Ir para o conteúdo Música Ir para o menu Música Ir para a busca no site Música Ir para o rodapé Música
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Corpo Docente

Performance

Prof. Especialista André Chiomento (Trombone – Prof. Substituto)

Lattes – E-mail

Possui Graduação em Música, Bacharelado em Trombone, pela UFSM (2015). Possui experiência na área de Música, com ênfase em Ensino Instrumental e Formação de Grupos Instrumentais, atuando principalmente nos seguintes temas: Música Orquestral, Música de Câmara, Performance Instrumental, Direção Artística, Regência e Arranjo. Atua também como Coordenador Pedagógico do Festival Internacional Música na Serra.

Profa. Dra. Ângela Ferrari (Violoncelo)

Lattes – E-mail

Bacharel em Instrumento (Violoncelo) pela FASM (1985). Possui os títulos Master of Music (University of Notre Dame – 1993) e Doctor of Musical Arts (University of Miami – 1996). Recipiente da Bolsa Virtuose, estudou no Conservatório de Sofia (Bulgária). Professora Titular da UFSM, atua principalmente nas seguintes áreas: violoncelo, música de câmara, orquestra de cordas e orquestra de violoncelos.  É frequentemente convidada como professora e recitalista em festivais e encontros de música no Brasil e no exterior.

Profa. Dra. Cláudia Deltrégia (Piano)

Lattes – E-mail

Possui graduação, Bacharelado em Piano, e mestrado em Artes pela UNICAMP (bolsa FAPESP), com doutorado em Pedagogia do Piano, ênfase em performance (DMA), pela University of South Carolina (bolsa CAPES/Fulbright). Entre seus mentores artísticos destacam-se Elizabete Rezze, Homero Magalhães, Mauricy Martin, Charles Fugo e Marina Lomazov. Seus orientadores teóricos de mestrado e doutorado foram, respectivamente, Maria Lúcia Paschoal e Scott Price. Atua como professora nos cursos de graduação e Especialização em Música da UFSM. Desenvolve atividades como solista e camerista, além de ministrar mini-cursos, oficinas e palestras em eventos promovidos por instituições brasileiras e estrangeiras. É idealizadora e coordenadora do projeto Encontros sobre Pedagogia do Piano, o qual, em parceria com várias universidades brasileiras,  promove ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas à formação  inicial e continuada de professores de piano.

Prof. Dr. Clayton Miranda (Trompete)

LattesFacebookYoutube – E-mail

Possui Graduação em Música (Bacharelado em Performance do Trompete) UFMG (2004), Mestrado em Música (Performance do Trompete) pela University of North Dakota (2013) e Doutorado em Artes Musicais (Performance e Pedagogia do Trompete) pela North Dakota State University (2016).  Possui experiência nas áreas da performance, pedagogia, história e fabricação do trompete, atuando principalmente nos seguintes temas: levantamento da música Brasileira para trompete, metodologia do trompete, história do trompete e tecnologia do trompete. É Coordenador do Curso de Música e do Estúdio de Trompete da UFSM.

Prof. Me. Diego Ramires da Silva Leite (Trombone – em afastamento)

Lattes – E-mail

Possui Mestrado em Música, área da Criação Musical/Interpretação, pela UFBA (2015) e Bacharelado em Trombone pela UFSM (2008). Possui experiência na área de Artes (Música), com ênfase em Instrumentação Musical, Regência e Música de Câmara. Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Música da UDESC, na linha de pesquisa “processos criativos”.

Prof. Dr. Diogo Baggio Lima (Contrabaixo)

LattesYoutube – E-mail

Doutor em Música pela University of Georgia em Athens, EUA (2019), Mestre em Educação pela UFSM (2015) e graduado em Música, Bacharelado com habilitação em Contrabaixo, pela UFRGS (2008). Concentra-se no campo da Performance e Pedagogia da Performance Musical, bem como sobre pesquisas no âmbito dos professores de contrabaixo e do ensino profissionalizante de música.

Prof. Dr. Gilmar Goulart (Percussão)

Website pessoal – Youtube – SoundcloudLattes – E-mail

Possui graduação em Musica pela UFSM (Percussão, 1989), Licenciatura em Música pela UFSM (1986), Pós-Graduação pelo Royal Northern College of Music (Advanced Studies and Professional Performance Diploma), em Manchester, Inglaterra (1992/1993) e doutorado em DMA in Percussion Performance and Pedagogy, University Of Colorado At Boulder, Estados Unidos (2001). Professor titular da UFSM, possui experiência na área de Música, com especialização em Percussão, atuando em recitais solo, concertos com orquestra, música de câmara, espetáculo de Marimba e Dança-Teatro.

