Ir para o conteúdo Jornalismo Ir para o menu Jornalismo Ir para a busca no site Jornalismo Ir para o rodapé Jornalismo
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Integralização Curricular

Para ser considerado apto a obter titulação acadêmica de Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo, o estudante deverá cumprir os requisitos mínimos do Curso, definidos pelo Projeto Pedagógico, que validam a sua integralização curricular.

 

DADOS INERENTES À INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR:

Carga horária a ser vencida em:

       Disciplinas Obrigatórias

2595 horas

       Disciplinas Complementares de Graduação

240 horas

       Atividades Complementares de Graduação

180 horas

Carga horária total mínima a ser vencida:

3015 horas

PRAZO PARA A INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR EM SEMESTRES:

       Mínimo

       Médio   (estabelecido pela Seqüência Aconselhada do Curso)

08 sem

       Máximo  (estabelecido pela Seq. Aconselhada + 50%)

12 sem

LIMITES DE CARGA HORÁRIA REQUERÍVEL POR SEMESTRE:

       Máximo*

       Mínimo  (C.H.T. dividido pelo prazo máx. de integr. + arredond.)

255 horas

NÚMERO DE TRANCAMENTOS POSSÍVEIS:

       Parciais

08

       Totais

04

 

*O máximo de carga horária requerível por semestre não terá limite fixado devendo, porém, atender o disposto na Resolução n. 14/2000-UFSM.

 

FAQ Currículo:

 

1. Preciso me matricular em todas as disciplinas oferecidas no semestre?

Não, você não é obrigado a se matricular em todas as disciplinas ofertadas no semestre. Essa é uma recomendação do Projeto Pedagógico do Curso, para que você consiga completar todos os requisitos da integralização curricular no tempo regulamentar, e possa solicitar a formatura. Mas antes de decidir por atrasar uma disciplina, você deve ter em mente: 1) que a oferta de disciplinas no Curso de Jornalismo da UFSM é anual – o que significa que você só poderá se matricular na cadeira atrasada no próximo ano, podendo haver conflito de horário com as disciplinas dos outros semestres; 2) que algumas disciplinas são consideradas pré-requisitos para matrícula em disciplinas posteriores, de modo que se você não tiver cursado essas cadeiras com aproveitamento de nota e presenças não poderá se matricular nas cadeiras seguintes, o que pode atrasar ainda mais a integralização curricular. Você também precisa considerar os prazos para integralização curricular, indicados na tabela acima. Se você não cumprir os prazos de integralização, pode ser “jubilado” e perder a sua vaga. LEMBRE: você está ocupando uma vaga em Universidade pública, e também é responsável pelo bom uso do seu tempo e dos recursos investidos pela sociedade na sua formação! 😉

 

2. Posso adiantar alguma disciplina?

Sim, você pode adiantar discplinas desde que: 1) não aconteça sobreposição de horários (você não pode fazer duas disciplinas no mesmo horário); 2) não exista limitação no seu currículo quanto à pré-requisitos (você não pode cursar uma disciplina à frente do seu período sugerido se ela exigir aproveitamento de uma disciplina que você ainda não cursou). Qualquer dúvida quanto à matrícula, procure a Coordenação de Curso.

 

3. Quero trabalhar em rádio. Posso cursar apenas as disciplinas do meu interesse ou preciso fazer também as disciplinas de Televisão e Impresso, por exemplo?

A formação em Comunicação Social – Jornalismo exige o cumprimento de toda a grade de disciplinas, além das cargas horárias em Disciplinas Complementares e Atividades Complementares. Dessa forma, para receber a titulação de Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo, e exercer a profissão de Jornalista como diplomado, você precisa cumprir todos os créditos, com disciplinas teóricas e práticas.