) Resumo publicado em anais de congressos regionais, estaduais, nacionais ou internacionais;

b) Artigo completo publicado em revista nacional e/ou internacional da área.

 

Como colaborador em atividades do Curso:

a) Colaborador em atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão;

b) Como colaborador em atividades desenvolvidas no âmbito dos Cursos de Comunicação Social e órgãos suplementares da Instituição na forma de trabalho voluntário.

 

Participação em órgãos colegiados e diretórios acadêmicos.

Estágios extracurriculares.

 

FAQ ACG:

 

1. Quando devo solicitar a validação das minhas ACGs?

 

Você deve reunir os certificados de todas as atividades desenvolvidas durante a graduação. A Coordenação do Curso de Jornalismo, de forma a agilizar o processo de análise e validação das ACGs, indicará uma data para a entrega do requerimento de validação de ACGs aos prováveis formandos, no último semestre letivo necessário para a integralização curricular.

 

2. Por que algumas das atividades que listei no requerimento não foram computadas? Posso chegar ao fim do Curso sem os créditos exigidos de ACG?

 

As ACGs são contabilizadas a partir de diferentes atividades. As regras de ACG, descritas no PPC do Curso, determinam valores mínimos e máximos de carga horária computável para cada tipo de atividade (participação em eventos, grupos de pesquisa, etc). Dessa forma, se você não participar de atividades extracurriculares ou participar de apenas uma modalidade, poderá não alcançar os limites mínimos exigidos para integralização curricular.

Anexos