Prof. Me. Glaubert Nüske (Fagote)

Website pessoal – Lattes – E-mail

Professor adjunto do Departamento de Música da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é Mestre em Música pela Université de Montréal (Canadá). Possui graduação em Música-Licenciatura pela UFSM e Música-Bacharelado/Fagote pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nos Estados Unidos, participou do Exchange Program/Bassoon Performance na University of Georgia. Como fagotista convidado, atuou nas orquestras: Sinfônica do Espírito Santo, Sinfônica de Porto Alegre e Sinfônica de Minas Gerais. Atuando como professor na graduação e pós-graduação lato senso (Especialização em Música), seu trabalho é pautado na difusão do ensino de fagote no Sul do Brasil e na pesquisa do repertório para o instrumento. É co-autor do capítulo de livro: Sonatas e sonatinas de Brenno Blauth: Breve itinerário. É um dos idealizadores e coordenador dos Encontros de Oboé e Fagote da UFSM e do Laboratório de Palhetas Duplas na mesma instituição de ensino.

Prof. Dr. Guilherme Garbosa (Clarineta)

Lattes – E-mail

Estudou na Escola de Música de Piracicaba (EMPEM), UNICAMP, Escola Superior de Música de Trossingen (Alemanha), Conservatório de Rotterdam (Holanda) e Indiana University Jacobs School of Music (EUA), tendo como principais professores: Nivaldo Donegá, Gunther Push, Roberto Pires, Waldemar Wandel, Walter Boeykens, James Campbell. Doutor em Música pela UFBA (2002). Realizou concertos na Alemanha, Holanda, Itália, República da Georgia, Estados Unidos, Israel, Argentina e diversas cidades brasileiras. Participou de intercâmbio na University of Georgia, EUA (2019) onde pesquisou sobre ensino da clarineta e conheceu metodologias de prática de banda. Desenvolve inúmeros projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de colaborar com a Banda Sinfônica da UFSM. É coordenador dos projetos Oficina de Música para instrumentistas de Bandas, Ouvir para Crescer e Clarineta e Amigos. Professor titular da UFSM, atualmente é Coordenador substituto do Curso de Música e desenvolve projeto Sonatas de Brahms com o pianista Pablo Gusmão.

Prof. Dr. Jaime Renato Serrano Muñoz (Violão)

YoutubeLattes – E-mail

Possui graduação em Música (Licenciado em Música e Intérprete Superior em Guitarra Clássica) pela Pontificia Universidad Católica de Chile (2003), mestrado em Música pela University of Arizona (2011) e doutorado em Artes Musicais (Guitar Performance) pela University of Arizona (2016). Possui experiência na área de Artes, com ênfase em performance musical no violão e teoria musical.

Prof. Dr. João Batista (“Tita”) Sartor (Flauta)

YoutubeLattes – E-mail

Doutor em Música, Práticas Interpretativas, pela UNIRIO (2016), Mestre em Artes, Flauta pela University of Iowa, EUA (1998), e Bacharel em Flauta pela UFRGS (1990). Estudou flauta na École Normale de Musique Alfred Cortot de Paris (2002) com Patricia Nagle, e em Lucca (Itália, 1999), com Marzio Conti. Participou de inúmeros recitais no Brasil, Uruguai, Argentina, EUA, França, Portugal e Itália. Como flautista, desenvolve turnês com o projeto Alma Única (música de câmara e dança) e apresentações de música popular. É Diretor Executivo e regente da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, tendo realizado diversos concertos nos últimos anos.

Prof. Dr. Lúcius Mota (Oboé)

YoutubeLattesAcademiaResarchGate – E-mail

Formado em oboé pela UnB, Doutor em Educação pela UFSM, Mestre em Musicologia História pela UNESP. Tem se apresentado como oboísta em congressos no Brasil, Uruguai e Chile. Sua carreira tem sido pautada por um profundo interesse pela música do século XX para seu instrumento, pesquisando e incentivando a criação de novas obras, bem como realizando edições e transcrições. É autor do livro Breno Blauth: uma trajetória entre mundos. É professor do curso de Especialização em Música da UFSM. Fez parte da diretoria fundadora da Associação Brasileira de Palhetas Duplas.

Prof. Me. Marco Antônio Penna (Violino e Viola)

Lattes – E-mail

Bacharel em Música (violino) pela UFRGS (1984). Especialista em Pesquisa pela UFN (1998). Mestre em Patrimônio Cultural pela UFSM (2013). Participou de diversos eventos musicais no Brasil e no exterior (Peru, Paraguai, Chile, Uruguai e Argentina). Participou também de diversos cursos de regência, com maestros do Brasil e do exterior. Possui experiência na área de Artes/Música, atuando principalmente como professor de Violino, Viola e Música de Câmara, além de regente de orquestra e assessor/consultor na implantação, desenvolvimento e gestão de projetos sociais sobre orquestras infantojuvenis. Atualmente coordena o Programa Orchestrarium – incubadora de coros e orquestras.

Prof. Dr. Marcos Kröning Corrêa (Violão)

YoutubeLattesAcademia – E-mail

Doutor em Música (Performance, Violão) pela Universidade de Aveiro, Portugal (2016). Mestre em Música (Educação Musical) pela UFRGS (2000). Intercâmbio nos EUA, University of Georgia, Athens (1995). Graduação em Música (Bacharelado em Práticas Interpretativas/Violão) pela UFRGS (1988). Possui dois CDs autorais: A Caminho do Meio (2004) e Violões (Tratore/2008). Tem atuado nos seguintes temas: Performance Musical, Fazer Musical/violonistas-compositores, Aprendizagem e Ensino/Violão. É Integrante do Grupo Alma Única e Coordenador do Curso de Especialização em Música da UFSM.

Prof. Dr. Roberto Henrique Oliveira (Canto)

Lattes – E-mail

Bacharel e Mestre em Canto pela UFRJ. Doutor pelo programa Societat i Cultura: Història i Teoria de les Arts pela Universidade de Barcelona (Espanha). Licenciado em Música/Canto pela  UFRJ e Licenciado em Ciências Sociais pela FFSD, Nova Friburgo (RJ). Prêmios obtidos: 2o lugar no concurso de Canto Lorenzo Fernandez (1984) e Medalha de Prata da Escola de Música da UFRJ (1991). Participou de Concertos nos Teatros Municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo e no Theatro Amazonas, além de atuar como barítono-solista nas produções fonográficas dos oratórios Memento Mori (1988) de Harry Crowl Jr. e Via Sacra (2000) de Frederico Richter. Ministra as disciplinas Canto, Técnica Vocal Estúdio de Ópera e História, Literatura e Pedagogia do Canto.

Profa. Dra. Silvia Cristina Hasselaar (Piano)

Lattes – E-mail

Graduada em Música pela UNICAMP (1986), Mestrado em Música/Piano pela UFRJ (1994) e Doutorado em Práticas Interpretativas pela UFRGS (2006). Sua dissertação de Mestrado versou sobre Glauco Velasquez: Elementos característicos da sua Produção Pianistica e Catálogo Completo de Obras e no doutorado abordou a Teoria dos Conjuntos na Sonatina nº 2 de Héctor Tosar: uma visão Histórica e Analítica. Atua como pianista em variadas formações musicais, solo, duos, trios, além de atuar como solista junto a orquestra. Participou de encontros internacionais em Mendoza e Buenos Aires (Argentina) e nacionais (São Paulo e Rio de Janeiro).

Profa. Dra. Vera Vianna (Piano)

Lattes – E-mail

Licenciada em Música pela UFSM (1983) e Bachelor of Music pela Wesleyan College, USA (1989). Recebeu o título de Master of Music (Piano Performance) pela University of Tennessee (1991) e de Doctor of Musical Arts (Piano Pedagogy) pela Catholic University of America (2002). Desenvolve projetos na área de performance e ensino do piano e mantém atividade como solista e camerista, apresentando-se regularmente.

Profa. Dra. Yara Quércia Vieira (Violino e Viola)

Lattes – E-mail

Professora de violino e viola na UFSM desde 1997. Participou de diversos grupos de câmara da UFSM, tais como o Trio da UFSM, Trio Uirapuru e duo com a pianista Vera Vianna. Criou, juntamente com colegas da área de cordas, a Orquestra de Cordas da UFSM. Desenvolve projetos de pesquisa sobre a construção da performance em violino e viola. Graduada em música: instrumentista pela UFMG (1983), mestre em instrumento de arco pela UFRJ (1992) e doutora (Doctor of Musical Arts-1996) pela Universidade de Iowa (EUA).  Estudou com Gabor Buza, Paulo Bosisio, Santino Parpinelli e Leopold La Fosse.  Obteve curso de treinamento de professor Suzuki pela Preucil School (Iowa, EUA) e treinamento parcial de professor em Técnica Alexander pela The Alexander Foundation (Philadelphia, EUA).  Participou de diversas orquestras, entre elas a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra do SESI Minas, Kamerart, Brasil-Consort e La Fosse Baroque Ensemble (EUA).

Me. Taiur Fontana (Pianista Correpetidor)

Lattes – E-mail

Taiur Agnoletto Fontana é pianista e atua como solista, camerista e professor de piano. Iniciou seus estudos de piano aos 5 anos, tendo como professoras Lilian Raspold, Marília Hubert e Tenisa Sarreta. Ingressou no curso de Bacharelado em Piano na UFSM em 2005, sob orientação da Profa. Dra. Claudia Deltrégia e, a partir do segundo semestre de 2007, da Profa. Dra. Silvia Hasselaar. Conclui a graduação em 2009, obtendo prêmio em competição nacional de piano em 2008. De 2010 a 2012, cursou o mestrado em prática interpretativas em piano na UFRGS, sob orientação do Prof. Dr. Ney Fialkow. Também aperfeiçoou-se com os pianistas Guigla Katsarava (Geórgia/França), Enrique Graf (Uruguai/EUA), John Solomons (EUA), Cinzia Bartoli (Itália), Giuseppe Lupis (Itália/EUA), Fanny Solter (Brasil/Alemanha), Marina Lomazov (Ucrânia/EUA), Gilberto Tinnetti (Brasil), Flávio Augusto (Brasil) e Eduardo Monteiro (Brasil – USP). Em 2012, foi aprovado em concurso público para Pianista Correpetidor da UFSM, onde presta auxílio ao Departamento de Música em atividades de ensino e desenvolve atividades de consultoria, pesquisa, extensão. É membro da Comissão Artística da Orquestra Sinfônica de Santa Maria e Supervisor de Estágio no Curso de Extensão em Música.

Composição

Prof. Dr. Alexandre Eisenberg

Website pessoal – Youtube 1Youtube 2Lattes – E-mail

Compositor, flautista e regente nascido no Rio de Janeiro, doutor em composição pela Indiana University (EUA), mestre em composição pela UFRJ e bacharel em flauta transversal pela UFRJ. Foi primeiro flautista da Orquestra Amazonas Filarmônica (Manaus) e regente da Orquestra Sinfônica da UFSM, além de ampla experiência como camerista. Vencedor de três concursos internacionais de composição (Venezuela, França e EUA), suas obras têm sido apresentadas no Brasil, EUA, Costa Rica, Venezuela, Colômbia, Argentina, Reino Unido, França, Alemanha, Áustria, Suíça, China e Japão, e publicadas pelas editoras Schott (Alemanha) e Orphee/Theodore Presser (EUA). É professor de composição e disciplinas correlatas na UFSM desde 2006.

Prof. Dr. Paulo Rios Filho

Website pessoalSoundcloudYoutube – Facebok – E-mail

LattesAcademiaResearchGate

Compositor nascido em Salvador, doutor em composição musical pela UFBA, sob orientação do Dr. Paulo Costa Lima. Suas obras têm sido apresentadas em diversos estados brasileiros, além de Portugal, Venezuela, Argentina, Holanda, Noruega, França, Alemanha, EUA, Rússia, Canadá e Suíça. Como compositor, tem colaborado com importantes ensembles, como o GNU, ABSTRAI, Camerata Aberta e Camará Ensemble (Brasil), Nieuw Ensemble (Holanda), ICE e Orpheu Ensemble (EUA), Ensemble Modern (Alemanha), e intérpretes brasileiros como Lucas Robatto, João Carlos Victor e Luciane Cardassi.

Música e Tecnologia

Prof. Alexandre Scherer (Prof. Substituto)

Lattes – E-mail

Compositor, produtor, arranjador e instrumentista desde 2002. Possui experiência na área da música, gravação, mixagem e masterização de áudio analógico e digital, assim como sonorização de ambientes e eventos, focando em temas como: Captação de registros sonoros e audiovisuais, produção de trilhas para shows e performance em palco. Atualmente é professor substituto do curso de Bacharelado em Música e Tecnologia da UFSM e contrabaixista integrante da banda do artista Léo Pain.

Prof. Guilherme Barros

LattesYoutube – E-mail

Possui graduação em Música (Bacharelado em violão) pela UFSM (2002). É compositor, músico , produtor musical (Music Box Audio Produtora). Atua como professor auxiliar do Bacharelado de Música e Tecnologia na mesma instituição. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, composição, performance instrumental, gravação, mixagem, masterização e produção musical.

Prof. Me. Marcelo Birck (em afastamento)

Website pessoal LattesYoutubeFacebook – E-mail

Bacharel em Composição Musical pela UFRGS (1994) e Mestre em Musica pela UFG (2006). Cantor, compositor e guitarrista, possui dois CDs solo lançados (2000 e 2008), além de obras gravadas por diversos artistas (Pato – Fu, banda Repolho, Irmãos Panarotto, Luciane Cuervo, entre outros). Membro fundador da banda de rock Graforréia Xilarmônica. Apresenta-se regularmente em festivais de música popular pelo Brasil, além de atuar como compositor de música erudita, arranjador, produtor e videomaker. Prêmios obtidos: Prêmio Interação Estéticas (Funarte – 2009).

Prof. Me. Patrício Orozco Contreras

LattesYoutubeVimeo – E-mail

Possui graduação em Bacharelado em Música Opção Instrumento pela UFSM(1994). Atuou como fotógrafo independente entre 2006 e 2011. Tem experiência na área de Educação, Música, Gravação, Mixagem e Masterização de Áudio analógico e digital, assim como Sonorização e Fotografia , atuando principalmente nos seguintes temas: áudio e suas aplicações, midi, sequencers e instrumentos virtuais, registro de eventos sonoros e audiovisuais, fotografia e vídeo.

Prof. Dr. Sandro Cartier Larangeira

Website pessoal – YoutubeFacebookLattes – E-mail

Doutor em Educação pela UPF (2019), possui graduação em Música, Bacharelado em Percussão, pela UFSM (1995) e Mestrado em Educação pela UPF (2005). Possui experiência na docência na área de Música (Percussão) e na pesquisa sobre Ritmos e instrumentos Brasileiros (ligado à tecnologia e à música de concerto). Atua paralelamente como compositor, músico, produtor e diretor musical de espetáculos de música e teatro. Atualmente é  integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital, na linha de pesquisa Tecnologias e Metodologias de Inclusão Digital.

Núcleo Comum

Prof. Dr. Arthur Rinaldi (Harmonia e Contraponto)

Website pessoalSoundcloudYoutubeMusicuriosos – E-mail

LattesAcademiaResearchGate

Compositor e Professor de disciplinas teóricas, possui graduação em Música (Habilitação em Composição e Regência), mestrado e doutorado em Música, todos pela UNESP. Suas obras foram apresentadas em importantes salas e festivais do Brasil, com concertos também nos Estados Unidos, Canadá e Portugal. Prêmios obtidos: 1o lugar no I Concurso Nacional de Composição para Instrumentos de Percussão Brasileiros – Hildegard Soboll Martins (2008) e Prêmio FUNARTE de Música Clássica (2010). Atua também como professor visitante junto ao Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UNESP. Líder do grupo de pesquisa Música: Criação, Recepção e Compreensão.

Prof. Dr. Cláudio Esteves (Regência)

Lattes – E-mail

Possui graduação em Física (Bacharelado – 1987) pela UNICAMP, graduação em Música, habilitação em Regência, (Bacharelado – 1993) pela UNICAMP, mestrado em Artes pela UNICAMP (2000) e doutorado em Regência Coral pela University of Georgia (2010). Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Regência, atuando principalmente nos seguintes temas: regência, práticas interpretativas, canto coral e música vocal.

Profa. Dra. Nayana Di Giuseppe Germano (Teoria e Percepção)

LattesAcademiaResearchGate – E-mail

Doutora (2018) e Mestra (2015) em Música pela UNESP, Bacharela em Música com Habilitação em Regência (2011) pela mesma instituição. Como pesquisadora, atua na área de Cognição e Percepção Musical, com ênfase no estudo do Ouvido Absoluto e Ouvido Relativo, possuindo diversas publicações nacionais e internacionais. Prêmios obtidos: 2o lugar no ESCOM (European Society for the Cognitive Sciences of Music) Early Career Research Award (2018). Idealizadora e apresentadora do PodCast MusiCuriosos e líder do grupo de pesquisa Música: Criação, Recepção e Compreensão.

Prof. Dr. Pablo da Silva Gusmão (Teoria e Percepção)

LattesAcademiaResearchGate Youtube – E-mail

Possui graduação em Bacharelado em Música pela UFRGS (2001), mestrado em Música pela UFRGS (2004) e doutorado em Doctor of Musical ArtsUniversity of North Carolina at Greensboro (2009). Atua nas disciplinas de Teoria e Percepção Musical dos cursos de Música da UFSM. Desenvolve pesquisas na área de Motivação, Autoeficácia e Autorregulação da Aprendizagem para a Percepção Musical.

Licenciatura

Profa. Dra. Ana Lúcia Louro-Hettwer

LattesResearchGateNarraMus – E-mail

Possui graduação em Bacharelado em Música pela UFRGS (1991), mestrado em Música pela UFRGS (1995) e doutorado em Música pela UFRGS (2004).  Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas de si, educação musical, formação de professores, identidades profissionais e cursos superiores de música. É membro das associações ISME, ABEM, ANPPOM, ANPED, BIOGraph.

Profa. Dra. Cláudia Bellochio

LattesGoogle Acadêmico – E-mail

Possui graduação em Música pela UFSM (1987), graduação em Pedagogia pela UFSM (1989), mestrado em Educação pela UFSM (1994) e doutorado em Educação pela UFRGS (2000). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, formação de professores, educação, pedagogia e canto coral. Atualmente é pesquisador 1d do CNPq, além de atuar junto à ANPEd como consultor ad-doc gt 24, como membro do gt e membro da comissão editorial. É professor titular da UFSM.

Prof. Dr. Gérson Werlang

Website pessoalLattesFacebook – E-mail

Possui graduação em Música pela UFSM (1995), Especialização em Educação Musical pela UPF (1998), mestrado em Música (Guitar Performance) pela University of Miami (1999), doutorado em Letras (Estudos Literários) pela UFSM e pós-doutorado em Letras (Literatura Comparada) pela UFSM. Desenvolve pesquisas nas áreas de criação da canção, composição e em interfaces entre a música erudita e popular, história do rock, contracultura, música e literatura e produção musical. Desenvolve também pesquisas sobre as relações entre as áreas da Música e Letras. Atua também junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM.

Profa. Dra. Luciane Wilke Freitas Garbosa

LattesGoogle Acadêmico – E-mail

Possui graduação em Música-Bacharelado em Piano pela UFSM (1994) e Doutorado em Música-Educação Musical pela UFBA (2003). É Professora Titular da UFSM, atuando nos cursos de Licenciatura em Música, Pedagogia e Educação Especial, no Laboratório de Educação Musical (LEM). Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Música/Educação Musical, atuando principalmente com: formação de professores, estágio supervisionado, produção e análise de materiais didáticos e pesquisas (auto)biográficas. Foi coordenadora do PIBID-Música UFSM (2012-2017) e atuou no Programa de Pós-Graduação em Educação (2004-2014). Foi presidente do Conselho Editorial da Revista da ABEM (2009-2011), Editora da Revista da ABEM (2013-2015), Diretora Regional Sul da ABEM (2016 e 2018) e editora convidada da Revista Música na Educação Básica (2009, 2010, 2011 e 2014). É vice-líder do grupo de pesquisa FAPEM: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical, além de atua como parecerista de periódicos e de eventos nas áreas de Música/Educação Musical, Educação e Artes.

Prof. Dr. Oscar Daniel Morales Mello

Lattes – E-mail

Possui graduação em Licenciatura, Educação Artística, pela UFSM (1979), graduação em Licenciatura em Música pela UFSM (1981), Mestrado em Educação pela UFSM (1998), Doutorado em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde, pela UFRGS (2019). Possui experiência na área de Artes/Música, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, educação musical à distância, formação docente, música popular latinoamericana e investigação-ação crítica.