Ir para o conteúdo Música Ir para o menu Música Ir para a busca no site Música Ir para o rodapé Música
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão

Os docentes do Departamento de Música da UFSM desenvolvem uma série de projetos com múltiplas frentes de atuação. Os projetos são definidos pelos próprios docentes, de acordo com suas respectivas especialidades, e seguem as seguintes modalidades básicas:

Projetos de pesquisa: visam o aprimoramento do conhecimento humano em suas diferentes perspectivas, abarcando tanto pesquisa básica quanto a pesquisa aplicada, sendo esta última voltada ao desenvolvimento de produto, processo ou serviço.

Projetos de ensino: voltado para a formação e capacitação de recursos humanos, sendo voltados aos alunos regulares da UFSM.

Projetos de extensão: promovem a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade, gerando impacto na formação do estudante, respondem a necessidades da comunidade externa e suas demandas, sendo desenvolvidas por servidores nas suas áreas de atuação, com a participação de estudantes como protagonistas no que se refere à relação ensino e extensão, em consonância com as diretrizes e objetivos estabelecidos na política de extensão da UFSM.

Projetos de desenvolvimento institucional: programas e projetos, inclusive de natureza infraestrutural, material e laboratorial, que levem à melhoria mensurável das condições da Universidade, para cumprimento eficiente e eficaz de sua missão, conforme descrita no plano de desenvolvimento institucional.

 

A duração dos projetos é bastante variada, desde poucos meses (como projetos para a realização de eventos e cursos de curta duração) a até cinco anos (período máximo para a execução de projetos na UFSM). É possível consultar os projetos desenvolvidos na UFSM a partir do portal oficial da instituição.

 

Muitos desses projetos oferecem bolsas aos alunos da UFSM, que são ótimas oportunidades para o desenvolvimento de habilidades complementares à formação regular oferecida pelos cursos de Música da UFSM. Os editais são abertos em diferentes momentos durante o ano letivo. Os alunos interessados podem antecipadamente procurar maiores informações sobre os projetos em andamento na UFSM pelo portal oficial, utilizando o recurso busca avançada, ou ainda buscar os projetos em desenvolvimento por cada docente atuando nos cursos oferecidos pelo Departamento de Música (link).