Ir para o conteúdo Letras Ir para o menu Letras Ir para a busca no site Letras Ir para o rodapé Letras
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor da UFSM ganha prêmio nacional de literatura



O escritor e professor do Departamento de Letras da UFSM Marcus De Martini está feliz da vida. Não é para menos. O santa-mariense teve seu talento reconhecido em um dos mais antigos e prestigiados prêmios literários do país. Ele teve a obra “O Gigante” agraciada com o primeiro lugar na categoria dramaturgia no Prêmio Cidade de Belo Horizonte, criado em 1947. Junto ao Prêmio João de Barro, foram registradas 961 inscrições, ou seja, um feito e tanto. Além de se destacar entre centenas de outros escritores, o autor levou um prêmio de R$ 50 mil.

A decisão se deveu a “sua qualidade dramatúrgica, à originalidade do tema e à viabilidade de uma possível montagem espetacular, além de trazer ao público uma abordagem mitológica e contemporânea do atual momento sociopolítico brasileiro”, diz a justificativa dos jurados.

“Esse concurso literário é o mais antigo do país e um dos mais prestigiados, o que colaborou para minha perplexidade, pois achei que jamais teria chance de ganhar. Curiosamente, a peça foi pensada como uma sátira à política brasileira, e parte da história acabou infelizmente se mostrando profética. Decidi que a única coisa relevante que eu poderia fazer quanto a esta situação atual, tragicômica, seria escrever uma tragicomédia. Sem ser panfletário, foi o que fiz”, comemorou Martini, em um post emocionado em sua conta no Facebook.

*Texto publicado pelo jornal “Diário de Santa Maria”, em 14/11/2016. Disponível em: <http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/noticia/2016/11/professor-da-ufsm-ganha-premio-nacional-de-literatura-8288334.html>. 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-483-328

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes