Ir para o conteúdo Música Ir para o menu Música Ir para a busca no site Música Ir para o rodapé Música
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Primeira turma da especialização em música apresentará recitais em três dias dessa semana

Nos dias 10, 11 e 12 de julho de 2019, na Sala Sebastian Benda do prédio 40B/UFSM, acontece os recitais da primeira turma da Pós-Graduação - Especialização em Música – Músicas dos Séculos XX e XXI (PGE Música) da Universidade Federal de Santa Maria. 



Nos dias 10, 11 e 12 de julho de 2019, na Sala Sebastian Benda do prédio 40B/UFSM, acontece os recitais da primeira turma da Pós-Graduação – Especialização em Música – Músicas dos Séculos XX e XXI (PGE Música) da Universidade Federal de Santa Maria. 

O Curso, criado em 2018, teve o início das suas aulas em agosto de 2018 com ênfase no estudo e valorização dos fazeres musicais contemporâneos, objetivando o desenvolvimento, ampliação e fomento de trabalhos científicos e artísticos de docentes e discentes. Propõe a capacitação de profissionais da área de música na prática e reflexão crítica sobre a performance musical, incluindo os processos de ensino e aprendizagem em diferentes contextos. Reforçando o compromisso da PGE Música serão realizadas três estreias mundiais durante os recitais.

O Prof. Marcos Kroning Corrêa é o Coordenador do Curso de Especialização em Música e conta como Coordenador Substituto o Prof. Lucius Mota. Os demais docentes do Curso são os professores Glaubert Nuske, Guilherme Garbosa, Renato Serrano, Cláudia Deltrégia, Diego Ramires, Gérson Werlang, Clayton Miranda e João B. Sartor. 

Os recitais dos dias 10, 11 e 12 serão de violão, guitarra, piano, fagote, trombone, clarineta e acordeon. Em dezembro de 2019 os alunos defenderão suas monografias de conclusão de curso. A seguir, releases dos performers: 

 

10.07.19

Guilherme Barros é guitarrista, bacharel em violão (UFSM) e professor do Curso de Música e Tecnologia. No recital (10.07.19) serão apresentadas composições próprias (1996 a 2019) para guitarra elétrica, violão, bandolim e cavaquinho, com incursões de recursos tecnológicos e texturas acústicas.   

 

Cheisa Goulart é Bacharel em piano pela UFSM e Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Portal Faculdades. É proprietária do Piano Studio Cheisa Goulart em Bagé-RS e mentora do projeto Sócio-educativo musical PianoForte.

 

Fernando Ávila é natural de São Leopoldo (RS). É acordeonista, compositor, arranjador e professor de acordeon. Iniciou seus estudos musicais em 2008 no curso básico de música na FUNDARTE de Montenegro (aluno do prof. Adriano Persch). Em 2016, formou-se no curso de Bacharelado em Música – habilitação Música Popular (UFRGS) e atualmente é aluno da UFSM onde cursa Licenciatura Plena em Música e Especialização em Música.



11.07.19

Wellington Millani Viera é bacharel em trombone (UFSM). Participou do Festival de Música de Santa Catarina (FEMUSC) e 7 edições do Festival de Inverno da UFSM. Atuou como músico convidado da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo. Professor de música do Centro Social e Cultural Vicente Pallotti, na AMEART e Banda de Música da Assistência Social de Júlio de Castilhos. 

 

Marcelo Vargas Cortina é bacharel em violão (UFSM). Atuou durante dois anos como professor no Curso de Extensão em Música da UFSM. Nos últimos anos tem apresentado recitais em cidades do interior do Rio Grande do Sul. Atua como professor de música com ênfase em violão em Santa Maria. No recital (11.07.19) serão apresentadas obras dos violonistas-compositores Nikita Koshkin (1956) e Roland Dyens (1955-2016) 

 

José Rui Fernandes é Bacharel em violão (UFSM). 

 

 

12.07.19

Raquel Braga é natural do Rio de Janeiro (Brasil), fagotista, professora instrumental (piano e fagote) e de música em escolas fundamentais Waldorf. Iniciou seus estudos musicais em 1987, em Belém do Pará na Escola de Música da UFPA. Em 2011, diplomou-se como Educadora Musical – Habilitação Fagote no Conservatório de Hambugro (Alemanha), e atualmente é aluna do Curso de Especialização em Música da UFSM. 

 

Jair Gonçalves é graduado em Música (UFSM, 2012), Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação (UFSM, 2014) e Mestre em Tecnologias em Rede (UFSM). Professor mullti-instrumentista, vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Ijui/RS e diretor da Escola de Música JG Music Hall. Desenvolve trabalhos de performance musical como artista solo (CD Missioneiro) e com o Grupo Irnãos Gonçalves

 

Tiago Oliveira é graduado em Música pela UFGRS (Flávia Alves e Márcio Souza).  Realizou aulas de aperfeiçoamento com: Eduardo Isaac, Eduardo Castañera e Thiago Colombo. Já se apresentou em recitais solo e a frente de orquestras em cidades do RS, SC e SP. Tem organizado eventos e seminários internacionais voltados ao violão de concerto. Atualmente realiza especialização em performance na UFSM, sob orientação de Renato Serrano (Chile). 

 

Hélio X. G. Valentim é bacharel em clarineta (UFSM). Atuou como solista em orquestras do sul do Brasil. Participou do curso de verão na Universidade da Geórgia (EUA) e atualmente faz parte da Banda da Força Aérea Brasileira. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-485-488

Notícia vinculada a

Publicações Recentes