Ir para o conteúdo Música Ir para o menu Música Ir para a busca no site Música Ir para o rodapé Música
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Histórico

O atual Curso de Música da Universidade Federal de Santa Maria foi fundado em 1963 dentro da Faculdade de Belas Artes (no antigo edifício da Rua Coronel Niederauer), sendo a quinta faculdade criada nos três primeiros anos de fundação e funcionamento da chamada Universidade de Santa Maria, primeira universidade federal criada em cidade do interior do país.

A convite do primeiro reitor, professor José Mariano da Rocha Filho, o pianista gaúcho Geraldo Maissiat foi escolhido para dar início ao processo de criação e funcionamento do Curso de Música: primeiro o Bacharelado em Música com Habilitação em Piano e, logo a seguir, a Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música. Como primeiro diretor, ele organizou e realizou o primeiro vestibular em março de 1963 com a concorrência de 40 candidatos.

Como fundadores do Curso de Música na Faculdade de Belas Artes aparecem professores de renomada atividade musical no estado e, a partir desse momento, na cidade de Santa Maria: Glória de Lourdes Chagas (piano e história da música); Débora Kac (harmonia e morfologia) e Magale Dorfmann (Percepção Musical).

Em 1965, é ampliada a grade curricular do Bacharelado em Música, sendo oferecidas também as disciplinas de violino, viola, violoncelo, flauta, fagote e canto.

Em 1974, é criada a Licenciatura Plena em Educação Artística com Habilitação em Música.

Em 1996, é criado o Curso de Licenciatura em Música, em substituição ao então denominado Curso de Educação Artística Licenciatura Plena – Habilitação em Música.

Em 2011, é criado o Bacharelado em Música e Tecnologia.