Ir para o conteúdo Produção Editorial Ir para o menu Produção Editorial Ir para a busca no site Produção Editorial Ir para o rodapé Produção Editorial
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cineclube da Boca apresenta: Exposição fotográfica “Luzes do Campo” e o documentário “Dossiê Viventes: O Pampa Viverá”



O Cineclube da Boca apresenta nesta quinta, 13 de junho, programação dupla:

às 18:00 será realizada a exposição fotográfica “Luzes do Campo” de Mário Witt.
Às 19:00, o documentário “Dossiê Viventes: O Pampa Viverá” de Tiago Rodrigues (82 min., 2019).

A luta de comunidades da bacia do Camaquã contra o projeto de instalação de uma mineradora de chumbo, das empresas Votorantim Metais (Nexa) e Iamgold, às margens do rio, é o tema do documentário “Dossiê Viventes: O Pampa Viverá”.

Resultado de mais de dois anos anos de estudos e mobilizações, o filme exibe as razões e as paixões das comunidades para se opor à instalação da mineradora em suas terras, trazendo depoimentos de pesquisadores e de lideranças do movimento de resistência. Mais de 40 entrevistas resumem o debate sobre o projeto, cujo processo de licenciamento segue tramitando na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), acompanhado pelo Ministério Público Estadual e pelo Ministério Público Federal.

O filme conta com a participação das comunidades e povos tradicionais do Pampa, diretamente impactados pelo projeto de mineração, e também de cientistas, autoridades acadêmicas de renome nacional e internacional, especialistas nos ecossistemas dos campos sulinos, organizações, políticos e atores sociais de inúmeros municípios engajados na luta. Após a exibição, haverá roda de conversa com a equipe do filme, pesquisadores e colaboradores.

Todas e todos estão convidad@s.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-468-524

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes