Ir para o conteúdo Jornalismo Ir para o menu Jornalismo Ir para a busca no site Jornalismo Ir para o rodapé Jornalismo
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Áreas de Atuação

O profissional egresso do Curso de Jornalismo da UFSM estará apto a atuar em diferentes contextos da prática profissional em Jornalismo, como em redações de veículos jornalísticos de modelos tradicionais: jornais, revistas, rádio, televisão e internet. Nesses contextos, entretanto, será competente para executar, além das rotinas tradicionais, as técnicas multimidiáticas em notícia e reportagem, podendo exercer atividades jornalísticas em redações organizadas em modelos de multiplataforma.

Além disso, o perfil profissional deste Curso também prepara o futuro jornalista para atuar nos novos campos da comunicação digital no ciberespaço, em diferentes plataformas, como sites de redes sociais, portais, sites, blogs, entre outros. Nesse contexto, também destacam-se as oportunidades de construção independente de conteúdos, com sentido empreendedor. Da mesma forma, a atuação profissional do jornalista proposta neste Projeto Pedagógico de Curso inclui as atividades de assessoria de comunicaçãoem contextos governamentais e não governamentais, institucionais, associativos e/ou sindicais, além de meios de comunicação comunitários.

O Projeto Pedagógico do Curso também permite que o profissional egresso inicie sua carreira de pesquisador e professor, por intermédio da continuidade dos estudos em cursos de Pós-Graduação, como especialização, mestrado e doutorado.