Ir para o conteúdo Produção Editorial Ir para o menu Produção Editorial Ir para a busca no site Produção Editorial Ir para o rodapé Produção Editorial
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Orientações sobre matrículas em Produção Editorial 2021/2 – REDE

Informações sobre as matrículas para o segundo semestre letivo de 2021.



A Coordenação do curso de Comunicação Social – Produção Editorial orienta sobre as matrículas para o segundo semestre letivo de 2021, o qual adotará o regime remoto – REDE, conforme definição da UFSM.

A solicitação de matrícula e os ajustes de matrícula, para estudantes regulares do curso, bem como as matrículas extracurriculares referentes ao segundo semestre letivo de 2021 – REDE serão realizadas pelo Portal do Aluno, nas datas descritas pelo Calendário Acadêmico.

Horários de disciplinas ofertadas podem ser consultados no site do curso  ou na planilha da Oferta PE 2021-2 REDE.

Disciplinas em outros cursos da UFSM e/ou saldo de vaga em disciplinas podem ser consultados no site: https://www.ufsm.br/disciplinas

 

Orientações sobre as matrículas

Estudantes do 2º semestre

As matrículas devem ser realizadas pelo estudante no Portal do Aluno, nas datas especificadas.
Todas as disciplinas regulares serão ofertadas em REDE.

 

Estudantes do 4º semestre

O curso optou por ofertar em 2021/2 apenas disciplinas que possam ser integralmente cursadas em REDE, sem prejuízo ao aprendizado. Ou seja, as atividades teórico e práticas são adaptadas para o ensino remoto, conforme documento apensado ao PPC do curso. Logo, algumas disciplinas serão ofertadas apenas futuramente.
Quer adiantar disciplina? Procure o quadro de oferta do 6º semestre ou faça matrícula em Legislação e Ética na Indústria Editorial (8º semestre).

 

Estudantes do 6º semestre

Todas as disciplinas regulares serão ofertadas em REDE.
A oferta especial da disciplina de Economia Política da Comunicação (7º semestre).
Quer adiantar mais alguma disciplina? Faça matrícula em Legislação e Ética na Indústria Editorial (8º semestre).

 

Estudantes do 8º semestre

Todas as disciplinas regulares serão ofertadas em REDE.
Oferta especial da disciplina Projeto Experimental em Edição de Livros (5º semestre) apenas para prováveis formandos.

Estudantes com a disciplina de Projeto Experimental em Educação que tenham a nota do primeiro bimestre de 2020/2 devem entrar em contato com a docente responsável pela disciplina para solicitar a recuperação de atividades e a conclusão da disciplina. Este contato deve ser realizado por e-mail na primeira semana do início das aulas. A docente irá avaliar as atividades já realizadas pelo aluno no 2020/1 e elaborar um cronograma de atividades relacionado à recuperação da disciplina. Nesta modalidade, o estudante deverá cumprir com os prazos estabelecidos na entrega das tarefas determinadas pela professora.

Estudantes com a disciplina de Projeto Experimental em Educação que não tenham nota do primeiro bimestre de 2020/2 devem realizar matrícula na disciplina e cursá-la integralmente.

 

E o TCC? (Teorias Aplicadas em Comunicação I e Teorias Aplicadas em Comunicação II)

As matrículas em TAC I serão realizadas de 4 a 15 de outubro de 2021, mediante solicitação por e-mail do estudante à Coordenação de Curso. Neste caso é necessário encaminhar cópia do email ou mensagem em que o professor aceitou a orientação.

Matrículas em TAC II devem ser realizadas pelo estudante diretamente no Portal do Aluno, com aceite prévio do orientador.

Para troca de orientador: estudante e orientador atual devem entrar em acordo sobre o desligamento da relação de orientação. A Coordenação de curso deve ser formalmente comunicada, por e-mail, sobre essa decisão. Estudante deve contatar orientador futuro e coordenação sobre aceite, para confirmação dos trâmites para matrícula.

 

DCGs – Disciplinas Complementares de Graduação

Há oferta de 4 DCGs em 2021/2: Comunicação Organizacional, Tics e Desenvolvimento; Laboratório Cadernos de Comunicação e Divulgação Científica; Comunicação e Gênero; Monitoramento de Mídias Sociais Digitais.

Vale lembrar que qualquer disciplina específica de outros cursos da FACOS ou disciplinas de outros cursos da UFSM que tenham aderência com a área de Comunicação podem ser validadas como DCG.

 

SAC – principais dúvidas


Não desejo cursar o semestre em REDE. O que faço?

Estudantes com BSE que optarem por não cursar 2021/2 – REDE, deverão enviar e-mail à Coordenação (coordenacaope.ufsm@gmail.com) solicitando matrícula em SOD até 13 de outubro de 2021.


Demais estudantes devem realizar trancamento total no Portal do Aluno até 13 de novembro de 2021. Em virtude da pandemia de Covid-19, no período em que as atividades presenciais estiverem suspensas, o número de trancamentos totais não será contabilizado no limite máximo permitido pelo curso.

 

Solicitei uma disciplina no Portal do Aluno, como vou saber se foi aceita?

É responsabilidade do estudante verificar se as solicitações de matrícula e seus ajustes foram aceitas pelo sistema, consultando o Histórico Escolar ou a grade de horários do semestre. É preciso atentar para as datas de processamento de matrícula web, em especial, no período de ajuste. Os processamentos de matrícula são realizados pelo Derca.

 

Minha matrícula foi negada por falta de vagas, e agora?

Estudantes regulares do curso de Produção Editorial que tiverem matrícula negada por saldo de vaga, em disciplinas obrigatórias do curso, devem contatar a coordenação via e-mail (coordenacaope.ufsm@gmail.com) informando nome, número de matrícula e disciplina, para que seja efetuada a matrícula via secretaria entre 27 a 30 de setembro de 2021.

 

Datas importantes para matrículas e trancamentos

As matrículas seguem as datas estabelecidas no Calendário Acadêmico, as quais estão logo abaixo descritas.

13 a 17 de setembro: solicitação de matrículas no Portal do Aluno.

21 de setembro: processamento de matrícula. Conferir no Portal do Aluno (histórico ou horários) se as disciplinas solicitadas foram aceitas.

21 a 23 de setembro: ajuste de matrículas no Portal do Aluno. Período para alunos do curso incluir ou excluir disciplinas ofertadas em Produção Editorial e também disciplinas ofertadas por outros cursos da FACOS (Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda).

27 a 30 de setembro: período para reajuste de matrícula no Portal do Aluno. Neste período casos especiais serão atendidos por e-mail enviado para a Coordenação de Produção Editorial.

04 a 08 de outubro: período referente à matrícula extracurricular. Ou seja, para solicitar disciplinas de outros cursos da UFSM e para alunos de outros cursos solicitarem matrícula em disciplinas de Produção Editorial com saldo de vagas. Será via Portal do Aluno, com análise das coordenações e processamento realizado até 19 de outubro de 2021.

13 de outubro: início das aulas em REDE.

13 de novembro: data limite para solicitar trancamento total (curso/semestre) ou trancamento parcial (disciplinas) via Portal do Aluno.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-468-1007

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes