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Trabalho de Conclusão de curso

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE ODONTOLOGIA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório como requisito final para ser graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Maria.

Nas disciplinas de TCC I, TCC II e TCC III (8°, 9o e 10o semestres) os estudantes, sob orientação de um docente, desenvolverão o Trabalho de Conclusão de Curso, e apresentarão, na forma escrita e oral, no 10° semestre, versando sobre tema referente à Odontologia.

  1. 1.Objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso

®    Proporcionar ao estudante do Curso de Odontologia aprimoramento científico e didático.

®    Divulgar atividade(s) desenvolvida(s) no Curso de Odontologia da UFSM.

  1. 2.Modalidades de trabalhos

®    Revisão de Literatura:

Revisão bibliográfica narrativa, integrativa ou sistemática

Título em português e inglês, nomes dos autores, resumo em português e inglês, palavras-chave e keywords, Introdução (apresentação, proposição e justificativa), Revisão da literatura, Conclusão/Considerações Finais e Referências bibliográficas.

®    Relato de Caso Clínico:

Descrição decaso(s)clínico(s) pouco comum (ns), assim como casos que incluam formas inovadoras de diagnóstico e/ou tratamento. Os trabalhos deverão apresentar à banca, no momento da defesa, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) do(s) sujeito(s) envolvido(s) ou responsável legal. Esse TCLE não precisa estar anexado ao TCC.

Título em português e inglês, nomes dos autores, resumo em português e inglês, palavras-chave e keywords, Introdução (apresentação, proposição e justificativa), Revisão da literatura, Relato do caso e Discussão, Conclusão/Considerações finais e Referências bibliográficas.

®    Relato de Experiência:

Descreve uma experiência que contribuiu de forma relevante para a formação do aluno.

Título em português e inglês, nomes dos autores, resumo em português e inglês, palavras-chave e keywords, Introdução (Apresentação de uma situação- problema como parte de uma experiência concreta/vivida, bem como os referenciais teóricos que o fundamentam. Enfatizar a pertinência do tema proposto e finalizar com os objetivos do trabalho); Desenvolvimento: o título dessa seção não deve conter a palavra “desenvolvimento” nem “corpo do trabalho”. É escolhido um título geral que englobe todo o tema abordado na seção. Podem ser utilizados subtítulos para organizar o conteúdo do relato, subdividido conforme a necessidade. Apresentar uma descrição contextual (espaço e tempo) de onde foi realizada a experiência, quais procedimentos, observações ou vivências ocorreram e contextualizar com referenciais teóricos, para adequar as observações coletadas na experiência); Conclusão/Considerações Finais: Destacar o valor desta experiência para formação pessoal e vida acadêmica, apresentando valores e conhecimentos agregados ao longo da atividade, seguido de Referências bibliográficas.

®    Investigação/Pesquisa:

Apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica, clínica, laboratorial ou de campo. Pesquisas que envolvem seres humanos ou animais deverão apresentar em anexo o parecer do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSM.

Título em português e inglês, nomes dos autores, resumo em português e inglês, palavras-chave e keywords, Introdução (apresentação, proposição e justificativa), Material e Método, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências bibliográficas.

  1. 3.Orientador

O orientador do TCC deve ser docente do quadro efetivo da Instituição (UFSM), indicado pelo estudante e homologado pela Coordenação do Curso de Odontologia. Cada orientador poderá ter no máximo 03 (três) orientados (ou três duplas) por semestre letivo. Casos específicos serão resolvidos pelo Coordenador do Curso.

  1. 4.Comissão Examinadora

A Comissão Examinadora será composta por 04 (quatro) membros, sendo 01 (um) suplente, todos indicados pelo docente orientador. Pelo menos 03 (três) membros deverão ser, obrigatoriamente, docentes efetivos desta instituição, com titulação mínima de mestre. O orientador ocupará a Presidência da Comissão Examinadora. Um dos membros da banca poderá ser um professor substituto ou um professor externo à UFSM. Membros externos deverão comprovar vínculo com instituição de ensino superior e titulação mínima de mestre.

