Ir para o conteúdo Medicina Veterinária Ir para o menu Medicina Veterinária Ir para a busca no site Medicina Veterinária Ir para o rodapé Medicina Veterinária
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Início do conteúdo
Publicado: 1 junho 2012 - 14:49 | Última modificação: 5 junho 2019 - 15:07
Ouvir
5º SIMPÓSIO GAÚCHO DE ANIMAIS SELVAGENS

TÉCNICO-CIENTÍFICOS

Parque Hotel Morotin - Santa Maria

07/06/2012 00:00 - 09/06/2012 00:00

Descrição

5° Simpósio Gaúcho de Animais Selvagens

Evento: 5º Simpósio Gaúcho de Animais Selvagens

Data: 7, 8 e 9 de junho de 2012

Local:

Mini-cursos: Campus UFSM, Santa Maria/RS.

Palestras: Parque Hotel Morotin,Santa Maria/RS.

Organização: Núcleo de Estudos e Pesquisa em Animais Silvestres (NEPAS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Cronograma composto por mini-cursos, palestras, apresentação de trabalhos científicos e amostra fotográfica.

Minicursos

Vagas disponíveis por mini-cursos:

Mini-curso 1: Contenção em animais selvagens *– Med. Vet. MSc. Elisandro Santos, Zoológico Municipal de Canoas e Pampa Safári – 25 vagas – VAGAS ESGOTADAS

Mini-curso 2: Identificação de Aves – Biol. Prof. Dra. Marilise Mendonça Krugel, UDESSM-  20 vagas

Mini-curso 3: Taxidermia Tradicional – Med. Vet. Michele Martins Trindade, UFRGS, e Acad. Med. Vet. Fabio Schuur, UFSM-  15 vagas

Mini-curso 4: Coleta de material biológico –  Med. Vet. MSc. Larissa Quinto Pereira, UNESP, e Med. Vet. MSc. Isadora Mainieri de Oliveira Corrêa, UNESP- 20 vagas

Mini-curso 5: Patologia clínica de animais selvagens *– Med. Vet. Tatiane Chao Furtado, ULBRA- 20 vagas

Mini-curso 6: Etologia de Primatas – Biol. Prof. Dra. Vanessa Barbisan Fortes, CESNORS – 20 vagas

Mini-curso 7: Manejo de aves em cativeiro – Med. Vet. Mathias Dislich, Parque das Aves – 20 vagas

Mini-curso 8: APCC em Quarentenários de Zoológicos e Hospitais Veterinários * – Med. Vet. MSc. Wanderlei de Moraes, Itaipu Binacional – 20 vagas

*Requisitos: Médicos Veterinários ou acadêmicos de Medicina Veterinária.

Em todos os mini-cursos será fornecido material didático e serão compostos por parte teórica e prática. Haverá transporte (incluído) para os locais das práticas.

As atividades teórico/práticas serão realizadas dentro do Campus da UFSM e os locais de cada mini-curso informados via e-mail aos inscritos.

ATENÇÃO! ÚLTIMO DIA PARA ENVIO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS: 05/05/2012

1. REGULAMENTO GERAL PARA INSCRIÇÃO

1.1 Todos os trabalhos aprovados serão gravados em anais do 5º Simpósio Gaúcho de Animais Selvagens.

1.2 Somente serão aceitos os trabalhos que obedecerem todas as instruções contidas nesse regulamento.

1.3 A inscrição somente será efetivada mediante o recebimento do trabalho pelo e-mail: simposiogaucho2012@gmail.com

1.4 O autor responsável deverá estar obrigatoriamente inscrito no evento.

1.5 Certifique-se do nome de quem deve sair o recibo e informe corretamente na ficha de inscrição.

1.6 Os trabalhos deverão ser apresentados sob a forma de pôster no dia 09/06/2012 ás 09h30min.

1.7 A data limite para entrega dos trabalhos será – 05/05/2012.

2. REDAÇÃO

2.1 Os trabalhos deverão ser apresentados no máximo em duas folhas, em apenas uma face do papel.

2.2 Os parâmetros para envio deverão respeitar as seguintes instruções:

  • Tamanho do papel: A4 (21 x 29,7 cm);
  • Configuração de página: 2cm em todas as margens (superior, inferior, direita e esquerda);
  • Formatação de parágrafo: espaçamento automático (simples) entre linhas;
  • Formatação da fonte (letra): arial;
  • Título: corpo 12, negrito, todo maiúsculo, alinhamento centralizado;
  • Identificação de Autores: nome(s) abreviado(s) e sobrenome por extenso
  • (ex: LP. Machado). Corpo 11, negrito, caixa alta e baixa, alinhamento central;
  • O autor que apresentará o trabalho (se selecionado) em pôster deverá ser identificado com asterisco.
  • Identificação da afiliação: instituto, departamento, universidade, laboratório, cidade, estado, país. Corpo 10, alinhamento central. Para afiliações diferentes, cada nome de autor deve vir acompanhado de um número (em corpo 9) negrito e sobrescrito. Na linha de baixo, separadas por ponto e vírgula, devem vir as afiliações antecedidas de seus números correspondentes;
  • Linha em branco (entre o título e o texto): corpo 12.
  • Formatação do Texto e Tabelas: corpo 11, alinhamento justificado, itálico somente para palavras estrangeiras ou em latim.
  • Referências Bibliográficas (no máximo 7): em ordem alfabética, corpo 10. Deverão vir precedidas de números que as identifiquem nas citações do texto.
  • Sub-títulos (Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão e Bibliografia): corpo 12, negrito, alinhamento à esquerda.
  • Itens ou tópicos dos Sub-títulos (quando houver): corpo 12, itálico, alinhamento justificado.
  • Deve haver uma linha em branco antes de cada Sub-título, mas nunca entre Sub-título e seus tópicos.

