Ir para o conteúdo Produção Editorial Ir para o menu Produção Editorial Ir para a busca no site Produção Editorial Ir para o rodapé Produção Editorial
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

LAPPE

Baixar  logo em PNG

O Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Produção Editorial (LAPPE) é um espaço de experimentação laboratorial destinado a práticas editoriais acadêmicas do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, localizado na sala 1218 do prédio 67, campus universitário.

O objetivo do Lappe é configurar-se como ambiente de experimentação laboratorial, de modo a capacitar o aluno para a prática editorial a partir da atuação em disciplinas e projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Sua proposta possibilita o aperfeiçoamento dos acadêmicos para a prática editorial por meio de atividades teórico-práticas de estudo na área de Produção Editorial; desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão; concepção e desenvolvimento de produtos editoriais em diferentes meios (impressos, eletrônicos, digitais), sob orientação de professores do departamento.

O laboratório foi criado em 2010, inicialmente instalado em pequena sala do prédio 67, sob coordenação do professor Flavi Ferreira Lisboa Filho. Em 2012, a então coordenadora do laboratório, professora Marília Barcellos, atuou para a transferência para sala em que se localiza atualmente, com a instalação de equipamentos, rede elétrica e de conexão à internet.

Como dinâmica de funcionamento prevê:

  • Alocação de disciplinas a cada semestre;
  • Desenvolvimento de projetos registrados no laboratório;
  • Agendamento de uso por professores e alunos em horários definidos;
  • Atuação de alunos voluntários, bolsistas e monitores nas atividades dos projetos.

Localização

Prédio 67 | Sala 1218
Responsáveis: Profª. Leandro Stevens.

Produções do LAPPE

A produção do Lappe concentra-se na realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão na área de Produção Editorial e na elaboração de produtos editoriais em mídia impressa, online e digital na modalidade de publicações informativas, educativas e/ou institucionais, em múltiplos formatos, como revistas, jornais, sites e outros materiais inseridos na lógica da convergência de mídias.

Modalidades de produtos editoriais:

  • Produtos editoriais inseridos em disciplinas;
  • Produtos editoriais desenvolvidos a partir de projetos de ensino, pesquisa e extensão sob orientação de professores do curso;
  • Produtos editoriais propostos por acadêmicos do curso de Comunicação Social – Produção Editorial.