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Projetos de Ensino

Programa de Desenvolvimento Musical e Pedagógica-Musical

Coordenação: Profa. Dra. Cláudia Ribeiro Bellochio

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Resumo: O Programa de Desenvolvimento Musical e Pedagógico Musical” é um projeto do Laboratório de Educação Musical – LEM/CE/UFSM que atua pela e para o ensino de música, através da formação potencial de práticas musicais e pedagógico-musicais de professores e licenciandos. Tem como objetivo o ensino de música em ações formativas em oficinas e cursos, que passam pelo aprendizado de música, ações formativas e debates acerca da educação musical. Metodologicamente orienta-se pela investigação-ação educacional, tendo como pressupostos básicos o desenvolvimento de ações criticas em processos que envolvam os participantes e melhores suas condições de realizações, musicais e pedagógico-musicais.

Círculos formativos em Música: produção de materiais pedagógicos para as escolas

Coordenação: Profa. Dra. Luciane Wilke Freitas Garbosa

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Resumo: Círculos formativos em Música: produção de materiais pedagógicos para as escolas, vinculado ao Laboratório de Educação Musical – LEM/CE, se constitui em um projeto de ensino e extensão, englobando as áreas de Música e Educação, o qual incide diretamente na formação de professores, acadêmicos e comunidades escolares e não-escolares. As ações idealizadas constituem propostas que integram docentes e acadêmicos dos cursos de Música – Licenciatura e Bacharelado e a comunidade de Santa Maria, com repercussões para diferentes públicos e contextos. O projeto nasce de experiências de produção de materiais pedagógicos vinculadas ao PIBID-Música (2012-2018), cujas ideias se intensificaram a partir dos efeitos da pandemia COVID-19 e da necessidade de um olhar atento e cuidadoso às demandas da educação pública, envolvendo estudantes de baixa renda, sem acesso à equipamentos e internet. Com base nisso, o projeto tem como objetivo produzir materiais pedagógicos para as escolas, envolvendo recursos de radiodifusão, videodifusão e instrumentos virtuais de aprendizagem, complementados por materiais gráficos, voltados a estudantes e/ou professores de Educação Básica. As propostas de produção serão elaboradas por acadêmicos e professores, tomando como referência a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, bem como o Documento Orientador Curricular do Município de Santa Maria. Os recursos pedagógicos serão elaborados considerando as três etapas da Educação Básica: (A) Educação Infantil; (B) Ensino Fundamental; e (C) Ensino Médio, os quais se estendem à formação de professores. Salienta-se que projetos dessa natureza, realizados em parceria entre Universidade e escolas, são de relevância para o sistema educativo, tendo em vista a construção e a troca de saberes que decorrem do processo, a qualificação dos processos formativos de professores, bem como as implicações para a educação de crianças, jovens e adultos. Neste sentido, o projeto vem impactar positivamente nos cursos de formação de professores e na comunidade, contribuindo para a continuidade dos processos educativos na área de Arte – Música, neste momento, fortemente afetados pelo momento vivido de distanciamento obrigatório e de carência de recursos tecnológicos.

Promoção da Autorregulação da Aprendizagem de ingressantes universitários

Coordenação: Prof. Dr. Pablo da Silva Gusmão

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Resumo: Um dos principais desafios do aluno ingressante na universidade está no aumento da autonomia e independência em vários domínios, em relação ao ensino médio. O rendimento acadêmico é um fator de interesse institucional à medida em que se relaciona com índices de evasão, disciplinas atrasadas e baixo desempenho. Este projeto visa proporcionar uma oportunidade para o aluno ingressantes desenvolver ferramentas cognitivas e metacognitivas que promovam a autorregulação de sua aprendizagem, equipando-o, assim, com a capacidade de escolher estratégias apropriadas e fortalecer sua confiança e resistência nas atividades acadêmicas.

Tópicos Avançados de Psicologia e Cognição da Música

Coordenação: Prof. Dr. Pablo da Silva Gusmão

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Resumo: A música é parte integrante da civilização humana. Enquanto os estudantes dos cursos de graduação em música desenvolvem suas habilidades, conhecimentos e competências específicas, percebe-se a importância de se compreender as relações entre música e comportamento humano individual e social. Assim, este projeto visa promover um espaço de debates permanente para que os estudantes possam aprofundar seus conhecimentos específicos em tópicos da Psicologia e Cognição da Música.