Ir para o conteúdo Letras Ir para o menu Letras Ir para a busca no site Letras Ir para o rodapé Letras
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor da UFSM vence o maior prêmio literário do Brasil por tradução de “Hamlet”



A Câmara Brasileira do Livro divulgou na última sexta-feira (11 de novembro) a relação dos vencedores do 58º Prêmio Jabuti, considerado a maior premiação de literatura do Brasil. Entre os vencedores está o professor Lawrence Flores Pereira, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFSM, que ficou em 1º lugar na categoria Tradução. O prêmio é um reconhecimento à tradução para o português, empreendida por ele, de um dos maiores clássicos da literatura mundial: Hamlet, de William Shakespeare. Por essa tradução, Lawrence foi finalista, em 2006, do Prêmio Fato Literário, promovido pelo grupo RBS, e foi um dos indicados, no ano passado, ao Troféu da Associação Paulista de Críticos de Arte.

Essa tradução de Hamlet não é exatamente nova. Lawrence a produziu entre 2001 e 2003. O texto foi encenado em 2006 pelo diretor teatral Luciano Alabarse em Porto Alegre, com montagens nos teatros São Pedro e Renascença. No ano seguinte, o espetáculo foi levado ao Uruguai, onde foi encenado – em português – no Teatro Solís, em Montevidéu. Até então inédita em livro, a tradução foi publicada em 2015 pela Companhia das Letras.

Lawrence já transpôs para o português obras originalmente escritas em inglês, grego antigo, francês, espanhol e alemão. Além de Shakespeare, ele também já traduziu obras de Sófocles, T. S. Eliot, Barbey d’Aurevilly, Emily Dickinson, Guillaume Appolinaire, Calderón de la Barca, Friedrich Hölderlin, Charles Baudelaire e Wallace Stevens, entre outros autores.

*Texto publicado no site oficial da Universidade Federal de Santa Maria, no dia 16/11/2016. Disponível em: <http://site.ufsm.br/noticias/exibir/professor-da-ufsm-vence-o-maior-premio-literario-d>.

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes