Ir para o conteúdo Produção Editorial Ir para o menu Produção Editorial Ir para a busca no site Produção Editorial Ir para o rodapé Produção Editorial
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

A 3ª Edição da Avaliação Docente pelo Discente já está disponível



Entre os dias 7 e 31 de julho estará disponível no Portal do Aluno a 3ª Avaliação Docente pelo Discente. Podem participar da pesquisa os alunos dos cursos de graduação presenciais e os alunos de ensino médio e técnico.

A pesquisa tem como objetivo avaliar o desempenho dos professores (as) em sala de aula, promovendo assim, uma reflexão individual e coletiva sobre a situação docente na UFSM. Além disso, serve de subsídio à progressão funcional dos docentes das classes A, B e C.

Sendo assim, a Avaliação Docente acontece, em um primeiro momento, por determinação da Portaria N.554, de 20 de junho de 2013, que estabelece as diretrizes gerais para o processo de avaliação de desempenho para fins de progressão e de promoção dos servidores pertencentes ao Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação.

A previsão legal, no entanto, vem ao encontro da busca constante pelo aperfeiçoamento da qualidade do ensino oferecido na UFSM.

A pesquisa tem orientação da Comissão Própria de Avaliação (CPA), com o apoio das Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs) de cada unidade, e operacionalizada pela Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (Coplai), vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

Os resultados dessa Avaliação são disponibilizados, via sistema interno, a todos os docentes da Instituição, aos chefes de departamento e diretores de centro. Além disso, as coordenações de cursos também têm acesso aos resultados, entretanto, com a visão por disciplinas oferecidas no curso. Com isso, pretende-se que os resultados sejam utilizados no planejamento e na implementação de ações que busquem a melhoria da prática pedagógica na Instituição.

Os resultados gerais das edições anteriores, por Unidade de Ensino, já estão disponíveis no site da Avaliação UFSM.

No site, além de ser possível encontrar mais informações sobre esta e demais pesquisas conduzidas pela CPA, também é possível acessar as páginas das CSAs, quando disponíveis. Os resultados individualizados por curso devem ser disponibilizados pela CSA de cada Unidade.

A Avaliação do Docente pelo Discente é sigilosa, assim como as demais pesquisas conduzidas pela CPA, não existindo qualquer possibilidade de identificação do estudante pelo professor.

Esclarecimentos pelo e-mail coplaiufsm@gmail.com ou pelos telefones (55) 3220-8182 ou (55) 3220-8784.

 

(Notícia produzida pelo Núcleo de Comunicação Institucional do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM e publicada em http://w3.ufsm.br/ccsh/index.php/13-slider/561-a-3-edicao-da-avaliacao-docente-pelo-discente-ja-esta-disponivel)

 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-468-333

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes