Ir para o conteúdo Pedagogia Ir para o menu Pedagogia Ir para a busca no site Pedagogia Ir para o rodapé Pedagogia
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

8 dos melhores serviços para você guardar arquivos na nuvem



  • ADrive

O ADrive é pouco conhecido, mas chegou a ganhar destaque nos últimos anos quando ofereceu alto espaço de armazenamento sem custo. Entretanto, agora ele só permite planos por assinatura.
Com o Adrive, dá para transferir arquivos via FTP, usar um app desktop e o recurso de colaboração online, além de recuperação de versões antigas de arquivos guardados via histórico. Não se assuste pela ausência de gratuidade: a quantidade de opções dos planos pagos também são interessantes.

  • Amazon Cloud Drive

 

A Amazon ainda é relativamente nova no ramo de backup online, mas a empresa tem um serviço de qualidade. O plano gratuito do Amazon Cloud Drive não existe mais, a não ser em versão Trial.
A grande vantagem é que o plano inicial já permite armazenamento ilimitado para fotos (e 5 GB para outros arquivos). Aliás, o pagamento anual do que classificamos como Intermediário já é bem atrativo para quem precisa de espaço.

  • Box

 

O Box é um dos serviços mais confiáveis do mundo, sendo uma opção bem equilibrada em termos de espaço e segurança. Novamente, assim como alguns concorrentes, a desvantagem é a incompatibilidade com o sistema Linux, além de ter os menus apenas em inglês (o único gratuito com esse defeito). Na versão gratuita, você pode guardar arquivos individuais de no máximo 250 MB, mas possui 10 GB para isso.
O plano pago mais em conta também não é um absurdo de caro, mas o espaço disponível é de apenas 100 GB sem opção para pagamento anual.

  • Dropbox

 

Um dos mais famosos serviços de armazenamento em nuvem é também um dos mais robustos. O Dropbox tem pouco espaço para armazenamento no plano gratuito, mas o usuário pode ampliar essa capacidade. A ideia da companhia é incentivar as pessoas a compartilhar o serviço (a cada convite enviado, você ganha mais espaço, por exemplo).
O Dropbox é compatível com muitos sistemas e facilita o trabalho em equipe. As únicas desvantagens mesmo são a falta de ferramentas para edição direta dos documentos (apesar de o programa sincronizar quaisquer arquivos editados) e a impossibilidade de usar um app oficial no Windows Phone. Os preços dos planos pagos não são absurdos, mas há concorrentes melhores nesse sentido.

  • Google Drive

 

O produto da Google vem instalado em quase todos os Androids e Chromebooks, sendo uma opção fácil para quem já usa outros serviços da companhia. O Google Drive tem um espaço de armazenamento considerável, sincroniza fotos automaticamente, tem funções rápidas para compartilhar arquivos e uma ferramenta para edição de documentos (textos, planilhas e apresentações) bem completa e intuitiva.
Quem fica na desvantagem são os usuários do Windows Phone e Linux, mas os demais sistemas são atendidos. O sistema de segurança da Google é muito bom e o custo-benefício dos planos pagos são bem consideráveis, sendo o serviço mais recomendado para quem precisa de 100 MB, 1 TB ou mais de armazenamento na nuvem.

  • iCloud

 

O serviço da Apple é exclusivo para os usuários de produtos da Maçã (pois é, não é possível usá-lo sem linkar a conta com um dispositivo com o iOS ou o Mac OS X) — via web, pelo PC, dá apenas para visualizar o que está armazenado na nuvem. Todavia, os adeptos do iPhone e do iPad podem se beneficiar completamente das tantas facilidades do iCloud.
O produto da Apple salva quase todas as suas informações na nuvem. Sejam os contatos, a agenda, o calendário, as fotografias ou quaisquer outros documentos, tudo está devidamente seguro nos servidores da Maçã. O problema é que todas essas informações consomem um bocado de espaço e você acaba tendo que pagar por mais se quiser guardar muitos arquivos.

  • OneDrive

 

O Microsoft OneDrive é um dos produtos mais completos e compensadores para quem busca uma solução gratuita. Você consegue uma boa quantidade gratuita de GBs para guardar documentos, tem a opção de sincronizar fotos, pode compartilhar arquivos diversos e editar tudo com o Microsoft Office em sua versão online, que é robusta, porém um excelente quebra-galho. Ele ainda vem no Windows 10 com uma pasta própria para que você salve documentos muito mais facilmente.
A segurança do OneDrive é reforçada, sendo que a única desvantagem é a incompatibilidade com o sistema Linux. Os preços dos planos pagos não são os melhores, mas é uma opção a ser considerada por quem também se interessa pela assinatura do pacote Office 365. Para ver mais detalhes do Office 365, confira este Superespecial do TecMundo.

  • SpiderOak

 

Para finalizar, temos um serviço que não é tão conhecido por aqui, mas que se destaca pelo alto nível de segurança e privacidade. Com o sistema “zero knowledge” (conhecimento zero), a SpiderOak garante que nenhum dos seus arquivos seja acessado de forma alguma por terceiros.
Ele eliminou o plano gratuito e estabeleceu poucas e não muito vantajosas opções de planos pagos, então escolha ele apenas em caso de realmente priorizar a privacidade dos seus dados. Além disso, este serviço é incompatível com Windows Phone.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-458-276

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes