Ir para o conteúdo Música Ir para o menu Música Ir para a busca no site Música Ir para o rodapé Música
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Atrativos dos Cursos de Música

GRADE CURRICULAR

A estrutura curricular dos cursos de graduação em Música da UFSM é pensada de modo a oferecer uma formação ampla, abarcando diversos conhecimentos que permitam o desenvolvimento de variadas atividades profissionais após a conclusão do curso. Há um bom equilíbrio entre conhecimentos teóricos e práticos em todos os cursos, considerando-se as disciplinas regulares, as disciplinas optativas, as possibilidades de atuação em grupos artísticos e a oferta de diversas ações extra-curriculares, como palestras, oficinas, recitais, masterclasses, entre outros.

Também é muito positiva a troca de experiências entre os alunos dos diferentes cursos: a experiência em atividades didáticas adquiridas nas disciplinas da Licenciatura Plena em Música, o domínio técnico obtido nas disciplinas de instrumento, canto e composição ofertadas pelo Bacharelado em Música, o conhecimento sobre tecnologia musical disponível nas disciplinas específicas do Bacharelado em Música e Tecnologia.

A boa formação dos cursos de Música da UFSM pode ser constatada na página de alunos egressos.

 

CORPO DOCENTE

O corpo docente dos cursos de Música é altamente qualificados. Os servidores coordenam diversos grupos que desenvolvem múltiplos projetos de pesquisa, extensão e ensino. As ações desenvolvidas nestes projetos beneficiam também os alunos dos cursos de graduação, incluindo o oferecimento de bolsas, a realização de atividades artísticas variadas, o oferecimento de atividades extra-curriculares, a oportunidade para aquisição de experiência didática através de oportunidades de estágio.

Falando especificamente sobre a prática musical, destacam-se as ações desenvolvidas pelos vários grupos artísticos ligados à UFSM, como a Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Também é destaque o Festival Internacional de Inverno da UFSM, por oferecer oportunidades especiais para que os alunos possam aprimorar seus estudos por meio do contato com estudantes e professores de outras instituições.

Outro diferencial é a oferta do curso de Especialização em Música, curso de Pós-graduação no qual o aluno poderá dar prosseguimento aos seus estudos após concluir o curso de graduação.

Campus sede da UFSM.

INFRAESTRUTURA

Os cursos de Música da UFSM contam com uma boa infraestrutura para a realização de suas atividades. As maior parte das disciplinas oferecidas são ministradas no Prédio 40b (Prédio da Música) e no Prédio 40 (Centro de Artes e Letras). Há cinco laboratórios específicos da Música, além de diversos espaços para a realização de apresentações artísticas, incluindo o Centro de Convenções., espaço no qual ensaiam e se apresentam regularmente a Orquestra Sinfônica de Santa Maria e a Banda Sinfônica da UFSM.

A UFSM também se orgulha de sua Política de Assistência Estudantil, oferecendo diversas ações e serviços de suporte aos seus alunos.

A cidade de Santa Maria possui também uma boa infraestrutura, com serviços de saúde, lazer, esporte e cultura de qualidade.

 

PROCESSO SELETIVO

Para facilitar o acesso aos cursos de música da UFSM, todo o processo de inscrição e avaliação pode ser feito à distância, pela internet. Para maiores informações, sobre como se inscrever e como se preparar para o processo seletivo, basta acessar a página ingresso: processo seletivo.

Alunos que já estão matriculados em um curso superior, ou que são portadores de diploma, podem optar pelos editais de reingresso/transferência.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Sugere-se ao aluno interessado nos cursos de Música da UFSM a leitura do Guia Acadêmico da UFSM e também do Manual de Sobrevivência para Estudantes da UFSM.