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NEPELIN promove formação docente para professores de Língua Portuguesa da rede municipal e estadual em Canguçu (RS)



Captura de tela realizada no primeiro encontro remoto, via Google Meet, da formação docente.

A Profa. Dra. Francieli Matzenbacher Pinton, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem (NEPELIN/UFSM), ministrou, no dia 12 de maio deste ano, o primeiro encontro da formação continuada para professores de Língua Portuguesa da rede municipal e estadual em Canguçu (RS), a convite da prefeitura do município gaúcho. Para introduzir o curso, que se estenderá até o mês de outubro, o encontro envolveu o seguinte tema: “O componente curricular de Língua Portuguesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): provocações e desafios”, com o objetivo de promover a compreensão do processo de produção do documento e seus principais conceitos teóricos acerca do ensino de língua materna.

A formação focaliza o componente curricular de Língua Portuguesa na BNCC do Ensino Fundamental sob a perspectiva de Multiletramentos. Em encontros mensais, a professora e os demais integrantes do grupo pretendem apresentar o contexto de produção da BNCC, as categorias que organizam o componente curricular e os principais conceitos teóricos que orientam o ensino de Língua Portuguesa nesse documento.

Conforme o cronograma da formação continuada, os próximos encontros deverão ocorrer nos meses seguintes e trarão como discussão os temas a seguir:

17 de junho: Pedagogia dos multiletramentos na BNCC: entre a teoria e a prática;

19 de agosto: Princípios gerais para elaboração de atividades didáticas de LP;

21 de outubro: Projetos de (multi)letramentos como dispositivos didáticos para o processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa.

            A formação docente é fruto do primeiro curso remoto ofertado pelo NEPELIN, chamado “Multiletramentos na BNCC do Ensino Fundamental: possibilidades para o ensino de Língua Portuguesa”, o qual originou-se de pesquisas e estudos realizados pelo grupo. O Núcleo, neste momento, além de apresentar estudos referentes ao da Base Nacional Comum Curricular, também vem ampliando suas investigações no que diz respeito ao ensino e aprendizagem de língua materna e à formação inicial e continuada de professores.

 

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