  1. 5.Prazos para Defesa

A apresentação do TCC será permitida, conforme programa da disciplina, apenas aos estudantes matriculados na Disciplina de TCC III, ofertada no 10o semestre do Curso. A defesa do TCC deverá ocorrer dentro do período correspondente à segunda metade do semestre letivo, tendo como data limite o término da segunda avaliação.

O agendamento da defesa do TCC estará sujeito ao calendário letivo da Instituição e obedecerá a ordem de inscrição junto à Secretaria da Coordenação do Curso, de tal forma que não se ultrapasse o número de 04 (quatro) defesas por dia ou a determinação de uma semana para a defesa dos mesmos, obedecendo o mesmo critério.

  1. 6.Apresentações – Escrita e Oral

O trabalho escrito poderá ser sob forma de monografia ou artigo científico, formatado para publicação em periódicos indexados e classificados no Qualis/CAPES.

Deve ser elaborada de acordo com as normas vigentes MDT/UFSM (Estrutura e Apresentação de Monografias, Dissertações e Teses) ou nas normas do periódico escolhido, as quais devem acompanhar o trabalho escrito entregue aos membros da banca.

A apresentação oral será pública e realizada em até 50 minutos, perante a Comissão Examinadora. Cada membro terá 10 minutos para a arguição. O estudante terá o mesmo tempo para defesa. Podem ser utilizados recursos audiovisuais, solicitados à Coordenação do Curso com antecedência mínima de dez (10) dias.

  1. 7.Avaliação

À Comissão Examinadora caberá a atribuição de APROVAR ou REPROVAR o trabalho escrito e oral apresentado, mediante preenchimento do formulário Resultado Final do TCC (Apêndice 1)

O Orientador deverá lançar as notas das disciplinas de TCC (I, II e III) no Portal do Professor da UFSM, de acordo com o desempenho do estudante, durante a elaboração do trabalho de conclusão de curso, com nota variando de 0 (zero) a 10 (dez)A aprovação na disciplina TCC III é condicionada à aprovação do trabalho pela Comissão Examinadora e a comprovação da presença em10 (dez) defesas de TCC, como exigência mínima.

  1. 8.Atribuições da Comissão Examinadora
  • Arguição do candidato, apresentando as sugestões e correções cabíveis;
  • Preenchimento da ATA referente à apresentação oral e do trabalho escrito;
  • Encaminhamento da ATA à Coordenação do Curso, a qual servirá de instrumento comprobatório da Aprovação/Reprovação do estudante.
  1. 9.Entrega do Trabalho Escrito Corrigido

Após a defesa, o candidato terá prazo de quinze (15) dias para entrega do trabalho escrito corrigido, com as alterações sugeridas pela banca examinadora, se houver, e com o aval do orientador. O trabalho escrito deverá ser enviado à Coordenação do Curso por meio eletrônico.

  1. 10. Falta de Cumprimento das Normas do TCC

A não observância destas normas implicará na reprovação do candidato no TCC III e consequentemente a não emissão do certificado correspondente.

  1. 11. Certificados

Os certificados da apresentação do TCC serão emitidos pela Coordenação do curso, onde constarão a composição da banca examinadora e suplentes. O certificado do acadêmico será emitido quando obtiver aprovação e após cumprir integralmente os requisitos estabelecidos por esta normatização. No documento constará a composição da banca examinadora, com suas atribuições, e a situação do aluno: APROVADO.

Adaptado da Redação final das normas atualizadas pela Comissão de Ajustes do TCC do Curso de Odontologia em 30 de outubro de 2017.

APÊNDICE 1

RESULTADO FINAL DO TCC

ACADÊMICO (A): ______________________________

DATA DA DEFESA: ____________________________

PARECER FINAL: _____________________________

Correções no trabalho escrito:   (   ) sim   (   ) não

COMPONENTES DA BANCA:

 

        Nome                          Assinatura

___________________________       ______________

                                                                                                                                   (ORIENTADOR)

___________________________       ______________

                                                                                                                                  (AVALIADOR 1)

___________________________       ______________

                                                                                                                                  (AVALIADOR 2)

___________________________       ______________

                                                                                                                        (AVALIADOR SUPLENTE)