Hospedagem 

Programação

*Sujeito a alterações

07/06/2012

8h: início dos Mini-cursos:

Contenção em animais selvagens–  Med. Vet. MSc Elisandro Santos, Zoológico Municipal de Canoas e Pampa Safári.

Identificação de Aves–  Biol. Prof. Dra. Marilise Mendonça Krugel, UDESSM.

Taxidermia Tradicional–  Med. Vet. Michele Martins Trindade, UFRGS, e Acad. Med. Vet. Fabio Schuur, UFSM.

Coleta de material biológico–  Med. Vet. MSc Larissa Quinto Pereira, UNESP, e Med. Vet. MSc.Isadora Mainieri de Oliveira Corrêa, UNESP.

Patologia clínica de animais selvagens–  Med. Vet. Tatiane Chao Furtado, ULBRA.

Etologia de Primatas– Biol. Prof. Dra. Vanessa Barbisan Fortes, CESNORS.

Manejo de aves em cativeiro- Med. Vet. Mathias Dislich, Parque das Aves.

APCC em Quarentenários de Zoológicos e Hospitais Veterinários– Med. Vet. MSc. Wanderlei de Moraes, Itaipu Binacional.

12h : intervalo para almoço

13h30: reinicio das atividades

17h30: encerramento dos Mini-cursos

08/06/2012

7h30: Entrega de material

8h: Abertura do Evento

8h30: Clínica cirúrgica em animais selvagens– Méd. Vet. Prof. Dr. João Eduardo Schossler, UFSM.

09h30: Nutrição de aves Psitaciformes– José Eurico Selmi, Nutrópica.

10h30: Intervalo.

10h45: Vertebrados ameaçados no Rio Grande do Sul– Zoot. Prof. Dr. Everton Behr, UFSM.

12h: Intervalo para almoço.

13h30: Conservação ex situ– Med. Vet. Wanderlei de Moraes, Itaipú Binacional.

14h30: Legislação Ambiental aplicado à fauna– Bach. Direito MSc. Felipe Melo Rezende, ICMbio.

15h30: Aplicação de geoprocessamento na pesquisa e conservação de carnívoros– Biol. MSc. Lucas Gonçalves da Silva, PUCRS.

16h30: Intervalo

16h45: Nem tudo que cai na rede á peixe: bugios X fiação elétrica em Porto Alegre- Biol. Prof. Dr. Rodrigo Cambará Printes, UERGS.

17h45: Caracterização de danos de vertebrados em cultivos agrícolas– Eng. Agr. Prof. Dr. Dionísio Link, UFSM.

18h45: Encerramento das atividades

09/06/2012

8h30: Salmonelose em aves silvestres– Med. Vet. e Biol. MSc. Guilherme Marietto Gonçalves, UNESP.

9h30: Apresentação de pôsteres.

10h: Medicina de Animais Marinhos: como proceder frente à problemática dos casos clínicos e encalhes- Med. Vet. Michelli Westphal de Ataíde, PRESERVAS/ UFRGS.

11h: Nutrição de passeriformes – José Eurico Selmi , Nutrópica

12h: Intervalo para almoço

13h30: Hematologia de Répteis- Med. Vet. Juan Carlos Troiano, Buenos Aires/Argentina.

14h30: Doenças infecciosas em Répteis- Med. Vet. Juan Carlos Troiano, Buenos Aires/Argentina.

15h30: Intervalo

15h45: Serpentes: Verdades e Mitos– Biol. Prof. Dra. Sonia Zanini Cechin, UFSM

16h45: A experiência de POA no controle e preservação de abelhas em áreas urbanas– Biol. Rodrigo Cunha, Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

17h45 : Encerramento das atividades

Inscrição

Inscrições Simpósio

Até 31/05/2012
Estudantes# R$70,00                      Profissionais R$90,00
Após e no local
Estudantes# R$90,00                      Profissionais R$110,00

#Graduação e Pós-graduação.

Inscrições Minicursos (vagas limitadas)*

Até 31/05/2012
Estudantes# R$50,00                      Profissionais R$80,00
Após e no local
Estudantes# R$60,00                      Profissionais R$90,00

*Confirmar por e-mail a existência de vagas para o mini-curso escolhido.

#Graduação e Pós-graduação.

Inscrições Simpósio + Minicurso *

Até 31/05/2012
Estudantes# R$110,00                   Profissionais R$160,00
Após e no local
Estudantes# R$120,00                   Profissionais R$170,00

*Confirmar por e-mail a existência de vagas para o mini-curso escolhido.

#Graduação e Pós-graduação.

Depósito Bancário:

Banco do Brasil

Favorecido: FATEC

Agência: 1484-2

Conta: 220318-9

Entrega do comprovante: Enviar anexado com a inscrição para o fax (055) 3220 8257, digitalizado para o e-mail simposiogaucho2012@gmail.com ou entregar no LCDPA/NEPAS/UFSM.

Contato

Telefone: (055) 3220 8072

Fax: (055) 3220 8257

simposiogaucho2012@gmail.com

Localização

Parque Hotel Morotin

BR-287 - 1981 - Camobi

Santa Maria - Rio Grande do Sul