Ir para o conteúdo Jornalismo Ir para o menu Jornalismo Ir para a busca no site Jornalismo Ir para o rodapé Jornalismo
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Avaliações de Curso

O Curso de Comunicação Social – Jornalismo tem refletido sobre os resultados das Avaliações de Curso a partir de três eixos centrais: 1) Estrutura Curricular; 2) Infraestrutura Humana; e 3) Infraestrutura Física. A reforma curricular que resultou no novo PPC do Curso, recebeu contribuições importantes de docentes, discentes e TAEs que, através das Avaliações de Curso, possibilitaram ao NDE uma compreensão aprofundada sobre as dinâmicas de ensino e as relações entre disciplinas teóricas e práticas. Da mesma forma, o amplo debate institucional promovido pela reforma curricular, e a homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Jornalismo, possibilitaram ao NDE a elaboração de um redimensionamento das demandas estruturais, em termos de docentes e TAEs e estruturas físicas, de laboratórios, equipamentos e softwares.

Essas demandas estão sendo discutidas junto à Administração Central da UFSM: a. a partir do planejamento do novo prédio que atenderá as demandas dos Cursos vinculados ao Departamento de Ciências da Comunicação; b. pela revisão da estrutura laboratorial, a partir da reformulação dos laboratórios do Curso e da criação de um novo laboratório (centrado na lógica da convergência midiática); c. pela aquisição de vagas para docentes e TAES, a partir da remoção do professor Cassio dos Santos Tomaim para atividades na área de Telejornalismo, e da remoção, para o quadro de atividades do Departamento e dos cursos, de cinco novos TAEs (somados ao grupo já existente) que passaram a atuar nas atividades laboratoriais dos Cursos. Um deles, o servidor Lucas Dürr Missau, foi lotado diretamente no Curso de Jornalismo e atua em atividades dos Laboratórios de Ensino e Pesquisa.

O Curso de Comunicação Social – Jornalismo também realiza, semestralmente, avaliações com docentes, discentes e TAES. Essas avaliações periódicas servem para o monitoramento das rotinas de ensino, pesquisa e extensão, e para a elaboração de estratégias de melhoria do Curso.

OBS: A partir de 2014, estamos realizando uma avaliação semestral do Curso, das disciplinas e dos docentes.  Estamos processado os dados e em breve vamos disponibilizar aqui os relatórios completos com os dados obtidos a partir dessas avaliações.

Anexos