Ir para o conteúdo Jornalismo Ir para o menu Jornalismo Ir para a busca no site Jornalismo Ir para o rodapé Jornalismo
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estágio Não Obrigatório

O Convênio de Estágio pode ser firmado seguindo-se as normas de estágio não obrigatório do curso de Jornalismo que você deve acessar no anexo abaixo. Leia com muita atenção!

IMPORTANTE: O curso de jornalismo, por meio das instâncias do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante, definiu que as atividades do estágio não obrigatório devem ser realizadas pelo aluno de forma remota (não presencial no local de estágio), excepcionalmente enquanto durar a pandemia e o calendário acadêmico REDE UFSM.

Para mais informações: Convênios de Estágio/Agente de Integração/Internato Regional

O processo de assinatura do Termo de Compromisso de Estágio (anexos) deve ser aberto via sistema PEN SIE UFSM.

Acesse aqui tutorial para obter assinatura no sistema PEN SIE UFSM

PASSO A PASSO PARA FORMALIZAR SEU ESTÁGIO

ESTUDANTE – EMPRESA – COORDENAÇÃO (última a proceder a assinatura)

  1. [Estudante] Encaminha ao Colegiado do Curso de Jornalismo solicitação de estágio. O colegiado do curso se reunirá para avaliar documentos. Para a apreciação do Colegiado devem ser encaminhados os seguintes documentos, via e-mail do curso coordenacaojn.ufsm@gmail.com:
    1. a) aceite da organização/empresa que irá oferecer a vaga de estágio (anexos)
    2. b) cópia do Convênio firmado entre a organização/empresa e a UFSM;
    3. c) plano de atividades do estágio (anexos)
    4. d) histórico escolar e matriz curricular.
  2. [Coordenação] Divulga lista das solicitações de estágio aprovadas pelo colegiado
  3. [Estudante] Envia um e-mail para a Secretaria / Coordenação do Curso de Com. Social – Jornalismo  (coordenacaojn.ufsm@gmail.com) com o Termo de Compromisso de Estágio Não Obrigatório (arquivo abaixo) assinado e com data, avisando que abrirá o processo de estágio não obrigatório via PEN SIE.
  4. [Estudante] Contate a empresa para proceder o cadastro e a assinatura do TERMO de COMPROMISSO de ESTÁGIO de forma eletrônica pelo PEN SIE da UFSM (que aceita cadastro de pessoas, empresas, entre outros membros externos da UFSM) conforme o tutorial de homologação de termos de estágio (anexos). O Acadêmico/estagiário também assinará eletronicamente pelo PEN SIE.
  5. [Estudante] Abra processo oficial no sistema PEN SIE UFSM. Faça Upload da documentação no processo aberto, assine eletronicamente e tramite para a empresa.
    1. Termo de Compromisso de Estágio Não Obrigatório de aluno de graduação (anexos);
    2. Plano de Atividades (o mesmo apresentado ao colegiado do curso)
    3. Apólice de seguro (fornecida pela empresa)
  6. [Empresa] Assina eletronicamente no PEN SIE e tramita para a Coordenação do curso.
  7. [Coordenação] Analisa e se estiver tudo em conformidade, assina e arquiva. Em caso de divergência, envia novamente para o estudante.
  8. [Estudante] Depois da coordenação aprovar, o PEN SIE gera um arquivo PDF com todas as assinaturas. Guarde uma cópia do processo para si e encaminha outra para a empresa.
  9. [Estudante] Ao finalizar o estágio não obrigatório, encaminha via e-mail do curso (coordenacaojn.ufsm@gmail.com) o relatório de atividades de estágio (anexos) feito pelo aluno e o instrumento de avaliação de estágio não obrigatório (anexos), assinado e preenchido pelo supervisor/ jornalista.

SAIBA MAIS SOBRE AS REGRAS

  1. Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes.
  2. Resolução N. 025/2010. Regulamenta, no âmbito da UFSM, a concessão de estágios.
  3. O Curso de Jornalismo permite a realização de estágios extracurriculares.
  4. A empresa/organização/instituição deverá prover a orientação por um profissional jornalista contratado e que o mesmo seja encarregado de
  5. assumir a função de Supervisor do estágio, uma vez que estágio é uma atividade de aprendizado. Também, deverá atestar condições adequadas para a realização do estágio.
  6. Para que o estágio tenha caráter legal é preciso convênio firmado entre a empresa que disponibiliza a vaga e a UFSM. Depois do convênio, é firmado o Termo de Compromisso de Estágio, entre a empresa, o estudante selecionado e IES.
  7. O Estudante deve elaborar um relatório semestral e relatório final a ser entregue para a Coordenação do Curso via Pen-Sie.
  8. A empresa contratante também pode usar agências de estágios para a intermediação, sem a necessidade de firmar convênio com a Universidade.
  9. A Coordenação não seleciona alunos. Apenas, divulga vagas existentes em empresas conveniadas que, por sua vez, devem respeitar a lei do estágio (Nº 11.788, de 2008).
  10. O estágio extracurricular é atividade de Ensino/Aprendizagem: deve respeitar o ensino como primeira atividade do acadêmico.
  11. APROVEITAMENTO ESTÁGIO COMO ACG: o estudante poderá aproveitar como ACG, mediante a apresentação de atestado/certificado de estágio fornecido pela empresa, em que conste atividades desenvolvidas, carga horária semanal ou total e tempo de duração do estágio. O orientado do estudante na empresa deverá ser um profissional da área de Comunicação ou afins.
Anexos