Ir para o conteúdo Meteorologia Ir para o menu Meteorologia Ir para a busca no site Meteorologia Ir para o rodapé Meteorologia
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Novas vagas abertas para o minicurso de treinamento da Rede Voluntária de Observadores de Tempestades (REVOT).



Estão abertas as inscrições gratuitas para o minicurso de treinamento da Rede Voluntária de Observadores de Tempestades (REVOT), projeto de extensão universitária do Curso de Meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria com parceria da Cruz Vermelha Brasileira de Santa Maria, Defesa Civil de Santa Catarina, e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas. O minicurso tem caráter intensivo, com duração de 5 horas, e será ministrado de maneira remota, das 13h30 às 18h30 de 16/10/2021 (sábado). Para esta data o número de participantes é limitado a cento e vinte vagas.

O objetivo do curso é transmitir conhecimento para o público leigo em meteorologia acerca da identificação visual de nuvens de tempestades para que, com isso, as pessoas antecipem-se à possível ocorrência de fenômenos meteorológicos extremos gerados por estes sistemas atmosféricos, como chuvas intensas, granizos e vendavais. O curso também aborda maneiras de se registrar estes fenômenos de forma responsável e segura quando de sua ocorrência fortuita sobre a residência e/ou local de trabalho do(a) observador(a) voluntário(a). Neste sentido, o minicurso também instrui sobre como (e a quem) reportar esta informação com maior precisão e aonde obter informações confiáveis de avisos e alertas meteorológicos.

O minicurso destina-se a qualquer pessoa curiosa acerca dos fenômenos atmosféricos e que: (a) deseja aprender a identificar visualmente certas características das tempestades que ajudam a revelar suas intensidades e os fenômenos que as acompanham; (b) esteja disposta a relatar as ocorrências de tempestades de maneira voluntária, com responsabilidade e segurança. Nenhum pré-requisito de conhecimento meteorológico é necessário para participar do curso.

A inscrição online no minicurso deverá ser encaminhada através do preenchimento DESTE formulário. Perguntas acerca deste minicurso deverão ser encaminhadas para o e-mail prevots.svr@gmail.com
 

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes