Ir para o conteúdo Música Ir para o menu Música Ir para a busca no site Música Ir para o rodapé Música
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

I Encontro sobre Pedagogia do Piano

Realizado na Universidade Federal de Santa Maria, o I Encontro Sobre Pedagogia do Piano – 2012 abordou assuntos que foram escolhidos baseados, em geral, em dificuldades e desafios enfrentados pelo professor de piano e, para a escolha destes, foram utilizados basicamente três tipos de fontes: reflexões sobre a trajetória da professora coordenadora dos encontros como professora de piano quando atendendo crianças, adolescentes e adultos; bibliografia básica de apoio ao professor de piano; e relatos de professores de piano em formação inicial que citaram os aspectos mais relevantes aprendidos em cursos de pedagogia do piano (SLAWSKY, 2011). Dessa forma, cada assunto foi escolhido e abordado pela professora coordenadora e por convidados em forma de palestras, oficinas, debates ou workshops, sempre procurando estimular a participação dos envolvidos no evento.

Os Encontros sobre Pedagogia do Piano 2012 aconteceram entre os meses de outubro e dezembro e abordaram os seguintes tópicos:

    • empreendedorismo na profissão;
    • princípios do aprendizado humano  e o ensino do piano;
    • materiais e métodos para o ensino do piano;
    • princípios técnicos da escola pianística de Dorothy Taubman;
    • repertório brasileiro para níveis intermediários;
    • relação entre expressividade e gesto musical

  

Palestrantes convidados em 2012 e temas abordados:

 

Vera Vianna (UFSM – Santa Maria, RS)

– O Repertório Brasileiro de Nível Intermediário

 

Fernanda e Julio Machado (Piano Class – Pelotas, RS)

– Profissão e sobrevivência

 

Mauricy Martin (Unicamp – Campinas, SP)

– A escola pianística de Dorothy Taubman

 

Lucimar Marchi (Oficina de Música – Santa Maria, RS

– Gestão de uma Escola de Música

 

Monica Hassan (Cia. Sinfônica de Bolso – Bauru, SP)

– A Música do Gesto: a linguagem direta da emoção

 

Cláudia Deltregia (UFSM – Santa Maria, RS)

– A Primeira aula de Piano: O quê ensinar?;

– Desenvolvendo habilidades diversas: improvisação, percepção, técnica, teoria, repertórios

– Princípios do Aprendizado Humano;

– Leitura Musical ;

– Ensino de Piano para Crianças;